A PRIMEIRA CONVOCAÇÃO DE MANO MENEZES

on Comments: (0)

Mano Menezes foi apresentado na tarde desta segunda-feira pelo presidente Ricardo Teixeira e por Rodrigo Pessoa, acessor de imprensa da CBF. Logo após as perguntas feitas pelos repórteres dadas ao presidente e a foto oficial, Mano anunciou a lista de convocados para o amistoso com a seleção dos Estados Unidos no próximo dia 10. Ele convocou em sua maioria jogadores novos, que nunca vestiram a camisa amarelinha. A grande surpresa da lista foi a presença do goleiro Renan, do Avaí, de 20 anos. Mano convocou o trio Ganso, André e Neymar do Santos, além de Robinho. Apenas três jogadores que participaram da Copa de 2010 foram convocados: Daniel Alves, Thiago Silva e Robinho.

Confira a lista dos convocados

GOLEIROS
Jefferson (Botafogo)
Renan (Avaí)
Victor (Grêmio)

LATERAIS
Daniel Alves (Barcelona-ESP)
Rafael (Manchester United-ING)
Marcelo (Real Madrid-ESP)
André Santos (Fenerbahçe-TUR)

ZAGUEIROS
David Luiz (Benfica-POR)
Henrique (Racing Santander-ESP)
Réver (Atlético Mineiro)
Thiago Silva (Milan-ITA)

VOLANTES
Jucilei (Corinthians)
Lucas (Liverpool-ING)
Ramires (Benfica-POR)
Sandro (Internacional)

MEIO CAMPO
Paulo Henrique Ganso (Santos)
Ederson (Lyon-FRA)
Hernanes (São Paulo)

ATACANTES
Neymar (Santos)
Diego Tardelli (Atlético Mineiro)
Alexandre Pato (Milan-ITA)
Carlos Eduardo (Hoffenheim-ALE)
André (Santos)
Robinho (Santos)

AGORA É OFICIAL: MANO MENEZES É O TREINADOR DO BRASIL

on Comments: (0)

Em entrevista coletiva feita esta manhã no Parque São Jorge, o treinador do Corinthians, Mano Meneses aceitou o convite para o cargo de técnico da Seleção Brasileira.

Ontem, Ricardo Teixeira havia anunciado de manhã a contratação de Muricy Ramalho, que disse que aceitaria, mas só se o Fluminense o liberasse. Na tarde desta sexta-feira, a diretoria do tricolor das Laranjeiras impediu a dia de Muricy para a Seleção, pois ele tem um contrato apalavrado com o clube até 2012.

Na noite de ontem, o treinador corintiano foi contactado pela CBF, que logo aceitou o convite.

Um nome cotado para substituir Mano no Timão é o de Adilson Batista, ex-treinador do Cruzeiro.

MANO, MURICY OU SURPRESA?

on Comments: (0)

O presidente da CBF Ricardo Teixeira avisou que irá anunciar hoje o nome do novo técnico da Seleção Brasileira. Dois nomes são muito fortes: Mano Menezes, técnico do Corinthians e Muricy Ramalho, técnico do Fluminense.

Mano Menezes tem uma trajetória de pouco mais de cinco anos como treinador. ele surgiu no cenário nacional treinando o 15 de Novembro de Campo Bom em 2004, quando chegou às semifinais da Copa do Brasil eliminando o Vasco e também foi vice-campeão gaúcho em 2005, perdendo para o Internacional. Em 2005 ele comandou o Grêmio no título da Série B.

No ano seguinte, levou o tricolor gaúcho para a Taça Libertadores. Em 2007, foi vice-campeão da Libertadores, perdendo o título para o Boca Juniors. Ele está no Corinthians desde 2008, quando participou da campanha da Série B, conquistou o Campeonato Paulista de 2009 e a Copa do Brasil no mesmo ano. Agora o Timão está nas primeiras posições do Campeonato Brasileiro.

Muricy também tem um bom currículo: ele fora jogador do São Paulo nos anos 70, onde foi Campeão Brasileiro de 1977. Como treinador, passou por Náutico, onde foi Campeão Pernambucano em 2001. Mas ele se consagrou mesmo no Internacional onde foi vice-campeão brasileiro de 2005. Em 2006 foi contratado pelo São Paulo onde foi tri-campeão brasileiro entre 2006 e 2008. Em 2010, assinou contrato com o Fluminense e está neste momento na primeira posição da tabela.

Além desses dois nomes, correm por fora: Abel Braga, que está no Al-Jazeera, nos Emirados Árabes. O nome de Felipão, técnico do Palmeiras andou sendo especulado, mas em uma entrevista coletiva, ele desmentiu e pretende ficar no Palestra Itália até o fim do contrato. Ricardo Gomes, treinador do São Paulo, que treinou a Seleção Brasileira olímpica em 2004, mas não conseguiu levar o time a Atenas. Leonardo, ex-técnico do Milan, que é inexperiente. E um nome que me causou surpresa e espanto: Falcão, atualmente comentarista de televisão, o ex-jogador do Internacional e da Roma já comandou a seleção brasileira em 1991 e fracassou.

Agora é esperar e ver quem comandará a seleção pelos próximos quatro anos, pois o Brasil não disputará as Eliminatórias, pois é país sede da Copa de 2014. Mas disputará a Copa das Confederações, que será disputada aqui em território brasileiro em 2013 e a Copa América na Argentina, em 2011. A tarefa do novo treinador é fazer uma renovação no time brasileiro visando a Copa do Mundo que vem por aí. Boa sorte ao novo comandante.

ABRE A JANELA ,FORMOSA CBF....

on Comments: (0)


Ontem a FIFA decidiu atender o pedido da CBF de antecipar a janela de transferência de jogadores que vieram do exterior para a disputa do Campeonato Brasileiro.

O pedido inicialmente partiu da Federação Gaúcha para atender o Internacional que queria inscrever os jogadores Renan, Tinga e Rafael Sóbis, que foram contratados do exterior para a disputa do Brasileirão e das semifinais da Taça Libertadores. Tal antecipação havia sido rejeitada na semana passada pela própria FIFA, mas agora parece que eles voltaram atrás.

Além do Internacional, outros clubes foram beneficiados com a janela de transferências tais como o Atlético Mineiro que contratou Daniel Carvalho, o Flamengo com Val Baiano, o Fluminense com Emerson e Beletti e mais futuramente o Deco, o Vasco com Felipe, Zé Roberto e Éder Luís. O Botafogo repatriou Maicossuel. E o Corinthians contratou o goleiro paragueio Bobadilla, que disputou a Copa de 2006.

Mas quem não gostou nada disso foi o São Paulo, que vai jogar as semifinais da Taça Libertadores com o Internacional inteiramente reforçado. Acharam que a coisa seria mais fácil, mas não será assim tão simples.

A vantagem dessa antecipação da janela é que o nível técnico do Campeonato irá melhorar, teoricamente. Os clubes que estão na parte de baixo da tabela que se reforçaram bem poderão se recuperar, pois estamos apenas na décima rodada do Campeonato.

O título do post é uma adaptação do refrão de um samba enredo da Portela, Carnaval de 1971 que se chamava "A Lapa Em Três Tempos". O refrão original é assim:"Abre a janela, formosa mulher/Cantava o poeta trovador/Abre a janela, formosa mulher/Da velha Lapa que passou".

COMEÇA HOJE A SÉRIE C DO BRASILEIRÃO

on Comments: (0)

É nesse sábado que começa a terceira divisão do Campeonato Brasileiro. A exemplo da edição do ano passado, a Série C terá 20 clubes divididos em quatro grupos contendo cinco componentes cada. A primeira fase será regionalizada. Os dois primeiros colocados de cada chave passam para a fase seguinte. Os últimos colocados de cada grupo cairão para a Série D. Os quatro semifinalstas garantem o acesso para a Série B em 2011. Destaque para o Macaé, que foi vice-campeão da Série D de 2009.

Confira os grupos da Série C

GRUPO A
Águia de Marabá-PA
Fortaleza-CE
Paysandu-PA
Rio Branco-AC
São Raimundo-PA

GRUPO B
ABC-RN
Alecrim-RN
Campinense-PB
CRB-AL
Salgueiro-PE

GRUPO C
Gama-DF
Ituiutaba-MG
Luverdense-MT
Macaé-RJ
Marília-SP

GRUPO D
Brasil de Pelotas-RS
Caxias-RS
Chapecoense-SC
Criciúma-SC
Juventude-RS

CAMPEÕES DA SÉRIE C
1981 Olaria-RJ
1988 União São João-SP
1990 Atlético Goianiense
1992 Tuna Luso-PA
1994 Novorizontino-SP
1995 XV de Piracicaba-SP
1996 Vila Nova-GO
1997 Sampaio Corrêa-MA
1998 Avaí-SC
1999 Fluminense
2000 Malutrom-PR
2001 Paulista-SP
2002 Brasiliense
2003 Ituano-SP
2004 União Barbarense-SP
2005 Remo-PA
2006 Criciúma-SC
2007 Bragantino-SP
2008 Atlético Goianiense
2009 América-MG



A BOLA VOLTA A ROLAR NO BRASIL

on Comments: (0)

Com mais de um mês de paralisação por causa da Copa do Mundo, até bateu uma saudade grande.

Pois para matar as saudades de 190 milhões de torcedores e treinadores de futebol, o Campeonato Brasileiro está de volta. Quase todas as equipes fizeram contratações para essa segunda parte do campeonato. E algumas ainda estão em negociação com possíveis reforços.

O Vasco precisou contratar até um treinador novo após a saída de Celso Roth para o Internacional. O clube da cruz de malta teve como principal contratação o meia Felipe, que estava no futebol árabe é cria do time de São Januário. O Internacional repatriou os jogadores Tinga e Rafael Sóbis, campeões Mundiais em 2006 com o Colorado. O Botafogo investiu na volta de Maicoussuel. O Atlético Mineiro contratou Daniel Carvalho e o goleiro Fábio Costa, ex-Santos. O Santos contratou por empréstimo o atacante Keirrison. O Palmeiras repatriou o técnico Felipão e o atacante Kléber.

Essa segunda parte do Brasileirão promete muito, pois as equipes estarão mais equilibrada em termo de elenco e qualquer coisa pode acontecer. A partida de destaque dessa rodada de retorno são os clássicos entre Flamengo X Botafogo e Palmeiras X Santos.

Agora é começar a se prepara para torcer e festejar a volta do maior campeonato nacional do mundo.

TODA FÚRIA DO MUNDO

on Comments: (0)

Seleção amarelona, covarde, que morre de véspera, que joga como nunca mas perde como sempre. Esses adjetivos durante anos perseguiram a Espanha em suas campanhas em Mundiais e campeonatos europeus.

Na noite de domingo na África do Sul, a Fúria realmente mostrou que estava furiosa, louca para conquistar a maior glória de sua história esportiva. Mas como nada é fácil e toda conquista tem um sabor diferente, foi preciso de uma prorrogação para Iniesta marcar um gol no segundo tempo e dar a primeira Copa aos espanhóis.

Já faz alguns anos que a Espanha tem o melhor time da Europa não por acaso ganhou a Eurocopa de 2008 sob o comando de Luis Aragonés. Após a saída de Aragonés, entrou Vicente del Bosque, que manteve a base do time campeão de 2008, sendo sete titulares, jogadores do Barcelona.

A conquista do futebol espanhol reflete o bom momento esportivo da Espanha, que desde Barcelona 92, vem mostrando ao mundo esportistas vencedores em todas as modalidades. Fernando Alonso na Fórmula 1, Rafael Nadal no tênis, o time de basquete masculino, e agora a seleção de futebol.

Celebrem esse momento tão especial espanhóis que vivem no Brasil, preparem os violões e as castanholas, pois a festa das sevillanas está apenas começando. E o polvo Paul não virou ingrediente da paella.

PARA QUEM VAI A COROA?

on Comments: (0)

É hoje o dia de uma decisão inédita na história das Copas do Mundo. Pela primeira vez Espanha e Holanda se enfrentam em uma final de Mundial e também será a primeira vez que duas seleções europeias decidem o título fora de seu continente.

Os holandeses são mais experientes em decisões. Jogaram as finais de 1974 e 1978 e perdeu ambas. A chamada "Laranja Mecânica" de Johan Cruyff e Rinus Michels encantou o mundo, mas não levantou a taça. Mas conquistou a Eurocopa de 1988 com Marco Van Basten, Rüdd Gullit e Frank Rijkaard.

Do lado da Fúria, é a primeira vez que a Espanha disputa uma final de Copa. Seu melhor resultado havia sido um quarto lugar em 1950, no Brasil. A seleção espanhola possui duas Eurucopas: 1964 e 2008, com essa mesma geração que chegou à decisão, considerada a melhor da história do futebol do país.

Vejo os espanhóis com alguma vantagem no jogo de hoje, pois sabe tocar bem a bola e aproveitar bem da posse de bola. Acredito que eles usarão desse artifício para conseguirem alguma vantagem para chegar ao gol logo no início. A Holanda, que está invicta desde 2008 apresentou um belíssimo futebol nas Eliminatórias Europeias para a Copa. Mas no Mundial foi apenas pragmática. Venceu todos os jogos, mas marcando poucos gols.

E na sua opinião: para quem vai a coroa de rei do Futebol por quatro anos?

Ontem Alemanha e Uruguai se enfrentaram na dispta pelo terceiro lugar. A partida foi vencida pelos alemães por 3X2 num jogo muito emocionante, que contou com os alemães abrindo o placar, os uruguaios virando e depois a seleção alemã garantiu a vitória.

ARRASADORES

on Comments: (0)

Esse título do post tem muito a ver com a atual seleção alemã e com a grande partida feita há pouco mais de meia hora. Os alemães acabaram com a Argentina, golearam por 4X0 a seleção de Diego Maradona. Uma seleção jovem, misturada, que com essa miscigenação toda criou um futebol muito diferente de antes.

Há um bom tempo eu venho dizendo que a Alemanha tem o melhor futebol dessa Copa do Mundo. Com toque de bola, contra-ataques, aproveitando da juventude da maioria de seus jogadores. E quando entra em campo, joga não só pra ganhar, mas para massacrar. Como foi na goleada sobre a Inglaterra por 4X1 nas oitavas de fnal.

Tudo isso é mérito do treinador Joachim Low, que na Copa de 2006 era auxiliar técnico de Jürgen Klinsmann. Após a saída de Klinsmann, Low resolveu fazer uma grande renovação na equipe: descartou a maioria dos jogadores veteranos e convocou uma galera de sangue novo. Os jogadores, que em média têm 24 anos de idade, que foram campeões europeus sub-20 e boa parte deles, filhos de estrangeiros ou não nascidos na Alemanha.

A seleção alemã é a grande candidata ao título desta Copa do Mundo. Seria uma grande injustiça os alemães perderem o tetra. Mas como futebol não é ciência exata como a Matemática, precisamos aguardar os acontecimentos.

Para os argentinos, só uma coisa a dizer: Corram e peguem uma carona conosco, vocês serão muito bem recebidos por nós.

ORIENTAIS EM CÉU DE BRIGADEIRO

on Comments: (1)


Quarenta anos de espera...é muito tempo para uma pequena nação de três milhões de habitantes para comemorar seu retorno às semifinais de uma Copa do Mundo.

Foi preciso de muito suor e lágrimas para alcançarem a tão sonhada vaga diante da seleção de Gana, o único representante africano vivo na Copa até então. Precisou de um golaço de Forlán para empatar o jogo, de um pênalti perdido por Asamoah Gyan no fim do segundo tempo da prorrogação e de uma eletrizante disputa de penalidades máximas que culminou na cavadinha de Loco Abreu para carimbar o passaporte uruguaio entre os quatro melhores do Mundial.

A capital Montevideo enlouqueceu após o gol de Abreu, acredito que toda a torcida do Botafogo aqui no Rio também comemorou bastante, pois se lembrou da recente final da Taça Rio, que foi conquistada graças a um gol dele. El Loco deixou os uruguaios loucos de alegria, pois após quatro décadas podem sonhar com uma possível final, por que não?

Essa geração de jogadores uruguaios é a melhor dos últimos cinquenta anos, um excelente time com atletas atuando no exterior, sendo bem prestigiados em suas equipes. A vaga foi conquistada por merecimento, sem antes com muita luta e garra, proporcionando a todos uma das melhores partidas dessa Copa do Mundo.

Uruguaios podem acordar nessa manhã de sábado e ver que o céu está mais azul que de costume, pois a cor azul celeste voltou a ter força no mundo do futebol.

LARANJA MECÂNICA ESPREME O BRASIL

on Comments: (0)


Novamente a seleção brasileira caiu nas quartas de final da Copa do Mundo. Desta vez perdeu para a Holanda em Port Elizabeth por 2X1, de virada.

Apesar do Brasil ter jogado um ótimo primeiro tempo, marcando dois gols de Robinho num intervalo de três minutos, um deles foi anulado, a seleção voltou do intervalo achando que a partida estava ganha, a velha mentalidade brasileira.

Foi por causa de dois gols de bola alçada na área brasileira que a Laranja Mecânica fez suco de canarinho. O jogador que marcou os dois gols holandeses, Shnejder, além de ser conhecido de alguns jogadores brasileiros como Júlio César, Maicon e Lúcio, -por jogar na Inter de Milão-, tem apenas 1,70 de altura, a minha altura. E ele ficou livre pra cabecear pro gol de Julio Cesar.

Além desses gols do Schnejder, o total destempero da seleção também influenciou no resultado. Robinho o tempo inteiro reclamava da arbitragem. Felipe Mello acha que futebol é igual a capoeira, fez tanta falta, que acabou sendo expulso. O Michel Bastos também fez muitas faltas, escapou de ser receber um cartão vermelho. Mas os holandeses também abusaram das faltas e ainda provocaram bastante os brasileiros, que caíram na "pilha" e que de malandros não tem nada.

Sobre o Dunga...desde que ele foi indicado pro comando técnico da seleção brasileira eu imaginava que não daria muito certo. Mas funcionou até demais, pois contou com a ajuda do auxiliar Jorginho, que havia sido treinador do América em 2006, que tem algum conhecimento de noção tática. Claro, que temos que lembrar dos títulos da Copa América de 2007 na Venezuela e da Copa das Confederações no ano passado, mas no torneio mais importante cometeu alguns erros como a fraca partida contra Portugal e esse jogo contra a Holanda. Sem falar no tratamento dele com a imprensa.

Logo após a derrota, ele anunciou que está deixando o comando técnico da Seleção Brasileira. Dunga foi uma experiência que deu certo até certo ponto, espero que o Ricardo Teixeira não dê uma de cientista maluco e não invente mais um "técnico" pra seleção.

BANDA DO MÊS: UB40

on Comments: (4)

A banda UB40 é um dos grandes grupos que marcaram os anos 80 e anos 90. É um grupo que mistura elementos de reggae, ska com o pop inglês. O UB40 foi formado em 1979 por oito jovens da cidade de Birminghan, na Inglaterra seus nomes são: Ali Campbell (vocal e guitarra), Robin Campbell, irmão de Ali (guitarra), Earl Falconer (baixo), Mickey Virtue (teclados), Brian Travers (saxofone), Jim Brown (bateria) e Norman Hassan (percussão).

No ano de 1980 eles foram descobertos por Chissie Hynde, vocalista dos Pretenders e os convidou para abrirem os show da banda de Chrissie. No mesmo ano, eles assinaram contrato com uma pequena gravadora chamada Graduate onde gravaram o seu primeiro disco chamado de King/Food For Tought.

Em 1981, eles deixaram a gravadora, e resolveram um selo próprio, chamado de Dep Internacional e nela gravaram o seu segundo disco: "Present Arms". Em 1983, fizeram um disco especial em homenagem às suas influências do reggae. O álbum se chamou "Labour Of Love" e conseguiu emplacar o primeiro grande sucesso do grupo: "Red Red Wine", que chegou ao primeiro lugar nas paradas de sucesso da Inglaterra.

Dois anos depois, mais um sucesso do octeto: eles regravaram um sucesso dos anos 60, originalmente gravado por Cher e Sonny. A música se chamava "I Got You Babe" e foi gravada em parceria com Chissie Hynde. Em 86, foram uma das primeiras bandas inglesas a fazer shows na então União Soviética.

Em 1987 foi lançado o álbum "UB40 CCCP" em virtude do show em Moscou no ano anterior. No ano de 1988 a música "Red Red Wine", que havia sido primeira colocada na Inglaterra cinco anos antes, chegou ao primeiro lugar nas paradas norte-americanas.

Em 1993 eles regravaram "Can't Help Falling In Love", originalmente gravado por Elvis Presley. O sucesso foi estrondoso e fez do disco "Promises and Lies" como o mehor da banda. No ano de 1994 eles fizeram um show histórico na África do Sul, no ano do fim do apartheid. Mais de 250 mil pessoas foram vê-los ao vivo. Em 1999 a banda fez mais um recorde, tocou para uma audiência de mais de um bilhão de pessoas na Índia, que os acompanhava pela televisão.

Há cinco anos eles gravaram o seu disco mais recente, "Who You Fighting For". E ainda tocaram no Royal Albert Hall junto com Eric Clapton numa campanha beneficente contra o câncer. No momento, eles estão fazendo shows pelo mundo todo ainda cativando os fãs antigos e os fãs mais novos, que não resistem ao balanço da boa música deles.