BANDA DO MÊS: STYX

on

O Styx é considerado um dos clássicos do soft-rock. O grupo foi formado em Roseland, Chicago em 1961. O nome original da banda era The Tradewinds e seus integrantes originais eram:Danny De Young (vocal), Chuck Panozzo (baixo), John Panozzo (bateria) e James Young (guitarra).

Em 1972 o grupo muda de nome e decide se chamar Styx, no mesmo ano eles assinaram um contrato com a gravadora Wooden Nickel e lançaram um álbum que levava o nome da banda. Esse disco passou despercebido. No ano seguinte foi lançado Styx II, o segundo trabalho de gravação, que desta vez teve um pequeno êxito: a música "Lady".

Em 1974 foram lançados dois outros discos: The Serpent Is Rising e Man Of Miracles. Esses dois álbuns mostravam um grupo mais focado no rock progressivo, tentando investir até em óperas-rock, o que seria mais ou menos a marca do grupo nos anos 80.

Em 1975 eles trocam de gravadora, agora assinam com a A&M. Eles gravaram o álbum Equinox, que fez algum sucesso de vendas e críticas e emplacou um hit: "Lorelei". Em 1976, eles mudam o guitarrista, entrou Tommy Shaw e eles gravaram mais um disco, o Crystal Ball.

Em 1977 é que realmente o Styx alcança o sucesso. Foi lançado o The Grand Illusion, que teve três hits:"The Grand Illusion", "Come Sail Away" e "Fooling Youself (The Angry Young Man)". E ainda receberam o disco de platina. Em 1978 o sucesso se repetiu com o "Pieces Of Eight", duas músicas viraram sucesso: "The Blue Collar Man (Long Nights)" e "Renegade". Em 1979 saiu o Comerstone, que teve o maior sucesso da banda, pelo menos em terras brasileiras, a linda balada "Babe".

Em 1981 foi gravado o Paradise Theatre, teve dois sucessos: "The Best Of Time" e "Too Much Time On My Hands". Em 1983 foi lançado o Kilroy Was Here. Esse disco teve uma faixa chamada "Mr.Roboto", que era uma ópera rock e que fez um grande sucesso e foi um dos grandes marcos dos anos 80. Em 1984 a banda teve a sua primeira separação.

Em 1989 o Styx volta às atividades e lançam o "Edge Of the Century", que não obteve o mesmo êxito dos discos anteriores. Em 1992 eles se separam novamente e só retornariam em 1995, com a formação toda modificada. Em 1996 John Panozzo saiu da banda por causa de problemas de saúde, Todd Suchermann entrou em seu lugar. Ainda em 96 gravaram o "Return To Paradise", que se saiu bem com a música "Paradise" sendo executada em várias estações de rádio.

Em 1999 eles gravaram outro disco, o "Brave New World", já sem Danny de Young nos vocais. Chuck Panozzo também sai da banda por problemas de saúde. Agora nos vocais e no baixo está Glen Burtnik. Em 2003 eles gravaram o "Cyclorama", seu mais recente trabalho.

Atualmente o Styx está em turnê junto com REO Speedwagon e continuam mostrando que ainda tem estão com muita força no mundo do rock e cada vez mais conquistam novos fãs pelo mundo.

2 comentários:

Blog do Vascão disse...

Sinceramente não conheço os caras e nunca ouvi falar deste nome, quem sabe já escutei algumas músicas, mas de cara não lembro.
Abraço
Jeferson

Impasse Livre disse...

cara, o som é maeniríssimo. Bem lembrado. aliás, veja se saca a parada de lá do meu post..."em algum lugar do passado. abs, leandro