TRÊS DÉCADAS DE "THE BEAUTY AND THE BEAT" THE GO-GO'S

on

Nesse mês de abril, que já está chegando ao seu final, são celebrados os 30 anos de um dos álbuns que mais marcou a década de 80: "The Beauty And The Beat", da banda feminina de rock The Go-Go's.





O grupo foi formado em 1978 em Los Angeles como uma banda punk por cinco garotas: Belinda Carlisle (vocal), Charlotte Caffey (guitarra e teclado), Jane Wiedlin (guitarra), Margot Olaverra (baixo) e Elissa Bello (bateria). Em 1979 Elissa Bello saiu e entrou Gina Schock e em 1980, após uma mini turnê pela Inglaterra, Margot deixou o grupo e foi substituída por Kathy Valentine.






Depois de várias tentativas de busca por gravadoras, elas acabaram assinando com o selo IRS, de propriedade de Miles Copeland, irmão do baterista do Police. Os trabalhos de gravação começaram em abril de 1981. E para mostrar que a banda não estava para brincadeira, a capa do álbum retratava as Go-Go's apenas de toalhas, algo muito ousado para a época, mas que se tornou uma das imagens mais icônicas da década de oitenta.






O disco abre com a alegre "Our Lips Are Sealed", composta por Jane Wiedlin e Terri Hall, vocalista do grupo The Specials e namorado de Jane na época da gravação do álbum. A música fala mais ou menos das fofocas sobre o relacionamento entre os dois: "Can you hear them?/They talking about us/Telling lies/It's there no surprise" (Você pode ouví-los?/Estão falando de nós/Dizendo mentiras/Isso não é surpresa). Mais de vinte anos depois essa música foi regravada pela cantora teen Hillary Duff. A faixa "How Much More" possui um riff marcante de guitarra por Charlotte, lembrando um pouco uma antiga música de Elvis Presley. A terceira música "Tonite" tem uma pegada mais acelerada, seguidos dos backing vocals de Charotte, Jane e Kathy.






A quarta faixa "Lust To Love" mostra que Belinda pode cantar tanto músicas animadas quanto músicas mais tristes. A vocalista da banda dá um show de interpretação nessa faixa, seguida das guitarras de Jane e Charlotte. A música que a sucede se chama "This Town", que era uma homenagem à cidade de Los Angeles as avessas. Essa música é considerada um dos maiores sucessos da banda. O refrão é bastante forte: "This town is our town/It is so glamourous/Bet you'd live here if you could/One of us" (Essa cidade é nossa cidade/Isso é maravilhoso/Aposto que você gostaria de viver aqui se pudesse ser/Uma de nós). Essa faixa também foi regravada, pela banda feminina Lillix.






A sexta música se chama "We Got The Beat". A faixa foi gravada em um disco demo pela gravadora Stiff em 1980 e tornou-se um grande sucesso no underground de Los Angeles. Essa música as ajudou a conseguir o contrato com a IRS. Sem dúvida é um dos maiores êxitos da banda, com seu ritmo contagiante, que faz qualquer um dançar, ela não demorou muito a atingir sucesso comercial. A música "Fading Fast" fala de fim de relacionamento. Belinda canta essa música com tanto sofrimento e tristeza, que até o ouvinte fica meio triste ao ouví-la. É tocante a parte da letra que diz:"And now you're calling me/You want me back again/I've just got to turn my head/And start to pretend" (E agora você me liga/Me querendo de volta/Eu tenho mudado a minha cabeça/E vou começar a fingir).






"Automatic" é uma música mais lenta, que traz calma. Nessa música nos shows, Belinda aparece tocando percussão. É uma faixa muito bem produzida, que chega a trazer uma certa calma para quem está ouvindo. A nona música se chama "You Can't Walk In Your Sleep". É uma faixa mais animada, com grande destaque para os solos de Charlotte Caffey, que os faz com tanta destreza. A música seguinte é "Skidmark In My Heart", que marca a estreia de Belinda como compositora na banda. Ao lado de Charlotte, ela compôs uma música que leva a banda de volta às suas raízes punks. A música que encerra o disco é "Can't Stop The World", a única composição de Kathy Valentine a aparecer no álbum. Essa música foi uma antiga gravação da banda Textones (banda de Valentine antes de ela se integrar às Go-Go's).






O álbum alcançou um sucesso assombroso, ficando em primeiro lugar nas paradas da Billboard por seis semanas. Coube às Go-Go's a honra de serem a primeira banda de rock formada apenas por mulheres a ficar em primeiro lugar. Além de serem a primeira banda feminina a ficar em primeiro lugar, elas também foram as primeiras a gravarem composições apenas delas próprias e também foram a primeira banda a serem controladas por uma empresária, Ginger Canzoneri.










Elas ainda gravaram mais dois discos nos anos 80: Vacation, em 1982 e Talk Show, em 1984, mas nenhum deles conseguiu repetir o sucesso do primeiro. A banda se separou em 1985 após problemas com drogas entre as integrantes, mas passou por algumas reuniões esporádicas. Entre elas a de 1994, que gerou a coletânea "Return To Valley Of The Go-Go's". A volta defintiva se deu em 2001 com a gravação do cd "God Bless The Go-Go's", com as mesmas integrantes, mas com um som completamente novo.










Nesse ano de 2011 entre abril e agosto está sendo programada uma série de shows pelos Estados Unidos e Canadá para comemorar os 30 anos do "The Beauty And The Beat". Alguns dizem que pode ser a turnê de despedida delas, mas só o tempo poderá dizer se elas continuam juntas ou voltarão a seguir seus caminhos sozinhas novamente.

Nenhum comentário: