SESSÃO MEMÓRIA: VINTE ANOS DO PRIMEIRO BRASILEIRO DO TIMÃO

on

Há duas décadas a torcida corintiana festejava o seu primeiro título brasileiro. Depois de ficar 23 anos sem conquistar um título, jejum quebrado em 1977 com o título paulista sobre a Ponte Preta, o Timão almejava mais do que nunca um título nacional. O mais próximo do título brasileiro que o Corianthians havia chegado até então foi um vice-campeonato em 1976, perdendo para o Internacional na final.

O Campeonato Brasileiro de 1990 contava com 20 clubes, que disputavam a primeira fase em dois grupos divididos em dez clubes cada um. O curioso desse campeonato foi a presença de Bragantino, campeão Paulista de 1990 e campeão da Série B de 1989; São José, vice-campeão da Série B de 89 e da Inter de Limeira.

O Corinthians ficou no Grupo A na primeira fase do Brasileirão. Nessa fase, os times do Grupo A enfrentavam os times do Grupo B. Na primeira fase o time do Parque São Jorge terminou em segundo lugar, atrás do Atlético Mineiro, se classificando para as quartas de final do torneio. Dez partidas disputadas, seis vitórias, dois empates e duas derrotas.

Na segunda fase os times se enfrentavam dentro do mesmo grupo. O grupo do Corinthians tinha Atlético Mineiro, Bragantino, Goiás, Bahia, Botafogo, Vasco, Santos, Internacional e Portuguesa. Nessa segunda fase, o Timão não fez uma boa campanha, terminou em penúltimo em sua chave com apenas duas vitórias em dez jogos, mas mesmo assim ele já estava classificado para a fase seguinte. No resultado final, o Cortinthians terminou em quarto lugar do Grupo A e se garantiu nas quartas.


Nas quartas de final o Corinthians enfrentou o Atlético Mineiro e derrotou o Galo por 2X1 no jogo no Pacaembu e empatou em 0X0 no Mineirão, se garantindo nas semifinais. Pelas semis o Timão enfrentou o Bahia, campeão brasileiro de 1988. Novamente uma vitória corintiana por 2X1 no Pacaembu e um outro empate sem gols em Salvador. O Coringão estava classificado para a decisão e ia enfrentar o São Paulo.

No primeiro jogo da final, disputado no Pacaembu, deu Corinthians 1X0 com gol de Wilson Mano. No jogo decisivo, no Morumbi, casa do São Paulo, o Timão após muita pressão são paulina só conseguiu marcar o gol do título aos nove do segundo tempo com Tupãzinho, que virou herói da Fiel. Pela primeira vez a torcida corintiana festejava um título brasileiro.

HINO DO CORINTHIANS

Salve o Corinthians,
o campeão dos campeões!
Eternamente, dentro dos nossos corações.
Salve o Corinthians,
de tradições e glórias mil.
Tu és o orgulho
dos desportistas do Brasil!

Teu passado é uma bandeira.
Teu presente é uma lição.
Figuras entre os primeiros
do nosso esporte bretão!

Corinthians grande, sempre altaneiro! És do Brasil, o clube mais brasileiro!

Corinthians Campeão Brasileiro de 1990
Em pé: Giba, Jacenir, Marcelo, Guinel, Márcio e Ronaldo
Agachados: Fabinho, Wilson Mano, Tupãzinho, Neto e Mauro
Técnico: Nelsinho Baptista




Nenhum comentário: