SESSÃO MEMÓRIA: HÁ 15 ANOS O PALMEIRAS LEVANTAVA O TETRA BRASILEIRO

on


Dia 18 de dezembro de 1994, era a vez do Palmeiras gritar que era tetra-campeão, grito que havia sido dado pela seleção brasileira cinco meses antes nos Estados Unidos e que a base do grupo de jogadores era este grande time palmeirense comandado por Vanderlei Luxemburgo.

O Palmeiras tinha como parceira a empresa de laticínios Parmalat desde 1993, com a ajuda dela que o time alviverde havia montado um time bastante forte e que conquistouo tri-campeonato nacional em 1993. E a base foi mantida pra 1994.

O Verdão começou o campeonato no Grupo D. Foram seis clubes dividos em quatro grupos na primeira fase. No total 24 clubes disputaram a Série A de 94. Os adversários do Palmeiras foram:Fluminense, Paraná, Internacional, União São João e Náutico. O time do Parque Antártica já fo mostrando sua superioridade. Das 10 partidas disputadas, venceu nove e empatou apenas uma, se classificando para asegunda fase em primeiro lugar do grupo. Além dele, se classificaram Fluminense, Paraná e Internacional. União São João e Náutico foram eliminados e consequentemente rebaixados para a Série B.

Na segunda fase, os palmeirenses pegaram um grupo mais complicado com mais sete adversários:Sport Recife, São Paulo, Bahia, Santos, Botafogo, Flamengo e Paraná. O Palmeiras terminou a fase em primeiro lugar com sete jogos, quatro vitórias, dois empates e somente uma derrota, se garantindo na fase seguinte. Na outra fase, o Palmeiras manteve a mesma chave, mas enfrentou os advesários de outro grupo, terminou em sétimo lugar com oito jogos, duas vitórias, dois empates de quatro derrotas. O time alviverde passou de fase, graças ao bom desempenho na fase anterior.

Nas semifinais o Palmeiras enfrentou o jovem e habilidoso time do Guarani e no jogo de ida em São Paulo, os palmeirenses derrotaram os campineiros por 3X1. No jogo da volta, em Campinas, outra vitória palmeirense por 2X1 e Verdão garantido na final do Brasileiro.

A final foi contra o arqui rival Corinthians. Rivalidade a flor da pele. E no jogo de ida no Pacaembu, deu Palmeiras 3X1. Com um show de Edmundo e Rivaldo, que marcou os três gols em cima do Timão. O segundo jogo da final foi realizado dia 18, no Pacaembu e o Palmeiras precisava perder por dois gols de diferença pra levar o tetra. A partida foi muito tumultiada com expulsões, como todo grande clássico. O Corinthians abriu o placar com Marques, mas no segundo tempo, Rivaldo acabou com as esperanças corintianas e deu o quarto título brasileiro para o Palmeiras. Placar final: Corinthians 1X1 Palmeiras. Palmeiras Tetra-Campeão Brasileiro de 1994.

HINO DO PALMEIRAS

Quando surge o alviverde imponente
No gramado em que a luta o aguarda,
Sabe bem o que vem pela frente.
Que a dureza do prélio não tarda!

E o Palmeiras no ardor da partida,
Transformando a lealdade em padrão.
Sabe sempre levar de vencida
E mostrar que, de fato, é campeão!

Defesa que ninguém passa.
Linha atacante de raça.
Torcida que canta e vibra!!!

Defesa que ninguém passa.
Linha atacante de raça.
Torcida que canta e vibra
Por nosso alviverde inteiro,
Que sabe ser brasileiro,
Ostentando a sua fibra!

Palmeiras Tetra-Campeão Brasileiro 1994
Em pé: Cléber, Velloso, César Sampaio, Claudio, Wagner e Antônio Carlos
Agachados:Edmundo, Flávio Conceição, Evair, Rivaldo e Zinho
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Um comentário:

Carol Sakurá disse...

Belo revival!

Na época dessa conquista eu era novinha e deveria ter uns 12 anos.Estava aprendendo a gostar de futebol.
De fato,era um time fenomenal!Os melhores na minha opinião eram:Zinho e Evair.
Puxa...15 anos?
Me senti uma velha agora...rsrsrs

Bjs!