SESSÃO MEMÓRIA: GUARANI CEM ANOS DE HISTÓRIA

on

Com um dia de atraso, escrevo este post para homenagear o centenário do único campeão brasileiro do interior. Peço desculpas à torcida bugrina pelo atraso. O Guarani Futebol Clube foi fundado na verdade no dia 1º de abril de 1911 por 12 jovens moradores de Campinas, cidade do interior paulista. Como o dia primeiro de abril é o "Dia da Mentira", os fundadores decidiram oficializar a data de criação do novo clube para 2 de abril.

O nome "Guarani" foi uma homenagem a Carlos Gomes, maestro nascido em Campinas em 1811, cuja maior obra foi a ópera "O Guarani",que conta a história de um índio chamado Peri que se apaixona por Cecy, filha do colonizador espanhol.

O Bugre rapidamente foi conquistando os moradores da cidade interiorana e passou a rivalizar com a Ponte Preta, o outro clube de Campinas, onze anos mais velho que o Guarani. Em 1949, o Guarani conquistou a segunda divisão do Campeonato Paulista, se tornando o primeiro clube do interior do estado a conquistar a divisão de acesso paulista.

Em 1953 foi inaugurado o estádio atual do clube. Ao ver a maquete do projeto do estádio, um jornalista de Campinas colocou no jornal a manchete:"Campinas terá o seu brinco de ouro". O nome acabou sendo adotado como "Brinco de Ouro da Princesa", pela forma do estádio visto do alto, que parecia um brinco e também em referência ao apelido da cidade campineira, que é conhecida como a "princesa do Oeste".

A grande fase do Bugre se deu na segunda metade dos anos 70, quando em 1976 conquistou o primeiro turno do Campeonato Paulista. Dois anos depois, o time alviverde surpreendeu o país inteiro, ao sagrar-se campeão brasileiro de 1978 em cima do Palmeiras em Campinas com um gol de Careca (foto), que aos 18 anos de idade já era o capitão do time. No jogo de ida, no Pacaembu, o time Guarani venceu por 1X0, gol de Zenon.

Em sua estreia na Taça Libertadores da América, o Guarani conseguiu fazer a sua melhor campanha no torneio continental, terminando em terceiro lugar. Em 1980, não foi bem no Campeonato Paulista. Como na época os estaduais eram qualificatórios para as divisões do Campeonato Brasileiro, o Bugre teve que jogar a Série B em 1981. Em 1981, o Guarani conquistou o Campeonato Brasileiro da Série B e voltou à elite do Brasileiro. Em 1982 foi semifinalista do Campeonato Brasileiro, perdendo a vaga na final para o Flamengo, que seria bi-campeão Brasileiro. Em 1984 surgiu no clube um garoto exímio batedor de faltas e polêmico: o atacante Neto (foto).

No ano de 1986, o Guarani chegou a mais uma final de Campeonato Brasileiro. A equipe de Campinas foi enfrentar o São Paulo, do ex-ídolo Careca, que estava vestindo a camisa do tricolor paulista. A final foi jogada no estádio do Brinco de Ouro. O jogo de ida no Morumbi foi disputado no dia 22 de fevereiro de 1987 e terminou empatado em 1X1. Três dias depois, dia 25, o jogo decisivo seria disputado em Campinas. No tempo normal, o placar ficou em 1X1. A decisão acabou indo para os pênaltis, vencida pelo São Paulo por 4X3.

Ainda em 87, houve a confusão da Copa União. O Guarani ficou de fora da Copa União e teve que disputar o Módulo Amarelo, com equipes de menor expressão. O time de Campinas chegou a mais uma decisão, mas perdeu novamente nos pênaltis para o Sport Recife e tiveram que se contentar mais um vice-campeonato brasileiro. Em 1988 o Bugre foi finalista do Campeonato Paulista, mas perdeu o título para o Corinthians com um gol de Viola.

Chegou a década de 90 e parece que a grande geração de craques dos anos 70 e 80 era passado. O Guarani já não tinha mais aquela força de antes. No ano de 1994, conseguiu o seu último grande feito no Campeonato Brasileiro: chegou em quarto lugar e teve o atacante Amoroso (foto), de apenas 20 anos como artilheiro da competição, que teve o Palmeiras como campeão.

Após essa boa campanha, o alviverde passou mais tempo lutando contra o rebaixamento no Brasileiro e tendo más colocações no Campeonato Paulista. O clube já não tinha mais dinheiro, e não revelava tantos craques como antes. Em 2001 aconteceu o primeiro grande golpe: O Guarani após 51 anos jogando a primeira divisão paulista, acabou sendo rebaixado para a Série A-2. Três anos depois o clube seria rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro.

Em 2006, o Bugre chegou ao fundo do poço: caiu para a Série C do Brasileiro. Em 2008 foi vice-campeão da Série C, perdendo o título para o Atlético Goianiense. Em 2009 chegou ao quarto lugar da Série B subindo junto com Vasco, Atlético Goianiense e Ceará. Em 2010, terminou a Série A em 18º lugar e acabou sendo rebaixado de volta para a segunda divisão do Brasileirão.

Mesmo com todos os problermas, o Guarani possui uma torcida extremamente fiel, sempre disposta a apoiar o clube nos bons e maus momentos. Parabéns à nação bugrina pelos 100 anos de histórias e conquistas.

DADOS DO CLUBE
Nome Completo: Guarani Futebol Clube
Data de Fundação: 2 de abril de 1911
Mascote: Um índio
Endereço: Av. Imperatriz Tereza Cristina, 11, Campinas-SP
Presidente: Leonel Almeida Martins de Oliveira

PRINCIPAIS TÍTULOS
Campeonato Brasileiro
1978

Campeonato Brasileiro Série B
1981

Campeonato Paulista Série A-2
1949

HINO DO GUARANI
Eu levo sempre comigo
Em todo campo que eu for
A bandeira do verde e branco
Símbolo do torcedor

Brinco de Ouro, a nossa taba
Construída com devoção
Nossa família bugrina
Tem raça e tradição

Avante, avante meu Bugre
Com fibra e destemor
A cada nova jornada
Guarani é mais amor

Avante, avante meu Bugre
Que nós vibramos por ti
Na vitória ou na derrota,
Hoje e sempre Guarani
Guarani Campeão Brasileiro de 1978
Em pé: Neneca, Edson, Mauro, Gomes, Miranda e Zé Carlos
Agachados: Capitão, Renato, Careca, Manguinha e Bozó
Técnico: Carlos Alberto Silva


Um comentário:

Danilo Damasceno disse...

O Flu mostrou que o impossivel é possivel. Raça de grandes guerreiros. Estou de volta ao Pitacos do Bodaum, te aguardo lá. Abração http://pitacosdobodaum.blogspot.com