BRASIL VENCE "SUPER CLÁSSICO" E REVELA NOVOS TALENTOS

on Comments: (0)



A cidade de Belém viveu três dias de pura empolgação com a chegada dos jogadores à capital paraense. Tal animação dos torcedores sobre os atetas lembrou os tempos das fãs histéricas dos Beatles quando os quatro rapazes de Liverpool aterrisavam em suas cidades para fazer seus shows.

No estádio do Mangueirão mais um show foi a torcida inteira cantando o Hino Nacional e também em campo o Brasil mostrou que é muito superior, mesmo com uma equipe formada apenas por jogadores que atuam no Brasil do que uma Argentina que vive uma grande entressafra de jogadores, com um treinador que assumiu o cargo há pouco tempo e que sem os craques Messi e Aguero não passa de uma seleção normal que não mete medo.


O meia Lucas, do São Paulo fez uma partida simplesmente perfeita, chegando a marcar o primeiro gol dos brasileiros. O jogador são paulino deixou o campo machucado para a entrada de Diego Souza, do Vasco, que mesmo com pouco tempo em campo, participou da jogada do segundo gol do Brasil marcado por Neymar.



Dois grandes destaques da partida de ontem foram os convocados do Botafogo, o lateral esquerdo Cortês, que mesmo estreando como titular, fez partida de veterano, participando dos dois gols do Brasil. O goleiro Jefferson mostrou muita elasticidade, sabendo sair do gols, protegendo a meta brasileira. Realmente o Botafogo tem muita sorte em ter dois jogadores como Cortês e Jefferson.

Fred entrou mais no fim da partida para substitur Borges, que se contudiu e também estava estreando. O atacante do Fluminense foi bastante marcado mas fez uma partida correta. Outro estreante da noite de ontem foi Rômulo, o jovem meia do Vasco não comprometeu, fez o seu feijão-com-arroz.

Mesmo jogando com uma Argentina bastante enfraquecida, deu para tirar conclusões de que bons jogadores podem sair para as Olimpíadas de Londres e para a Copa de 2014. Que a seleção brasileira não precisa apenas dos jogadores que atuam no exterior, os atletas que jogam em nosso país são tão ou mais talentosos que os pesos de ouro da Europa. Até mesmo o Ronaldinho Gaúcho que andava apagado jogou muito bem, mesmo abusando um pouco das firulas.



Não é um título para se comemorar, ninguém sai pelas ruas do Brasil comemorando um título de desafio entre duas partidas de Brasil e Argentina. Mas esse desafio serviu para primeiro: salvar a pele de Mano Menezes. Segundo: perceber como temos talentos em nosso país, que andavam esquecidos pela elitista CBF, que prefere o estádio do Arsenal do que os nossos estádios.

SOBROU PARA CARLINHOS BALA

on Comments: (0)



O Tribunal de Justiça Desportiva julgou ontem o imbróglio envolvendo a última partida do Grupo B pelo Campeonato Brasileiro Série C envolvendo Fortaleza e CRB.


O jogo foi denunciado como compra de resultado para manter o time cearense na terceira divisão. O principal prejudicado acabou sendo o Campinense, que mesmo vencendo o Guarany de Sobral por 1X0 acabou rebaixado para a Série D.


Foram julgados quatro atletas, três do Fortaleza, um do CRB e o árbitro da partida Guttemberg de Paula Fonseca. Por três votos a dois, os auditores optaram por apenas multar ambas as equipes em vinte mil reais por conta do atraso da entrada no gramado.Entre os atletas apenas Carlinhos Bala foi punido, recebeu seis partidas de suspensão e uma multa no valor de dez mil reais. O juiz e os outros atletas julgados foram absolvidos.


Resumo da ópera: não aconteceu nada, a punição a Carlinhos Bala foi apenas um cala-boca para mostrar que o TJD anda fazendo alguma coisa. O Fortaleza permanece na Série C e o Campinense continua rebaixado para a Quarta Divisão do Futebol Brasileiro.


O Campinense promete recorrer da decisão, já que essa foi a primeira instância. Em tempo: O Rio Branco do Acre, que havia sido eliminado na Série C por ter recorrido à Justiça Comum sobre a interdição de seu estádio, a Arena da Floresta, recorreu na semana passada e está disputando a segunda fase do campeonato junto com o Paysandu, seu parceiro de grupo.

POLÊMICA NA SÉRIE C

on Comments: (1)

No último sábado o estádio Presidente Vargas, em Fortaleza foi palco de talvez uma das maiores polêmicas do futebol brasileiro. Em partida válida pelo Grupo B na primeira fase do Campeonato Brasileiro da Série C, Fortaleza e CRB se enfrentavam. O time da casa precisava desesperadamente da vitória além de depender do resultado do jogo entre Campinense X Guarany de Sobral para escapar do rebaixamento para a Série D.

Em João Pessoa, capital paraibana, o Campinense, lanterna do grupo atrasou a sua entrada em campo em oito minutos, enquanto lá em Fortaleza, a partida já havia começado. Os problemas se deram após o intervalo, quando o Fortaleza atrasou o jogo em doze minutos, chegando a voltar para o segundo tempo com o uniforme branco, mesma cor que o CRB estava usando. O placar àquela altura já marcava 2X0 para os cearenses. O Leão de Aço precisava marcar mais dois gols para permanecer na Série C.


A confusão começou a tomar forma aos vinte minutos do segundo tempo, quando o goleiro do CRB Cristiano foi expulso após supostamente agredir um gandula, segundo a súmula do árbitro carioca Guttemberg de Paula Fonseca. Como o treinador do time alagoano já havia efetuado as três substituições, o volante Roberto Lopes (ex-Madureira, Vasco e Boavista) foi para o gol. Aos 37 da etapa final, Gustavo Papa marcou o terceiro gol para o Fortaleza. Carlinhos Bala, capitão do Fortaleza, pegou a bola de dentro da meta e sinalizou com o dedo indicador como se quisesse dizer que faltava um gol.


Ao chegar o meio campo, ele cumprimentou um jogador do CRB. O quarto gol do Fortaleza foi marcado por Marco Goiano. Um pouco antes do gol ser feito, o zagueiro do time alagoano disse algo ao "goleiro" como se fosse para deixar a bola entrar. E foi o que aconteceu: aos 43 do segundo tempo saiu o quarto gol do Fortaleza, o gol da permanência na Série C.


Na Paraíba, o Campinense venceu o Guarany de Sobral por 1X0 com um polêmico gol marcado por Jonatas, supostamente em impedimento, mas não foi o suficiente para evitar o rebaixamento da equipe paraibana para a Série D. O presidente do time paraibano prometeu acionar o STJD.

Essa edição da Série C está envolta de diversas polêmicas, principalmente quando o assunto é rebaixamento. Dos quatro clubes rebaixados, três desceram de maneira digamos, pouco ortodoxa. No Grupo A, a equipe "rebaixada" foi o Rio Branco, do Acre. O time acreano chegou a ficar com 16 pontos, liderando a chave, mas foi eliminada da competição por tentar na Justiça Comum a anulação de um processo contra o clube por utilizar um jogador irregular. Com isso, os classificados foram o Paysandu e o Luverdense. No Grupo D, o Brasil de Pelotas foi punido pelo STJD com a perda de seis pontos por utilizar um jogador irregular na partida contra o Santo André. O único clube que caiu sem nenhuma anormalidade foi o Marília, no Grupo C.



Os classificados para a segunda fase foram: Paysandu, Luverdense (primeiro e segundo do Grupo A), América-RN, CRB (primeiro e segundo do Grupo B), Ipatinga, Brasiliense (primeiro e segundo do Grupo C), Chapecoense e Joinville (primeiro e segundo do Grupo D). Na segunda fase, as oito equipes se dividem em dois grupos de quatro. Os dois primeiros colocados de cada chave serão promovidos para a Série B.


O que aconteceu em Fortaleza me lembrou o episódio das semrifinais da Copa de 78, quando a Argentina precisava vencer o Peru por seis gols para ir para a final e acabou vencendo por 6X0 e o goleiro era argentino. São cenas como essas que devem ser banidas de nosso esporte. As divisões inferiores do Campeonato Brasileiro devem ser melhor fiscalizadas, pois casos como esse da capital cearense não são raros nas Séries C e D, onde o investimento é menor, quase não há transmissão pela televisão, a não ser para o estado onde ocorre o jogo. Já está na hora de uma melhor fiscalização dos nossos campeonatos nacionais.

HOJE É DIA DE SUPERCLÁSSICO DAS AMÉRICAS

on Comments: (0)

Esta quarta-feira não é um dia muito comum na vida da seleção brasileira. É dia de Brasil X Argentina, uma das maiores rivalidades do futebol mundial. Assim como não é muito comum as convocações de ambas as seleções que irão se enfrentar hoje à noite. As duas equipes só terão em seus plantéis jogadores que atuam dentro de seus países.

O clássico de hoje tem um clima muito mais amistoso que o normal, ontem na coletiva de imprensa os dois treinadores, Mano Menezes e Alejandro Sabella se cumprimentaram diante das câmeras e apresentaram o troféu que está em disputa, de gosto duvidoso, é verdade.


A seleção canarinho em termo de equipe tem uma larga vantagem em relação aos argentinos. A equipe convocada por Mano tem como cérebro da equipe Ronaldinho Gaúcho, do Flamengo e no ataque contará com Leandro Damião, que vive um excelente momento no Internacional e o garoto Neymar do Santos, que dispensa apresentações. No gol, o treinador brasileiro deve contar com Jefferson, do Botafogo. Na zaga de área terá o Dedé, zagueiro do Vasco, segundo colocado do Campeonato Brasileiro. O meia Renato Silva, do Flamengo, com 33 anos de idade foi convocado pela primeira vez para a seleção.


O técnico brasileiro também relacionou alguns jogadores de idade olímpica para a partida: os jogadores do São Paulo Lucas e Casemiro, o meia vascaíno Rômulo, que foi convocado pela primeira vez, Danilo do Corinthians, campeão mundial sub-20 além de Oscar, do Internacional, também campeão sub-20. O Brasil tem os desfalques do goleiro Fábio, do Cruzeiro e do atacante Fred, do Fluminense, ambos por contusão.


A Argentina tem um time inferior no papel, mas pode contar om o fator casa para vencer o Brasil, que ainda sofre as dores da eliminação da Copa América para o Paraguai. O destaque da seleção de Sabella é o atacante Papa, do Vélez Sarsfield, campeão argentino da temporada passada na defesa, uma cara conhecida de são paulinos e cruzeirenses: o zagueiro Desábato do Estudiantes, campeão da Libertadores de 2009 pela equipe de La Plata. As baixas argentinas foram mais fortes: os veteranos Verón, do Estudiantes e Riquelme, do Boca Juniors foram cortados por contusão.


Na próxima quarta-feira Brasil X Argentina voltam a se enfrentar, desta vez no Brasil. Em caso de empates na partida de hoje, o vencedor será decidido na disputa de pênaltis.

ROGÉRIO É MIL!!!

on Comments: (0)



Duas décadas dedicadas a apenas um clube, melhor dizendo, vinte e um anos vestindo apenas a camisa tricolor, sempre com a mesma dedicação e empenho. Só por isso, Rogério Ceni mereceria ter uma estátua na porta do estádio do Morumbi.


Pelos títulos conquistados: Campeonatos Paulistas, três Brasileiros, um Rio-São Paulo, duas Libertadores e um Mundial, ele pode ser sagrado o maior ídolo que defendeu o São Paulo Futebol Clube, além do goleiro recordista de gols marcados, superando Chilavert. Mas isso ainda era pouco para ele: queria chegar ao milésimo jogo. Marca que só dois jogadores brasileiros alcançaram: Pelé, pelo Santos e Roberto Dinamite, pelo Vasco.


O maior patrimônio do São Paulo ontem foi recebido em seu estádio com muita festa da torcida e seus companheiros de equipe. O adversário era o desesperado Atlético Mineiro, que tenta escapar do seu segundo rebaixamento da história. Aos 26 segundos de jogo, Lucas deu as honras aos donos da casa marcando 1X0 para os são paulinos. Réver, aos dez tentou estragar a festa e empatou para o Galo. Gol de cabeça, sem chances pro Rogério. Aos seis do segundo tempo, Dagoberto marcou um golaço, um chute de longe que deu a vitória para o tricolor do Morumbi.


Para a festa ficar mais que completa, o resultado de 2X1 deu ao São Paulo a liderança provisória do Campeonato Brasileiro. A torcida em êxtase após o apito final cantou, com merecimento o nome de Rogério, que hoje é a representação viva do São Paulo Futebol Clube. Um atleta como ele, com tantos anos de fidelidade a uma camisa hoje em dia merece ser imortalizado, assim como a camisa 1 que ele veste. Parabéns a Rogério Ceni e à torcida são paulina por ter um atleta tão especial.

SESSÃO MEMÓRIA: INTER DE LIMEIRA CAMPEÃ PAULISTA DE 86

on Comments: (0)



Há vinte e cinco anos, um modesto clube do interior de São Paulo quebraria a sequência dos gigantes do estado e levaria pela primeira e única vez o Campeonato Paulista. A Inter de Limeira desde o ano anterior viva uma boa fase no futebol paulista. O prefeito da cidade de Limeira passou a investir forte no futebol da cidade e com a ajuda de produtores de laranja, a força motriz do município, resolveu montar um time para disputar o título paulista, coisa impossível até então.




Por quê impossível? Pois o Campeonato Paulista de 1986 tinha como grande favorito o São Paulo, dos "Menudos", que havia conquistado o título estadual no ano anterior. Além do tricolor paulista, o Palmeiras já vivia uma seca de dez anos sem título e tinha um bom time e era apontado como um dos favoritos.




A disputa do campeonato se iniciou em fevereiro e na estreia, a Inter perdeu para o Palmeiras pelo placar de 3X1. Na rodada seguinte, conseguiu um empate de um gol com a Ponte Preta. A primeira vitória só aconteceria na terceira partida contra a Ferroviária por 2X1. O campeonato foi passando e a evolução da Inter era evidente. Acabou terminando a primeira fase em sexto lugar. Na fase seguinte, o time terminou com a primeira colocação, classificando-se para as semi finais e com apenas duas derrotas.




Nas semis a Inter era o único clube fora do grupo dos grandes classificado, além dela passaram o Palmeiras, o Santos e o Corinthians. O adversário da Inter de Limeira nesta fase foi o Santos. O primeiro jogo, jogado na Vila Belmiro foi vencido pela Inter pelo placar de 2X0, deixando a torcida santista calada. Na volta, em Limeira, mais uma vitória do time da casa. Placar de 2X1 e passaporte carimbado para a grande decisão.




O adversário da final era o Palmeiras, que não ganhava um título há dez anos, era a oportunidade de ouro para os palmeirenses quebrarem o jejum. O jogo de ida, em Limeira terminou em um empate sem gols, dando esperanças para a torcida alviverde, que decidiria no Morumbi, na capital paulista. Dia 3 de setembro de 1986, estádio do Morumbi, São Paulo. Uma grande festa da torcida do Palmeiras foi feita para receber o time, como se já tivesse conquistado o título antes de começar o jogo. Mas durante o primeiro tempo, o time comandado por Pepe, segurou um empate sem gols, jogando duro com os palmeirenses.




No segundo tempo, a Inter abriu o placar com um gol de Kita aos cinco minutos. Quatro minutos depois, foi a vez de Tato, ex-jogador do Fluminense em 1984, se aproveitar da bobagem do zagueiro do Palmeiras e ampliar a vantagem. Amarildo descontou para os alviverdes, mas já não havia muito o que fazer. Kita ainda perdeu a chance de marcar o terceiro gol no fim da partida. Após o apito final, a cidade de Limeira fez uma grande festa, na volta para casa, os jogadores foram recebidos como heróis.




De fato, eles foram heróis. A Inter de Limeira foi o primeiro clube do interior paulista a conquistar um Campeonato Paulista. Quatro anos depois foi a vez do Bragantino repetir o feito conquistando o Paulistão numa "final caipira" contra o Novorizontino. Em 2002, no ano do centenário do estadual, o Ituano levou o troféu. Dois anos mais tarde o São Caetano, então treinado por Muricy Ramalho conquistou o Paulista numa final contra o Paulista de Jundiaí, chegando até a disputar pênaltis.




Durante a segunda metade dos anos oitenta, a Inter viveu uma excelente fase: além do Campeonato Paulista de 1986, ela foi campeã brasileira da Série B por duas vezes (em 1986 e 1988). Só que depois que a década de 80 acabou, a cidade acabou mudando de prefeito, que não investiu mais na equipe. Desde então, o clube passa por momentos difíceis. Hoje, ela disputa o Campeonato Paulista Série A-3, a terceira divisão do Paulistão.









Inter de Limeira Campeã Paulista de 1986





Em pé: Juarez, Bolívar, Pecos, Silas, Manguinha e João Luis




Agachados: Gilberto Costa, Tato, Kita, João Batista e Lê





Técnico: Pepe