RIVALIDADES ENTRE BANDAS- TEXTO 100

on

Esse blog, com pouco mais de 5 meses de vida, já chega ao seu post nº 100. E como uma forma de homenagear por esse número tão importante, eu resolvi postar um texto sobre rivalidades entre bandas, artistas e fãs.
Aproveitem!!


BEATLES X ROLLING STONES





De um lado: eles são de Liverpool, são bonzinhos, simpáticos, os genros que toda sogra pediu a Deus: são os Beatles !!!! Do outro lado: eles são maus, rebeldes, rudes, polêmicos: são os Rolling Stones !!!!

A rivalidade entre as duas bandas vem desde que elas praticamente começaram a fazer sucesso, quase ao mesmo tempo. A primeira música de sucesso dos Stones foi “I Wanna Be Your Man”, música de Lennon e McCartney, que pertence ao segundo álbum dos fab-four “With The Beatles”, de 1963. Desde então começou uma rivalidade que atravessou os anos e ainda continua entre os fãs.

Em 1965, os Beatles já estavam com a imagem de “garotos bonzinhos” meio desgastada, e resolveram dar um torço aos Stones, que diziam q eles só faziam músicas do tipo: ”Benzinho, quero pegar na sua mão”. Os rapazes de Liverpool gravaram “Day Tripper”, que é um rock bem mais pesado do que estavam acostumados e com excelentes vocais de Paul McCartney. A música em questão é uma espécie de homenagem à maconha, mostrando que os garotos bonzinhos não eram tão inocentes assim. Desde então, a rivalidade se acirrou ainda mais entre os fãs e até entre alguns integrantes das duas bandas, mas a rivalidade entre os componentes era uma rivalidade “amigável”, as duas bandas se respeitavam.


Em 1970, foi lançado o disco “Let It Be”, o álbum derradeiro dos Beatles, o álbum que marcava o fim da maior banda de todos os tempos, desolação para os fãs dos quatro rapazes de Liverpool. Aproveitando-se disso, o quinteto liderado por Mick Jagger lançou um álbum chamado “Let It Bleed”, que quer dizer “deixe sangrar”.Após o fim dos Beatles, os integrantes das duas bandas se aproximaram mais, mas é claro que sempre um dava alfinetadas no outro diante da imprensa.


A relação de rivalidade entre os fãs era até grande nos anos 60, atualmente está mais respeitosa, por exemplo, a nova geração de fãs, muitas vezes gosta das duas bandas. Mas, a minha opinião é a seguinte: sou beatlemaníaco mesmo, mas até ouço Stones, mas não com tanta freqüência.


CYNDY LAUPER X MADONNA




Essa é uma rivalidade entre duas musas dos anos 80, uma rivalidade entre duas rainhas da música pop da época: Cyndi Lauper e Madonna.

Cyndi começou a fazer sucesso antes de Madonna, foi com o disco “She So Unsual”, de 1983, que tinha o hit “The Girls Just Wanna Some Fun”, que tocou em todo o mundo e a colocou a cantora nova-iorquina em primeiro lugar nas paradas, sendo que ela só começou a fazer sucesso aos 30 anos.


Em 1984, surge uma garota de 26 anos, cantando “Material Girl” e “Like a Virgin”, ela também era loura, era a Madonna, que rapidamente tomou a coroa de Cyndi de rainha do pop nos anos 80 e desde então começou uma rivalidade entre os faz das duas cantoras.


O sucesso de Madonna crescia cada vez mais, enquanto Cyndi ainda conseguia emplacar umas músicas, mas desta vez, ela estava em segundo plano, a mídia tinha olhos para a “Material Girl”, por que ela era mais ousada e mais polêmica.
Lauper ainda participou das filmagens do filme “Goonies” e lançou um disco chamado “True Colors”, que fez sucesso. Mas a cada dia, Madonna ousava cada vez mais e ofuscava Cyndi.


Nos anos 90, Cyndi gravou uma música chamada “Madonna Whore”, que significa “Madonna p$%#”, dando a entender que era um recado para a rainha do pop.Madonna jamais deu alfinetadas em Cyndi, pelo menos em público. Em 2008 as duas “rivais” irão fazer uma série de show aqui no Brasil, Cyndi Lauper virá em novembro, enquanto Madonna vem em dezembro, esquentando a rivalidades entre os fãs, ainda que alguns gostem das duas.



GO-GO´S X BANGLES



São duas bandas formadas por mulheres, californianas e que fizeram sucesso nos anos 80: são as Go-Go´s e as Bangles.

Quando as Bangles foram formadas, em 1981, as Go-Go´s já estavam gravando o seu primeiro LP, o “The Beauty and The Beat”, que atingiu o primeiro lugar nas paradas. E quando as Bangles começaram a fazer sucesso com o disco “All Over Place”, de 1984, as Go-Go´s já eram uma banda consagrada, estavam em seu terceiro álbum, o “Talk Show” e haviam emplacado dois hits naquele ano: “Head Over Heels” e “Turn To You”.


Tudo isso fez com que a mídia começasse a criar uma espécie de rivalidade entre as duas bandas, colocando a imagem das Go-Go´s como as “bad girls” e a imagem das Bangles como as “meninas boazinhas”, graças à voz suave e doce da vocalista Susanna Hoffs.


E de fato, houve uma pequena rivalidade entre fãs das duas bandas nos EUA, mas isso não durou muito, por que, enquanto uma banda estava começando a fazer sucesso (Bangles), a outra estava se separando (Go-Go´s).


Outro fato dessa rivalidade entre fãs não ter durado muito é que as duas bandas são amigas e se ajudam muito. Por exemplo: a Vicki Peterson tocou com as Go-Go´s em 1994, para substituir Charlotte Caffey, que estava grávida. Susanna Hoffs já fez backing vocal na carreira solo de Belinda Carlisle e ainda escreveu uma música para o álbum mais recente das Go-Go´s, o “God Bless The Go-Go´s”, de 2001. Gina Schock, baterista das Go-Go´s já tocou com Debbi Peterson, baterista das Bangles.


E atualmente, o mais comum é que quando um fã gosta de Go-Go´s também gosta de Bangles e vice-versa. Embora existam alguns fãs mais fissurados que insistem com essa rivalidade, por exemplo esse blog:http://blogs.tampabay.com/80s/2006/10/are_you_ready_f_1.html, e tem também a parte do cara que defende as Go-Go´s: http://blogs.tampabay.com/popmusic/2006/10/blog_battle_the.html, o legal é ler os comentários dos fãs, se você entender inglês, bom divertimento!!

Bom, agora a minha opinião, eu gosto demais das duas bandas, sou fãzaço tanto de uma quanto de outra, são as duas melhores bandas femininas da história, que na minha opinião, essa rivalidade entre fãs já devia ter acabado faz tempo.



GUNS´N´ROSES X NIRVANA


Essa sim é que pode ser chamada de verdadeira rivalidade rock´n´roll: duas bandas que explodiram no início dos anos 90: Guns e Nirvana.


O grupo liderado por Axl Rose começou a fazer sucesso no fim dos anos 80 com o seu som agressivo ao estilo hard-rock, mas também tinha um pouco de metal no seu som. Em 1991, o grupo de Seattle liderado por Kurt Cobain, estourou as paradas de sucessos com o hit “Smells Like Teen Spirit”, fazendo uma revolução na música e dando início do movimento grunge, que seria marca registrada da década de 90.


Desde essa época, Guns e Nirvana não se bicariam. No VMA de 1992, Axl xingou Kurt e a sua mulher Courtney Love, ao final do show do Nirvana, os integrantes do grupo quebraram os instrumentos musicais e fizeram piada do líder do Guns, eles gritavam “Hi, Axl, hi Axl!!”.


Após a morte de Kurt, em 1994, aos 27 anos, a rivalidade entre Guns e Nirvana esfriou um pouco, a ponto de numa entrevista, Axl declarar que tinha respeito pelo movimento grunge.


A rivalidade entre os fãs de ambas as bandas ainda persiste, mesmo quase quinze anos depois da morte de Kurt, quem gosta de Nirvana não quer nem ouvir falar de Guns e vice-versa. Aqui em casa mesmo eu tenho um exemplo.


A opinião do blogueiro: Eu gostava das duas bandas quando elas faziam sucesso, mas ainda acho Guns melhor, mesmo com essa enrolação do Axl de lançar o “Chinese Democracy”.

4 comentários:

Line disse...

aaaah, pára!!

Guns é melhor no ânus, flw?

=p

zoa...

mas então... post foda!

Beijos, Léo!

;******

Juh disse...

beatles x stones não tem como comparar, duas bandas maravilhosas e totalmente diferentes. Madonna x Cindy L, s/ comentários...enquanto só se fala da vinda da madonna ao brasil eu pelo menos nem sabia q a cindy viria...rsrs...qnto a guns x nirvana, tb s/ comentários... guns é mto bom, mas nirvana dxa no chinelo! :P
Post mto bom!
é isso aí! fui!

Anônimo disse...

Nirvana maior banda de todos os tempo porra

dexter gskill disse...

Metallica Vs Megadeth