SESSÃO MEMÓRIA: HÁ 15 ANOS O BOTAFOGO ERA CAMPEÃO BRASILEIRO

on


Ser botafoguense é ser supersticioso, é sofrer até o último minuto com uma vitória que poderia estar garantida ainda no primeiro tempo. É sempre acreditar e cultuar seus eternos ídolos como deuses. Foi assim que a torcida festejou o título brasileiro de 1995, com sofrimento e muita luta, principalmente muita alegria.

O time botafoguense era uma parte da base mantida após o título da Copa Conmebol, que terminou o Brasileiro daquele ano em 31º lugar, em penúltimo. Em 1994 foram contratados mais alguns reforços, inclusive Túlio, o grande nome da conquista de 95, que foi o artilheiro do Brasileirão de 1994.

O campeonato Brasileiro de 1995 contava com 24 clubes, sendo 12 times divididos em duas chaves. O Cruzeiro terminou a primeira fase em primeiro lugar do grupo e se garantiu nas semifinais enquanto o Botafogo ficou em quinto lugar com onze jogos disputados, cinco vitórias, três empates e três derrotas. Na segunda fase, onde os clubes de um grupo enfrentavam de outro, o Fogão ficou em primeiro lugar com onze jogos, oito vitórias, três empates e apenas uma derrota. Terminou em primeiro lugar do grupo A e se classificou para as semifinais junto com o Santos, primeiro colocado do Grupo B. Cruzeiro e Fluminense já haviam se classificado ao terminarem em primeiro de seus grupos na fase anterior.

Nas semifinais o Botafogo enfrentou o Cruzeiro. O primeiro jogo no Mineirão terminou em 0X0. O segundo jogo, no Maracanã terminou com mais um empate, desta vez em 1X1. O alvinegro se classificou para a final por critério de melhor campanha que o time mineiro. O Santos, por sua vez foi goleado por 4X1 pelo Fluminense no Maracanã. No jogo de volta, com show de Giovani, o Peixe venceu o tricolor por 5X2 e carimbou seu passaporte para a decisão.

Chegou o dia da final do Brasileirão. Dois times clássicos, que levantavam título entre os anos 50 e 60, tinham grandes craques em sua história, se enfrentariam em uma final de Brasileiro. O Maracanã ficou preto e branco, a torcida botafoguense viu o seu time vencer o Santos por 2X1com um dos gols marcados por Túlio, artilheiro do campeonato. O segundo jogo, no Pacaembu terminou com um empate em 1X1 entre santistas e botafoguenses. O gol do Botafogo foi marcado por Túlio, que após o apito final, ergueu a bola do jogo como se fosse seu troféu.

HINO DO BOTAFOGO

Botafogo, Botafogo,
campeão desde 1910
És herói em cada jogo,
Botafogo, por isso que tu és
e hás de ser nosso imenso prazer

Tradições aos milhões tens também
Tu és o glorioso,
não podes perder,
perder para ninguém!

Em outros esportes, tua fibra está presente,
honrando as cores do Brasil e da nossa gente

Na estrada dos louros, um facho de luz
Tua estrela solitária te conduz!

Botafogo Campeão Brasileiro de 1995
Em pé: André Silva, Wilson Goiano, Gonçalves, Beto, Gottardo e Wagner
Agachados: Túlio, Donizete, Jamir, Sérgio Manoel e Leandro Ávila
Técnico: Paulo Autuori


Nenhum comentário: