SESSÃO MEMÓRIA: CEM ANOS DO TÍTULO GLORIOSO

on Comments: (0)


O ano de 1910 foi marcado por fatos importantes que marcaram a história do Brasil e da Humanidade. O presidente do Brasil era o Marechal Hermes da Fonseca. No Rio de Janeiro eclodia a Revolta da Chibata, liderada pelo marinheiro João Cândido. Nasceu no bairro de Vila Isabel, no Rio o compositor Noel Rosa. E o cometa Halley passava perto do planeta Terra.

Nesse ano o Campeonato Carioca chegava à sua quinta edição. E o grupo dos clubes grandes era formado apenas por Fluminense, campeão entre 1906 e 1909; o Botafogo e o América. Flamengo e Vasco ainda não tinham departamentos de futebol naquela época. O futebol no Flamengo seria formado em 1912 após uma dissidência de atletas do Fluminense e o futebol do Vasco seria criado em 1915 após uma fusão com o Luisitânia. Os outros participantes do certame foram: Riachuelo, Haddock Lobo e Rio Cricket.

A campanha botafoguense foi praticamente perfeita, com excessão de uma derrota sofrida para o América por 4X1. O time alvinegro aplicou goleadas históricas como um 15X1 sobre o Riachuelo, um 11X0 sobre o Haddock Lobo e um outro 7X0 em cima do Haddock Lobo.

O jogo que deu o título ao Botafogo fora disputado no dia 25 de setembro de 1910, um clássico contra o Fluminense. Vitória alvinegra por incontestáveis 6X1 com direito a três gols de Mimi Sodré, o craque da equipe. Após essa partida, Haddock Lobo e Riachuelo abandonaram o campeonato, o que acabou dando a eles derrotas por W.O. e colocando a taça nas mãos do Botafogo, que sagrava-se campeão carioca por antecipação.

As manchetes dos jornais do dia 26 de setembro de 1910 estampavam a seguinte frase: "Glorioso campeão de 1910". A expressão "Glorioso" surgiu quando sócios e torcedores do Botafogo escreviam telegramas ou cartas para as redações dos jornais da cidade e o texto começava:"Ao glorioso".

Essa expressão foi imortalizada anos mais tarde por Lamartine Babo, autor do hino do Botafogo e de outros clubes cariocas e torcedor do América: "Tu é o Glorioso/Não podes perder, perder pra ninguém". A princípio o primeiro verso do hino seria:"Botafogo/Botafogo/Campeão de 1910". Após protestos dos torcedores botafoguenses, ele mudou a frase para "Campeão desde 1910". Nos anos 90 a Federação Carioca reconheceu o título carioca de 1907 dividido entre Botafogo e Fluminense. Houve uma tentativa de mudar a letra para "Campeão desde 1907", mas não foi bem sucedida.

HINO DO BOTAFOGO

Botafogo, Botafogo,
campeão desde 1910
És herói em cada jogo,
Botafogo, por isso que tu és
e hás de ser nosso imenso prazer
Tradições aos milhões tens também
Tu és o glorioso,
não podes perder,
perder para ninguém!

Em outros esportes, tua fibra está presente,
honrando as cores do Brasil e da nossa gente
Na estrada dos louros, um facho de luz
Tua estrela solitária te conduz!

ALONSO VENCE A SEGUNDA SEGUIDA

on Comments: (0)

A Ferrari mostra sinais de evolução na segunda metade da temporada de 2010 da Fórmula 1. O espanhol Fernando Alonso venceu o GP de Cingapura de ponta a ponta e já está em segundo lugar na pontuação geral do mundial de pilotos, atrás apenas de Mark Webber.

Felipe Massa teve que largar em último lugar por conta de um problema na sua Ferrari durante a primeira parte do treino oficial. Bruno Senna largou em vigésimo primeiro. E Lucas Di Grassi largou em vigésimo. A corrida também foi marcada pelas voltas dos veteranos Nick Heidfeld na Sauber e o austríaco Chistian Klien na Hispania.

Foi uma corrida excelente, com muitas ultrapassagens, brigas por posições e inclusive na última volta um princípio de incêndio na Lotus de Heikki Kovalainen. Rubens Barrichello, da Williams foi o brasileiro melhor colocado, terminando em sexto lugar. Felipe Massa fez uma excelente corrida de recuperação e terminou em décimo lugar. Bruno Senna abandonou a prova após se chocar com o japonês Kamui Kobayashi.

O pódio foi formado por Fenando Alonso em primeiro, Sebastian Vettel, da Red Bull em segundo e o seu companheiro de equipe Mark Webber em terceiro. A próxima etapa será disputada no Japão daqui a duas semanas.

NEYMAR..O SUCESSO SUBIU À CABEÇA?

on Comments: (0)

Eu podia estar nesse momento escrevendo sobre a heróica virada do Santos sobre o Atlético Goianiense por 4X2. Mas o assunto de hoje será o total destempero do jovem atacante santista Neymar.

Na partida de quarta-feira à noite (15), ele fez uma boa atuação, como sempre. Mas acabou se irritando ao sofrer um pênalti e ser impedido de cobrá-lo pelo técnico Dorival Júnior. O resultado disso foi um suposto xingamento do jogador em direção ao banco de reservas e ao final da partida ele foi ao vestiário sem falar com a imprensa.

Após a partida o treinador do Atlético Goianiense, Renê Simões declarou que o Neymar é um dos jogadores mais mal-educados desportivamente que ele conheceu. O treinador do Santos, Dorival Júnior, em entrevista coletiva, disse que o Neymar não é um garoto mal educado. Aplaudo a declaração de Simões, pois o Neymar está mesmo virando um monstro. E gostaria que o Dorival tivesse pulso mais firme e mostrar a ele que as coisas nem sempre vão sair como Neymar imagina. Ele é pai de dois adolescentes, então experiência ele tem para conversar com ele sobre esses "ataques de estrelismo" adolescente.

Até entendo que Neymar tem dezoito anos de idade e não faz muito tempo assim eu também tive essa idade e não sabia o que fazer da minha vida. No caso dele, foi sendo tratado como grande estrela desde os doze anos de idade, chegando até a passar um tempo fazendo testes no Real Madrid. Quando ele ascendeu ao time principal do Santos com a ajuda de Luxemburgo no ano passado, ele foi logo tratado como Deus pela mídia esportiva.

Tudo isso mexe com a cabeça de um garoto de 18 anos de idade que sequer tem maturidade para administrar tudo isso. A vida dele foi mudando muito rápido: dinheiro, prestígio, mulheres (por que não??), propostas milionárias do exterior... Ele precisa ser muito bem orientado pela família, ajuda psicológica (o pai afirma que ele faz terapia), senão o risco de ele encerrar a carreira precocemente e num clube de menor expressão será muito alto, como muitos outros jogadores.

Um recado pra ele (sei que ele não entrará no blog para ler mesmo): Cara, você tem só dezoito anos, aproveite a sua vida, pois você tem só uma. Não acabe com ela. Ouça os seus superiores, pois eles sempre estarão prontos para te ajudar. Não fique se achando a última Coca-Cola do deserto só por que foi convocado uma vez pela Seleção Brasileira. Vários jogadores foram convocados uma vez para a Seleção e depois sumiram do mapa. Pense, moleque!!!

FERRARI VENCE EM CASA

on Comments: (0)


A festa foi grande no autódromo de Monza, na Itália. O espanhol Fernando Alonso, da Ferrari venceu a terceira corrida dele no ano e se aproxima dos líderes do Mundial de Pilotos.

A corrida começou com o inglês Jenson Button fazendo uma ótima largada e assumindo a liderança da prov. O seu companheiro de equipe Lewis Hamilton não teve a mesma sorte, ao tocar Felipe Massa roda com roda, o inglês teve a suspensão dianteira quebrada e abandonou a corrida na primeira volta ainda na primeira volta.

Com o abandono de Hamilton, a liderança da prova passou para o australiano Mark Webber, da Red Bull, que não teve vida fácil nessa prova, terminando em sexto lugar. Seu companheiro de equipe, Sebastian Vettel conseguiu terminar em quarto lugar e ainda fez uma parada para torcar pneus na última volta.

O pódio teve além de Alonso em primeiro, Button em segundo e Felipe Massa em terceiro lugar. Com essa vitória Fernando Alonso está em quarto lugar do Mundial de Pilotos.


A próxima prova será daqui a duas semanas no GP de Cingapura.

PIZZA MESO FERRARI, MESO FIA

on Comments: (0)


Na tarde desta quarta-feira (8) durante a reunião do Conselho da FIA, a escuderia Ferrari não sofreu nenhuma punição em relação ao episódio da ultrapassagem entre Fernando Alonso e Felipe Massa no GP da Alemanha, no mês passado. Mas a multa foi mantida.

Segundo Jean Todt, presidente da entidade, não havia provas de que tinha um jogo de equipe para Alonso passar Massa. A explicação dada foi que o piloto espanhol havia recebido uma mensagem dos boxes para ser motivado, isso irritou o seu companheiro de equipe, que acabou diminuindo a velocidade. Curioso não?

A Ferrari passou por um episódio igual em 2002 no GP da Áustria entre Schumacher e Barrichello. O brasileiro estava a poucos metros de vencer a prova e acabou deixando o alemão ultrapassá-lo por ordens do próprio Todt, que era diretor esportico da Ferrari naquela época...

A Ferrari escapou de uma punição, que poderia ser a exclusão da equipe da temporada de 2010 ou o banimento da escuderiua da categoria. A multa de 100 mil dólares imposta pela FIA para a Ferrari é como comprar um quilo de pão e café na padaria da esquina. E se fosse uma equipe como a Hispania ou a Virgin? Será que a FIA seria assim tão benevolente? Pensem nisso.

Mudando de assunto um pouco: a temporada 2011 terá 20 GPs. O novo circuitos a fazer parte do circo será o da Índia. Bernie Ecclestone também anunciou que não terá nenhuma equipe nova no ano que vem, pois não cumpriram com os pré-requisitos para participar da Fórmula 1.

BANDA DO MÊS: CARPENTERS

on Comments: (0)

The Carpenters foi uma dupla pop formada pelos irmãos Richard (piano e backing vocal) e Karen Carpenter (vocal, guitarra e bateria) em 1969 em Los Angeles, na California.

A história musical dos irmãos começa em 1963 quando a família muda-se de Connecicut para a California. Nessa época Richard monta um trio musical com a irmã e um amigo, esse grupo era especializado em jazz e chamava-se Richard Carpenter Trio. O trio chegou a ter alguns contratos de gravação em 1966 gravando covers de músicas famosas.

No dia 22 de abril de 1969, Richard e Karen assinaram contrato com a gravadora A&M Records. O trio já não existia mais, então eles optaram por montar uma dupla musical usando os seus sobrenomes: Carpenters. O primeiro álbum foi gravado em seguida com o nome de "Offering" e fez sucesso com uma versão de um sucesso dos Beatles: "Ticket To Ride". Em 1970 o segundo disco saiu co o nome de "Close To You". Foi a senha para o grande sucesso dos irmãos no mundo inteiro. A faixa título e a música "We've Only Just Begun" tiveram sucesso imediato. Karen passou a ser considerada uma das mais belas vozes da história da música, com toda justiça.

Em 1971 foi gravado o terceiro disco, que recebeu o nome de "Carpenters". Esse álbum repetiu o sucesso dos anteriores, nele tem o maior sucesso da dupla:"Superstar". Esse disco acabou lhes dando o primeiro disco de ouro em suas carreiras. Em 1972 foi gravado o "A Song For You", que emplacou mais dois hits nas rádios:"Top Of The World" e "Hurting Each Other". Em 1973 eles gravaram o "Now And Them".

No ano de 74 eles entraram pela primeira vez em turnê mundial. A essa altura os Carpenters já eram um enorme sucesso. Mas por trás dessa alegria toda, Karen apresentava graves problemas. Num show no Japão ela desmaiou e foi levada ao hospital. O diagnóstico foi anorexia nervosa. Desde a adolescência ela lutava contra o peso, parava de comer, e absava de laxantes.

Em 1975 foi gravado o "Horizon", que foi mais um grande sucesso. Eles regravaram um antigo sucesso das Marvelettes e que também foi gravado pelos Beatles "Please Mr. Postman". A outra música que se saiu bem foi "Only Yesterday". Em 1976 foi gravado mais um álbum: "A Kind Of Hush", que emplacou "I Need To Be In Love". Em 1977 eles gravaram o "Passage".

Mas os problemas continuavam: Richard estava se viciando em medicamentos. A anorexia de Karen piorava cada vez mais. Ela chegou a ser internada durante um tempo. A dupla teve um breve hiato durante um tempo para o tratamento dos dois irmãos. Após quase dois anos de parada, eles voltaram ao estúdio para gravarem o "Made In America", o último álbum deles.

Apesar de Richard ter se reabilitado do vício, infelizmente a saúde de Karen piorava cada vez mais. Ela chegou a se casar em 1980, mas estava cada vez mais deprimida. No dia 4 de fevereiro de 1983, Karen faleceu vítima de insuficiência cardíaca causada pela anorexia, aos 32 anos de idade. Infelizmente uma das mais belas vozes da música internacional calava-se para sempre. Mas seu legado continua. Em 1988 foi lançado um filme contando a história de Karen:"The Karen Carpenter's History".




100 ANOS DE LOUCURAS ALVINEGRAS

on Comments: (0)

Há cem anos na capital paulista, dia primeiro de setembro de 1910, um grupo de operários da cidade de São Paulo decidiu fundar um clube de futebol, inspirados noclube inglês Corinthian, que havia feito uma excursão na cidade um tempo antes, dicidiram batizar o novo club de Sport Club Corinthians Paulista.

A estreia dos corintianos no Campeonato Paulista se deu em 1913 e logo o clube acabou recebendo o apelido de "o clube dos operários". No
ano seguinte os corintianos comemoraram o seu primeiro título, o de campeão paulista. Dois anos depois, em 1916, o Corinthians levantava o Campeonato Paulista pela segunda vez.

Na década de 20, o Timão finalmente entrou no grupo dos grandes do futebol paulista sendo tri-campeão paulista em 1922, 1923 e
1924...no final da década de 20 pro início dos anos 30 o clube alvinegro ainda levaria outros dois tri paulistas (1928, 1929, 1930) (1927,1938, 1939). Tal fato fez os corintianos disputassem palmo a palmo a preferência dos torcedores com o Palestra Itália (atual Palmeiras) e o Paulistano.

Os anos 50 foram marcados pelos grandes títulos do
time corintiano, diferente dos anos 40 onde o Corinthians ganhou apenas uma Taça Cidade de São Paulo em 1941. A primeira metade da década de 50 foi um grande marco de conquistas para os corintianos o time do Parque São Jorge tinha grandes craques como Gilmar, Baltazar (foto), Cabeção, Cláudio, entre outros. Entre 1950 e 1954 o Coringão conquistou dois Campeonatos Paulistas (1951 e 1954), três Torneios Rio-São Paulo (1950, 1952 e 1953) e a Pequena Taça do Mundo, torneio internacional disputado na Venezuela (1953). Entre essas conquistas a mais especial foi a do Campeonato Paulista de 1954, que ficou conhecido como o torneio do IV Centenário da Cidade de São Paulo.

Após a série de conquistas da primeira metade dos anos 50, o Corinthians passou por uma fase de um enorme jejum de títulos. No Campeonato Paulista de 1961 o Corinthians fez uma campanha ridícula e os rivais de brincadeira acabaram apelidando o time de "Faz Me Rir". No ano de 1966, o folclórico presidente Vicente Matheus (foto) tentou apostar em contratações de grandes jogadores como o explosivo Almir Pernambuquinho, ex-Vasco da Gama e o lendário Mané Garrincha, que já estava muito mal fisicamente. Apesar de ter um time de craques, o Timão (como ficou cohecido a partir daquela época) conquistou apenas um Rio-São Paulo em 66 junto com Vasco, Botafogo e Santos. O torneio haivia sido interrompido por causa da preparação dos jogadores da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo. No mesmo ano surgia Rivelino, jogador criado na base corintiana e que acabou tornando-se ídolo do clube em sua época.

Nessa época de jejuns os corintianos tiveram pelo menos um motivo para comemorar alguma coisa: quebraram um jejum de 11 anos sem vitórias sobre o Santos de Pelé. Pelo campeonato Paulista de 1968 o Corinthians
venceu o time santista por 2X0 no estádio do Pacaembu.

Chegam os anos 70 e o jejum está prestes a completar vinte anos e nessa época a torcida corintiana era chamada de "Fiel", pois não ganhava um título há muito tempo, mas não abandonava o clube por nada. Em 1974, quando tudo parecia que ia se resolver, o Corinthians perdeu o Campeonato Paulista na final contra o Palmeiras com um gol de Luizinho. No ano de 1976 pelas semifinais do Campeonato Brasileiro vários ônibus com torcedores corintianos cruzaram a Via Dutra com destino ao Rio de Janeiro para assistir à partida contra o Fluminense. As praias da Zona Sul carioca ficaram lotadas de torcedores corintianos, foi a chamada "Invasão Corintiana" (foto), um dos episódios mais emblemáticos do clube. O Corinthians passou pelo tricolor das Laranjeiras nas semifinais, mas infelizmente, perdeu para o Internacional na grande final, mais um ano de fila.

O ano: 1977. O dia: 9 de outubro. Juntando tudo: 9 de outubro de 1977, dia da salvação corintiana. O dia da quebra do jejum que já durava 23 anos. O dia que São Jorge cansado de tantas preces corintianas nesses longos vinte e três anos resolveu dar à massa alvinegra um título. Foram precisos três jogos para a confirmação do título. O primeiro jogo no Pacaembu foi vencido pelos corintianos por 1X0. Em Campinas a Ponte Preta venceu por 2X1. A tensão era grande da torcida corintiana. Era inaceitável ficar mais um ano sem títulos.

O terceiro jogo foi marcado para o Pacaem
bu. Num bate-rebate dentro da área da Ponte Preta, Basílio (foto) marcou o gol que deixou os torcedores em êxtase, com direito a invadirem o campo ajoelhados pelo fim do tormento de 23 anos. A festa corintiana rolou madrugada adentro, com todo merecimento.Dois anos depois, em 1979, o Corinthians voltou a enfrentar a Ponte Preta em uma final de Campeonato Paulista e novamente sagrou-se campeão paulista.

Começam os anos 80. E no ano de 1981, o presidente Vicente Matheus começa a montar um time cheio de estrelas como Zenon (ex-Guarani), Sócrates, Biro Biro....mas o resultado não foi imediato: o Corinthians fez uma pésima campanha no Campeonato Paulista daquele ano e teria que jogar a Taça de Prata de 1982 (na época os campeonatos estaduais eram qualificatórios para o Campeonato Brasileiro).

O ano de 82 foi marcante para a história corintiana. Foi o na
scimento da chamada "Democracia Corintiana" liderada por Sócrates (foto).Além dele tinham também Vladmir, Casagrande em início de carreira entre outros. Esse movimento abolia as concentrações e também incentivavam os torcedores a votar, pois em 82 houveram as primeiras eleições (para Governador de estado e deputados) após quase 20 anos, e alguns jogadores chegaram a concorrer a cargos públicos.

Esse grupo revolucionário também era muito bom de bola, sagrando-se campeão paulista de 1982 e também servindo de base para a seleção brasileira na
Copa do Mundo de 1982, na Espna. No ano seguinte, com praticamente o mesmo grupo a "Democracia Corintiana" conquistaria o bi-campeonato paulista. Em 1984, o Corinthians acabaria perdendo o título paulista para o Santos com um gol de Serginho Chulapa.

Entre 1985 e 1987 o Corinthians ficou sem conquistar
títulos, o time estava passando por uma entressafra de jogadores. Tanto que em 1988, comandado pelo garoto Viola, o Timão conquistou o Campeonato Paulista numa final com o Guarani.

Foi praticamente com esse mesmo grupo de jogadores que o Corinthians conquistou o seu primeiro Brasileirão. Entre seus principais jogadores estavam: o goleiro Ronaldo, Wilson Mano, Viola, Tupãzinho e o principal deles: Neto (foto), exímio batedor de faltas, mesmo sendo criado no Guaranim tornou-se ídolo da torcida e comandante do primeiro Brasileiro. A final foi contra o rival São Paulo e um gol salvador de Tupãzinho aos nove minutos do segundo tempo.

Após esse título brasileiro de 1990, novamente o Corinthians ficaria alguns anos sem ganhar algum título importante, mas em 1993 chegava do Parque São Jorge um jov
em jogador chamado de Marcelinho Carioca, ele havia jogado pelo Flamengo e sido campeão brasileiro em 1992 pelo clube d
a Gávea. Marcelinho acabaria se tornando no grande símbolo corintiano na década de 90. Em 1995 conquistou a sua primeira Copa do Brasil numa final contra o Grêmio os corintianos venceram pelo placar de 1X0 no estádio Olímpico de Porto Alegre com um gol de Marcelinho.

O Timão ainda conquistaria o Campeonato Paulista de 1997. No ano de 1998 o time começou sob o comando de Wanderley Luxemburgo, mas ele teve de deixar o comando do time para treinar a seleção brasileira. Para o lugar de Luxemburgo o presidente Alberto Dualib resolveuefetivar o auxiliar técnico Oswaldo de Oliveira. Oswaldo além de sorte, teve muita competência, revelando ser um dos maiores técnicos da nova geração. Foi Campeão Brasileiro de 1998 numa final com o Cruzeiro.Em 1999 o Corinthians conquistou o Campeonato Paulista numa final contra o Botafogo de Ribeirão Preto. Ainda em 99 conquistou o seu terceiro Brasileiro, desta vez a vítma foi o Atlético Mineiro.

No início de 2000 o Corinthians foi convidado pela FIFA para participar do primeiro Mundial de Clubes organizado pela entidade. O clube da Fazendinha entraria na competição como o Campeão Brasileiro de 99. O Timão ficou em um grupo com Raja Casablanca, Real Madrid e Al-Nassr.O Timão ficou em primeiro lugar na sua chave com sete pontos: duas vitórias e um empate. E foi ao Maracanã jogar a final com o Vasco da Gama. O jogo tanto no tempo normal quanto na prorrogação terminou sem gols. Na disputa de pen
alidades máximas, deu Corinthians, que venceu por 4X3 graças a um pênalti perdido por Edmundo. Os corintianos conquistavam o mundo pela primeira vez.

Em 2001 a boa fase continuava com o título paulista e em 2002, o Timão sob o comando de Carlos Alberto Parreira conquistou a sua segunda Copa do Brasil.No ano seguinte, mais um título paulista na sala de troféus corintiana.


Em 2005 o presidente Alberto Dualib firmou uma polêmica parceria com uma empresa chamada MSI, cujo dono chamava-se Kia Jorabichian, um empresário iraniano. A tal empresa contratou jogadores de peso como Carlitos Tevez (foto) Sebastian Dominguez, Roger, Javier Mascherano, enfim..o Corinthians estava formando um timaço, apesar das suspeitas de onde vinha tanto dinheiro. O Campeonato Brasileiro de 2005 foi bastante tumultuado, tendo uma denúncia de manipulação de resultados, a competição acabou sendo paralisada. Quando o torneio recomeçou, o Corinthians assumiu a ponta da tabela e não saiu mais, sagrando-se campeão brasileiro pela quarta vez.

A parceria com a MSI foi encerrada após a eliminação do Corinthians na Taça Libertadores de 2006 para o River Plate, qua
ndo a torcida corintiana enfurecida ameaçou invadir o gramado do Pacaembu para agredir os jogadores. No Campeonato Brasileiro, o time passou a maior parte do torneio na zona de rebaixamento e só escapou por um milagre. Era a crise corintiana pós-MSI. Em 2007 a crise atingiu o auge, denúncias de lavagem de dinheiro por parte do presidente Alberto Dualib, o time indo mal em todas as competições e o tiro de misericórdia: o rebaixamento para a Série B após um empate com o Grêmio em Porto Alegre.

O ano de 2008 marcou o renascimento corintiano. A "Fiel" abraçou o time de tal maneira que não abandonaria jamais. Para a disputa da Série B foi contratado o treinador Mano Manezes, que havia sido Campeão da Série B com o Grêmio em 2005 e vice-campeão da Taça Libertad
ores com o tricolor gaúcho. A campanha do Timão na Série B foi praticamente perfeita, digna de um clube grande que estava buscando o seu ressurgimento. O título da Série B veio com uma semana de antecipação.

Em 2009, o presidente Andres Sanches continuou com o excelente trabalho de marketing q levantou o clube em 2008 e contratou Ronaldo como seu novo atacante. Com o Fenômeno no time o Corinthi
ans conquistou o Campeonato Paulista de maneira invicta e a Copa do Brasil após uma final com o Internacional. É nesse dia primeiro de setembro que celebramos os 100 anos do gavião que virou fênix...parabéns, bando de loucos!!!!

HINO DO CORINTHIANS

Salve o Corinthians,
O campeão dos campeões,
Eternamente dentro dos nossos corações
Salve o Corinthians de tradições e glórias mil

Tu és orgulho
Dos esportistas do Brasil

Teu passado é uma bandeira,
Teu presente, uma lição
Figuras entre os primeiros
Do nosso esporte bretão

Corinthians grande,
Sempre Altaneiro,
És do Brasil
O clube mais brasileiro

DADOS DO CLUBE

Nome Completo: Sport Club Corinthians Paulista

Data de Fundação: 1 de setembro de 1910
Mascote: Mosqueteiro
Presidente: Andres Sanches
Endereço:Rua São Jorge, 777, São Paulo-SP (sede social)
Estádio: Paulo Machado de Carvalho (Pacaembu) (capacidade: 37.952 pessoas)

PRINCIPAIS TÍTULOS
Mundial de Clubes da FIFA
2000

Campeonato Brasileiro
1990, 1998, 1999, 2005

Campeonato Brasileiro-Série B
2008

Copa do Brasil
1995, 2002, 2009

Torneio Rio-São Paulo
1950, 1953, 1954, 1966, 2002

Campeonato Paulista
1914, 1916, 1922, 1923, 1924, 1928, 1929, 1930, 1937, 1938, 1939, 1941, 1951, 1952, 1954, 1977, 1979, 1982, 1983, 1988, 1995, 1997, 1999, 2001, 2003, 2009

Corinthians Campeão Mundial de Clubes de 2000
Em pé: Dida, Kléber, Fábio Luciano, Vampeta, Rincón e Adilson
Agachados: Luizão, Índio, Ricardinho, Marcelinho Carioca e Edílson
Técnico: Oswaldo de Oliveira