SESSÃO MEMÓRIA: OS 40 ANOS DA TAÇA DE PRATA TRICOLOR

on


No ano em que o torcedor do Fluminense celebra o seu segundo (ou terceiro) título brasileiro, também se comemora o quadragésimo aniversário da conquista do torneio Roberto Gomes Pedrosa, mais conhecido como Taça de Prata, considerado o primeiro título brasileiro do Tricolor das Laranjeiras.

A Taça de Prata foi um torneio nacional disputado entre 1967 e 1970. Em 1967 e 1968 foi disputada paralelamente com a Taça Brasil. O torneio era nada mais nada menos que um Rio-São Paulo ampliado, incluindo agora clubes de Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia e Pernambuco.

Na edição de 1970, o Fluminense sequer era cotado como favorito ao título. Os favoritos eram Palmeiras, que já contava com Ademir da Guia e ainda tinha o embrião da chamada "Academia", que seria bi-campeã brasileira em 1972 e 73. O Cruzeiro dos tri-campeões Tostão, Fontana e Piazza. O Santos de Pelé e o forte time do Grêmio, campeão gaúcho de 70.

O Fluminense ficou no Grupo B ao lado de Cruzeiro, Internacional, Flamengo, Corinthians, Santa Cruz, Atlético Paranaense, Ponte Preta e Vasco. O tricolor terminou a primeira fase em segundo lugar em sua chave com 16 jogos disputados. Oito vitórias, quatro empates e quatro derrotas. Em segundo lugar, o Flu conseguiu se classificar para o quadrangular final que tinha Atlético Mineiro, Cruzeiro e Palmeiras.

Foi no quadrangular final que brilhou a estrela de Mickey, jogador do Fluminense que comemorava os gols fazendo o gesto de paz e amor. Ele marcou o gol da vitória tricolor sobre o Palmeiras por 1X0 na estreia do quadrangular. No jogo contra o Cruzeiro, Mickey marcou mais um gol que deu a vitória para o Fluminense.

Dia 20 de dezembro de 1970, Maracanã. O Fluminense enfrentaria o Atlético Mineiro e precisava de apenas um empate para conquistar a Taça de Prata. Mickey abriu o placar para o Flu após receber cruzamento na área do Atlético e arrematar de cabeça. O Galo empatou dos dois do segundo tempo com Vaguinho. Mas o placar não era o suficiente e o Fluminense pôde pela primeira vez festejar o título de Campeão do Brasil, como dizia a mídia na época.

HINO DO FLUMINENSE

Sou tricolor de coração.
Sou do clube tantas vezes campeão.
Fascina pela sua disciplina,
O fluminense me domina.
Eu tenho amor ao tricolor!

Salve o querido pavilhão,
Das três cores que traduzem tradição:
A paz, a esperança e o vigor.
Unido e forte pelo esporte,
Eu sou é tricolor!

Vence o fluminense
Com o verde da esperança,
Pois quem espera sempre alcança.
Clube que orgulha o brasil,
Retumbante de glórias e vitórias mil!

Sou tricolor de coração.
Sou do clube tantas vezes campeão.
Fascina pela sua disciplina,
O fluminense me domina.
Eu tenho amor ao tricolor!

Salve o querido pavilhão,
Das três cores que traduzem tradição:
A paz, a esperança e o vigor.
Unido e forte pelo esporte,
Eu sou é tricolor!

Vence o fluminense
Com sangue do encarnado,
Com amor e com vigor.
Faz a torcida querida
Vibrar com a emoção do tricampeão!

Vence o fluminense,
Usando a fidalguia.

Branco
é paz e harmonia.
Brilha com o sol da manhã,
Qual luz de um refletor.

Salve o tr
icolor!!!
Fluminense campeão da Taça de Prata de 1970
Em pé: Oliveira, Félix, Denílson, Galhardo, Assis e Marco Antônio
Agachados: Cafuringa, Didi, Mickey, Samarone e Lula
Técnico: Paulo Amaral



Nenhum comentário: