SESSÃO MEMÓRIA: OS 30 ANOS DO TERCEIRO TRI DO FLAMENGO

on


Há 30 anos a torcida do Flamengo comemorava o seu terceiro dos cinco tri-campeonatos cariocas conquistados. Em 1978 o título foi conquistado cm um gol de Rondinelli numa final contra o Vasco no final da partida, o chamado Deus da Raça fez um gol de cabeça. No primeiro semestre de 1979 houve o Campeonato Carioca "especial", que foi uma loucura da FFERJ em fazer tipo uma continuação do Estadual de 78. O Flamengo levou o bi-campeonato outra vez em cima do Vasco com o placar de 3X2.

No mês de maio começou o Campeonato Carioca propriamente dito com um regulamento meio maluco onde tinham 18 clubes em disputa e os dez primeiros colocados iam para o chamado Grupo dos Vencedores e os oito últimos iam para o Grupo dos Perdedores.

O Flamengo fez uma campanha perfeita na Taça Guanabara. Dos 17 jogos disputados, perdeu apenas um. E acabou saindo com o título do primeiro turno carioca. No segundo turno, a Taça Inocêncio Pereira Leal, iniciado em julho, os rubro-negros jogaram 9 vezes, ficando com seis vitórias, um empate e duas derrotas, mas mesmo assim, o Flamengo conquistou o segundo turno após derrotarem o Fluminense por 1X0 dia 23 de setembro.

Para o terceiro turno, a chamada Taça Organizações Globo, foram classificados os seis primeiros colocados do segundo turno, o "grupo dos vencedores":Flamengo, Botafogo, Vasco, Fluminense, Americano e Goytacaz e os dois primeiros colocados do "grupo dos perdedores":Bangu e Portuguesa da Ilha.

No total foram oito equipes jogando entre si em turno e returno. Novamente brilhou a estrela do Flamengo, que teve a melhor campanha durante todo o campeonato e precisou apenas de um empate com o Botafogo por 0X0 no dia 4 de novembro para levantar o título. Além do tri-campeonato, o Flamengo também emplacou Zico como artilheiro do torneio com 34 gols. Foi a partir desse time que foi formado o alicerce do super time rubro-negro que ganhou quase tudo que disputou no início dos anos 80.

Flamengo Tri-Campeão Carioca 1979

Em pé:Rondinelli, Cantarelli, Manguito, Ramirez, Paulo César Carpagiani e Júnior

Agachados: Reinaldo, Adílio, Cláudio Adão, Zico e Júlio César

Técnico:Cláudio Coutinho


2 comentários:

Blog do Vascão disse...

E ai Léo blz?

Pasando para lhe avisar que falei sobre o Blog do DEBATSPORTS na minha última postagem la no meu blog e coloquei o link no post.

Aguardo seu comentário.
Abraço
Jeferson

Wilson Oliveira disse...

Muito bom relembrar as conquistas do passado do glorioso Mengao!

E independente de como foram organizados os campeonato, se o Flamengo tava na disputa, era pra vencer. E assim foi!

Parabens ao Mengao!

Parabens pela postagem, Leo!

Abração!