SESSÃO MEMÓRIA:DEZ ANOS DA TAÇA LIBERTADORES VASCAÍNA

on

Há exatos dez anos, enqüanto a torcida do Vasco ainda festejava os cem anos de fundação do clube, cinco dias depois, os jogadores do clube de São Januário festejavam a conquista inédita da Taça Libertadores em Guayaquil, no Equador, após vencer o Barcelona por 2X1, com gols de Luizão e Donizete.


O Vasco entrou para a Libertadores por causa da conquista do Campeonato Brasileiro de 1997, a diretoria investiu forte e contratou Luizão e Donizete, manteve boa parte do grupo que foi Campeão de 1997 que tinha Carlos Germano, Felipe, Ramon, Mauro Galvão, Pedrinho, Juninho Pernambucano, entre outros craques....


O Vasco caiu num grupo que tinha Grêmio, América do México e Chivas Guadalajara. O início cruzmaltino na competição não foi dos melhores: perdeu os dois jogos contra os times mexicanos fora de casa e empatou com o Grêmio em Porto Alegre. A sorte vascaína só mudaria nos jogos em casa, onde venceu América, Chivas e Grêmio; e garantiu uma vaga na segunda fase.


Na segunda fase, o Vasco pegou o Cruzeiro e passou com facilidade pelo time mineiro. Nas semi-finais eu, o Vasco pegou o River Plate e venceu o primeiro jogo em São Januário por 1X0 e empatou em Buenos Aires por 1X1.


Nas finais, o Vasco enfrentou o Barcelona de Guayaquil e venceu a primeira partida por 2X1, em São Januário e em Guayaqui, enfrentando pressão da torcida equatoriana, repetiu o placar, calando a torcida do Barcelona e levando a Libertadores pra São Januário.




Um comentário:

Impasse Livre disse...

Fantástico lembrar esses momentos. Tb postamos lá no nosso blog! mais fantástico ainda é sabeer que o último carioca cam,p´~eao de um torneiro de prestigio intyernacioonmal é o vasco...tem qu e tirar onda...dez anos do bi da libertadores eui tenho duas , eles não têm!