COMEÇAM HOJE AS ELIMINATÓRIAS SUL-AMERICANAS

on


Hoje começa a guerra futebolística envolvendo nove seleções sul americanas por apenas cinco vagas: quatro diretas, a quinta será disputada com o quarto melhor asiático. As Eliminatórias da América do Sul tem duração de quase dois anos. E a Conmebol acho que para poupar trabalho resolveu repetir a mesma fórmula de disputa da competição desde 2000, quando passou a ser disputado por pontos corridos. A Colômbia, que enfrentaria o Brasil na primeira rodada irá tirar folga.


Na minha opinião...das cinco vagas em disputa, duas ja estão praticamente certas a não ser que haja uma catástrofe: Argentina e Uruguai. Os argentinos têm tradição, apesar disso a seleção passa pela mesma situação do Brasil. Entressafra de jogadores e tudo gira em torno do Messi. Mas mesmo assim não creio que os argentinos tenham alguma dificuldade de conquistar a vaga. O Uruguai é a outra seleção que já pode se considerar classificada, com todo respeito aos outros concorrentes. Pois é um time que vem jogando junto há quatro anos, foi quarto lugar da Copa de 2010 e ainda foi campeão da Copa América 2011. É atualmente a melhor seleção do continente.


As outras três vagas devem ficar entre: Paraguai, Chile, Colômbia, Peru e Venezuela. Serão quatro seleções brigando por três. O Paraguai, vice-campeão da Copa América deste ano fez uma campanha surpreendente, mas após a competição o treinador Gerardo Martino, argentino de nascimento, foi demitdo e para o lugar dele entrou Francisco Arce, de quem os torcedores do Grêmio e do Palmeiras que viveram os anos 90 se lembram bem. Assim como Dunga na Copa de 2010, Arce não possui experiência anterior como técnico. Por isso pode surgir alguma desconfiança em relação ao trabalho dele.


O Chile fez uma bela campanha na Copa América, tem uma equipe experiente, que disputou a úlima Copa do Mundo. La Roja tem como grande nome o atacante Alexis Sanchez, que joga no Barcelona, mas ficará de fora das primeiras partidas das Eliminatórias por contusão. A Colômbia também foi bem na Copa América sob o comando de Hernan Darío Gomez, que levou os colombianos para a sua última Copa do Mundo em 98. Mas o treinador acabou demitido após agredir uma repórter. O novo treinador é Leonel Alvarez.


Peru e Venezuela foram as grandes surpresas da última Copa América. Os peruanos treinados pelo uruguaio Sergio Markarián ficaram com o terceiro lugar do torneio. A Venezuela ficou com a quarta colocação da Copa América. Desde 2007 conta com o mesmo treinador Cesar Farias, jovem técnico de 38 anos que deu uma nova cara ao futebol venezuelano. A equipe é uma mescla de veteranos como Maldonado e Arango e jovens talentos como Rincón, que joga no Hamburgo e o atacante Rondón, destaque da Venezuela no único Mundial sub-20 que participou, em 2009. A seleção "vinho tinto", por causa do uniforme é a única que ainda não participou de uma Copa do Mundo.


Ainda restam Bolívia e Equador. Essas duas seleções eu não creio que elas tenham alguma chance de disputar por alguma vaga pro Mundial. O Equador fez uma péssima campanha na Copa América. E a sua equipe é baseada quase em sua totalidade por jogadores que jogaram as Copas de 2002 e 2006, uma seleção envelhecida e cansada.


A Bolívia sempre foi uma seleção sem muita tradição no futebol, com excessão daquela equipe que se classificou para a Copa de 94 que tinha Etcheverry em seu comando. Os bolivianos contam com um forte aliado para tirar pontos de seus adversários: a temida altitude.


JOGOS DA PRIMEIRA RODADA DAS ELIMINATÓRIAS

Uruguai X Bolívia

Argentina X Chile

Equador X Venezuela

Peru X Paraguai

Nenhum comentário: