CARAVELA SEM RUMO

on


Pela primeira vez em sua história, o Vasco é rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro, mas, na minha opinião, como torcedor, não acho que essa queda foi injusta, pelo contrário:foi merecida, há muito tempo o Vasco disputava o Campeonato Brasileiro não para lutar pelo título, mas para brigar pra não cair.


Essa queda vem se desenhando desde 2001, mais ou menos, quando o clã Miranda assumiu a posse da Colina e passou a se comportar como donos do clube, logo nos seus primeiros meses de administração, brigou com a empresa fornecedora de material esportivo e com o patrocinador da época, moral da história:o Vasco ficou sem patrocínio durante anos e ainda em 2001 teve que inventar uma "marca" para vestir seus atletas, a famigerada VG, que simplesmente copiava a camisa gloriosa da Kappa de 1998 e no lugar do logo da Kappa, eles colocavam o símbolo da VG.


Isso sem falar em brigas com estrelas do time, grandes jogadores do clube que saíram do Vasco por não concordarem com o estilo de administração do aprendiz de ditador,vices seguidos para o Flamengo, fanfarronices sem fim em rede nacional, fazendo com que o Vasco se tornasse um clube antipático.


No início de 2008, o ex-ditador fechou um acordo com a MRV, empresa de engenharia para patrocinar o time, e dizia aos quatro ventos que o patrocínio era o segundo maior do Brasil e ainda contratou Romário como treinador e Alfredo Sampaio como auxiliar, além de vários jogadores que em condições normais não deviam nem passar pela calçada de São Januário. Ora, Hitler da Colina, o patrocínio não era o segundo maior do Brasil? Por que você colocou o Romário como técnico?


Ainda no início do ano, o ex-dono do clube, não sei que tipo de charuto ele andou fumando, resolveu levar esse time fraco para participar de um torneio em Dubai. Moral da história:perdeu para um time reserva do Hamburgo, com direito até a levar um gol do meio de campo e sofreu para vencer o "super esquadrão" dos Emirados Árabes por 1X0. O Vasco voltou ao Brasil com um vergonhoso segundo lugar. Isso já mostrava q 2008 seria um ano difícil para os vascaínos.


Chega o Estadual e mais uma vergonha, com direito ao ex-ditador a aparecer em rede nacional e falar que o Vasco não perdia mais esse ano, na partida seguinte, perdeu outra vez e deu adeus ao sonho de ser Campeão Carioca.


Fim do mês de junho, as tão sonhadas eleições ocorrem na sede do Calabouço, após muito tempo de espera, Roberto Dinamite vence as eleições, era o fim da era Miranda.


Com o fim da "ditadura nazi-fascista-franco-salazarista", era a hora da nova administração conferir as finanças do clube, encontraram um quadro aterrorizante, o Vasco devia 250 milhões de reais!!!!!!!!!


As cotas de TV estavam todas comprometidas, o "mega patrocínio" da MRV era uma esmola de 3 milhões por ano e o outro patrocínio com a rede de lanchonetes Habib´s era outra esmola, que ainda não foi de todo divulgado, mas o pagamento deve ser em esfihas, kibes e refrigerantes.


Com um quadro financeiro assim, não dava pra montar um time forte e o Campeonato estava em andamento, e o Vasco não ia bem, a relação dos atletas com o técnico Antônio Lopes não era das melhores. Por razões financeiras, eu acho, demoraram pra demitir Antônio Lopes, mas depois que o demitiram, a emenda foi pior que o soneto: Dinamite resolveu confiar no amigo Tita, que como ex-jogador do Vasco foi maravilhoso, Campeão Carioca de 1987 em cima do Flamengo, mas como treinador, era fraco, só teve experiência em clubes de Série C. Por acaso, Dinamite, nunca ouviu falar na expressão "amigos, amigos, negócios à parte"?


Tita transformou o Vasco em balcão de negócios, a diretoria contratou vários jogadores agenciados por ele, entre eles um tal de Johnny, que só jogou três jogos pelo CRB, fez gol contra em um e foi expulso em outro. Você acha que um cara desses teria condições de vestir a camisa do Vasco?? Dinamite e Tita achavam que sim.


O Vasco continuava a perder e suas chances de permanecer na Série A diminuirem cada vez mais. Após a eliminação para o Palmeiras na Copa Sul-Americana, o estagiário de técnico e empresário de jogadores nas horas vagas, entrega o cargo.


Chega Renato Gaúcho, que durante o ano de 2008 abriu a boca demais e só engoliu sapos, como a derrota para a LDU na Libertadores, quando ele treinava o Fluminense, e mesmo no Vasco, continuou cometendo erros, achando que era um grande técnico. Ele apostava em formações ofensivas demais para um time que tinha uma defesa que parecia uma peneira furada, moral da história:a segunda pior defesa do Brasileiro e rebaixamento para a Série B após derrota para o Vitória em São Januário.


Após a partida, Renato Gaúcho tirou o corpo fora, dizendo que estava saindo do Vasco. É, Renato, fez a besteira e fez que não era contigo. Muito legal de sua parte....

Agora, a caravela vascaína luta para voltar a encontrar o seu rumo, felizmente hoje, a diretoria acabou de fechar um patrocínio com uma grande estatal e pode pintar um bom treinador por aí.....


Dinamite, você ainda tem dois anos e meio para consertar os seus erros, e o tempo está correndo, o Vasco e sua torcida não podem mais esperar.

Aliás, falando em torcida, parabéns para a torcida do Vasco que lotou São Januário nas últimas partidas, e quando caiu, continuaram cantando o hino do clube. Linda demonstração de amor ao Vasco!!


3 comentários:

Douglas Martins disse...

ótimo texto, na verdade o Vasco vem se arrastando a tempos mesmo, espero que se reestruture e volte a elite, como fez Atletico MG, Corinthias e etc.

Maldita Futebol Clube disse...

A diretoria Dinamite trabalha de modo invisivel e mostra resultados em tres meses, apesar da queda. recuperou a confiança e a credibilidade do mercado no clube trouxe patrocinios de 22 mi ano no que eram 7 mi(camisa e roupa)..planeja 2009 de forma coerente e começa bem com um técnico de gabarito...e bem cotado... e não foi o vasco quem caiu, foi eurico quem o derrubou e a série B quem cresceu...abs, leandro

Brasil Empreende disse...

Ola visitei seu blog e achei um barato e gostaria de convidar para acessar o meu também, conferir a postagem desta semana: Estratégia Esportiva – Versão: A águia e a galinha. E fizemos também uma mensagem especial de fim de ano para você.
Sua visita será um grande prazer para nós.
Acesse: www.brasilempreende.blogspot.com
Atenciosamente,
Sebastião Santos.