
O nome "Guarani" foi uma homenagem a Carlos Gomes, maestro nascido em Campinas em 1811, cuja maior obra foi a ópera "O Guarani",que conta a história de um índio chamado Peri que se apaixona por Cecy, filha do colonizador espanhol.
O Bugre rapidamente foi conquistando os moradores da cidade interiorana e passou a rivalizar com a Ponte Preta, o outro clube de Campinas, onze anos mais velho que o Guarani. Em 1949, o Guarani conquistou a segunda divisão do Campeonato Paulista, se tornando o primeiro clube do interior do estado a conquistar a divisão de acesso paulista.
Em 1953 foi inaugurado o estádio atual do clube. Ao ver a maquete do projeto do estádio, um jornalista de Campinas colocou no jornal a manchete:"Campinas terá o seu brinco de ouro". O nome acabou sendo adotado como "Brinco de Ouro da Princesa", pela forma do estádio visto do alto, que parecia um brinco e também em referência ao apelido da cidade campineira, que é conhecida como a "princesa do Oeste".
A grande fase do Bugre se deu na segunda metade dos anos 70, quando em 1976 conquistou o primeiro turno do Campeonato

Em sua estreia na Taça Libertadores da América, o Guarani conseguiu f

No ano de 1986, o Guarani chegou a mais uma final de Campeonato Brasileiro. A equipe de Campinas foi enfrentar o São Paulo, do ex-ídolo Careca, que estava vestindo a camisa do tricolor paulista. A final foi jogada no estádio do Brinco de Ouro. O jogo de ida no Morumbi foi disputado no dia 22 de fevereiro de 1987 e terminou empatado em 1X1. Três dias depois, dia 25, o jogo decisivo seria disputado em Campinas. No tempo normal, o placar ficou em 1X1. A decisão acabou indo para os pênaltis, vencida pelo São Paulo por 4X3.
Ainda em 87, houve a confusão da Copa União. O Guarani ficou de fora da Copa União e teve que disputar o Módulo Amarelo, com equipes de menor expressão. O time de Campinas chegou a mais uma decisão, mas perdeu novamente nos pênaltis para o Sport Recife e tiveram que se contentar mais um vice-campeonato brasileiro. Em 1988 o Bugre foi finalista do Campeonato Paulista, mas perdeu o título para o Corinthians com um gol de Viola.
Chegou a década de 90 e parece que a grande geração de craques dos ano

Após essa boa campanha, o alviverde passou mais tempo lutando contra o rebaixamento no Brasileiro e tendo más colocações no Campeonato Paulista. O clube já não tinha mais dinheiro, e não revelava tantos craques como antes. Em 2001 aconteceu o primeiro grande golpe: O Guarani após 51 anos jogando a primeira divisão paulista, acabou sendo rebaixado para a Série A-2. Três anos depois o clube seria rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro.
Em 2006, o Bugre chegou ao fundo do poço: caiu para a Série C do Brasileiro. Em 2008 foi vice-campeão da Série C, perdendo o título para o Atlético Goianiense. Em 2009 chegou ao quarto lugar da Série B subindo junto com Vasco, Atlético Goianiense e Ceará. Em 2010, terminou a Série A em 18º lugar e acabou sendo rebaixado de volta para a segunda divisão do Brasileirão.
Mesmo com todos os problermas, o Guarani possui uma torcida extremamente fiel, sempre disposta a apoiar o clube nos bons e maus momentos. Parabéns à nação bugrina pelos 100 anos de histórias e conquistas.

Nome Completo: Guarani Futebol Clube
Data de Fundação: 2 de abril de 1911
Mascote: Um índio
Endereço: Av. Imperatriz Tereza Cristina, 11, Campinas-SP
Presidente: Leonel Almeida Martins de Oliveira
PRINCIPAIS TÍTULOS
Campeonato Brasileiro
1978
Campeonato Brasileiro Série B
1981
Campeonato Paulista Série A-2
1949
HINO DO GUARANI
Eu levo sempre comigo
Em todo campo que eu for
A bandeira do verde e branco
Símbolo do torcedor
Brinco de Ouro, a nossa taba
Construída com devoção
Nossa família bugrina
Tem raça e tradição
Avante, avante meu Bugre
Com fibra e destemor
A cada nova jornada
Guarani é mais amor
Avante, avante meu Bugre
Que nós vibramos por ti
Na vitória ou na derrota,
Hoje e sempre Guarani
Um comentário:
O Flu mostrou que o impossivel é possivel. Raça de grandes guerreiros. Estou de volta ao Pitacos do Bodaum, te aguardo lá. Abração http://pitacosdobodaum.blogspot.com
Postar um comentário