PROGNÓSTICOS SOBRE O BRASILEIRO DA SÉRIE A

on

Hoje começa o Brasileiro de 2008, com 20 equipes, uma delas estreando na Série A, o Ipatinga, com os times do Rio passando por boa fase, a Bahia volta a ter um representante depois de 4 anos ausente.São sete meses de emoção, disputando rodada a rodada para ver quem será o campeão. Seguem as previsões sobre os times do Brasileiro da Série A.

ATLÉTICO MINEIRO:O Galo esse ano comemora 100 anos, mas a equipe não é digna de um clube grande que celebra 100 anos de fundação. O Galo investiu em velhos valores como Petkovic, Souza, Marques e Almir. Por conta disso foi massacrado pelo Cruzeiro logo no primeiro jogo da final do Campeonato Mineiro. Apesar disso, o Galo vai bem na Copa do Brasil, mas terá de pegar o Botafogo fora de casa, o que pode complicar as coisas.Geninho vai quebrar a cabeça para montar um time competitivo. O Galo vai brigar pra não cair ou ficar na "zona da pasmaceira".

ATLÉTICO PARANAENSE:O Furacão teve um início de ano maravilhoso, chegou a qurbrar o recorde de vitórias seguidas no Campeonato Paranaense, que pertencia ao Atlético Paranaense de 1949, mas, o time foi se desmontando aos poucos e chagando na fase final do Estadual acabou perdendo a invencivilidade bem como logo depois, o título dentro de seu estádio.Mas Ney Franco vam fazendo um bom trabalho a frente do Atlético. O Atlético Paranaense pode até brigar por vaga na Sul-Americana.

BOTAFOGO:O Botafogo está repetindo o bom início de ano de 2007, perdeu o Carioca para o Flamengo, mas acabou sendo considerada a melhor equipe do Estadual. O técnico Cuca é bastante competente, e o alvinegro tem como gandes detaques o atacante Wellington Paulista, artihleiro do Carioca e Túlio, que é bastante esforçado e brigador pelo time. Para o time ir mais longe, precisa de um banco de reservas melhor...O Bota entra na briga por Libertadores.

CORITIBA:O Coxa Branca foi campeão Brasileiro da Série B em 2007, conquistou o Campeonato Paranaense de 2008, quando ninguém dava nada por ele. Dorival Junior é um treinador competentem que cumpre suas obrigações.Os grandes nomes do Coritiba são o goleiro Edson Bastos e o atacante Keirrison, reponsável pela conquista do Paranaense. O Coritiba vem investindo bem na garotada do clube. Se o Keirrison for mantido, o Coxa pode sonhar com uma Sul-Americana.

CRUZEIRO: A Raposa confirma que pode brigar pelo título brasileiro, após conquistar o Campeonato Mineiro e chegar às oitavas-de-final da Taça Libertadores. Tudo isso é resultado do trabalho que começou com Dorival Junior em 2007 e que agora tem Adilson Batista no comando da equipe celeste. O grande nome do Cruzeiro é o boliviano Marcelo Moreno e tanbém tem o bom meia Guilherme.

FIGUEIRENSE:O time de Santa Catarina conquistou o título de seu estado esse anos depois de 2 anos.O clube vai tentar investir nos garotos campeões da Copa São Paulo de 2008. Mas o Figueira deve ficar mais na "zona da pasmaceira" do que lutando por uma Sul-Americana.

FLAMENGO:O Flamengo conquistou o Bi-Campeonato Carioca, mas acabou jogando fora a classificação para as quartas-de-final da Taça Libertadores diante do América do México, por que se interessaram mais na despedida de Joel Santana do que na partida que os aguardava. Agora, assume Caio Junior, jovem treinador, o que põe um ponto de interrogação na cabeça dos torcedores do rubro-negro. Mas o time é bom, tem o Ibson, Fabio Luciano, Obina...pode entrar na briga ou por uma Libertadores ou Sul-Americana.

FLUMINENSE:O Tricolor das Laranjeiras vem com uma equipe bastante forte, está fazendo uma boa campanha na Libertadores.... e que conta com Thiago Neves, Thiago Silva e os Washington e Dodô no ataque e ainda tem o Cícero, que é ótimo cabeceador..... O Flu tem chances de brigar por vaga na Liertadores ou até uma Sul-Americana está de bom tamanho.

GOIÁS:O Goiás perdeu o título de seu estado para o modesto Itumbiara e para piorar, perdeu seu treinador Caio Junior para o Flamengo e ainda não encontrou substituto. O Goiás conta com Paulo Bayer como grande nome do time, mas, pode brigar pra ficar na "zona da pasmaceira", já que por pouco não foi rebaixado em 2007.

GRÊMIO:A diretoria do Grêmio fez a maior burrada nesse início de ano: demitiu Wagner Mancini, que estava invicto e contratou Celso Roth. A desculpa da diretoria era que o Wagner Mancini não tinha "perfil de Grêmio", logo quando assumiu, o treinador com "perfil de Grêmio" foi eliminado na Copa do Brasil pelo Atlético Goianiense e também caiu diante do Juventude nas quartas-de-final do Campeonato Gaúcho. O Grêmio ainda tem como grande nome o Roger (aquele mesmo!!!), namorado da Debroah Secco. O Tricolor Gaúcho vai brigar pra não cair para a Série B.

INTERNACIONAL:O Colorado, diferente de seu rival, Grêmio atravessa um bom momento, conquistou o Campeonato Gaúcho em cima do Juventude por 8X1. O técnico Abel Braga é considerado um dos melhores treinadores do Brasil, o Inter investe bem nos jovens jogadores e ainda tem Fernandão e Nilmar em boa forma, tudo isso faz o Internacional forte candidato ao título.

IPATINGA:O que se pode esperar de um time que foi rebaixado para a segunda divisão do Campeonato Mineiro e que está estreando na Série A do Brasileiro após terminar como vice-campeão da Série B de 2007? O clube do interior mineiro perdeu o convênio com o Cruzeiro. O Ipatinga vai lutar pra não cair para a Série B.

NÁUTICO:O Timbu foi uma boa surpresa no segundo turno do Brasileiro de 2007, e ainda revelou Acosta para o Brasil. Mas tudo isso é passado. O Náutico vendeu parte desse time de 2007, inclusive o Acosta, fez um mau campeonato Pernambucano. O Náutico pelo menos manteve o treinador Roberto Fernandes, mas falta um novo Acosta. Isso faz do Náutico como candidato ao rebaixamento.

PALMEIRAS:O Verdão foi Campeão Paulista de 2008, depois de 12 anos, mas em compensação foi eliminado na Copa do Brasil pelo Sport Recife. Mas o Palmeiras tem um treinador bastante competente, que dispensa apresentações: Vanderlei Luemburgo, que conseguiu moldar o time aos poucos e chegou ao título. Ainda conta com o chileno Valdívia que ganhou status de ídolo da torcida palmeirense, o meia Kleber, que é habilidoso, mas desleal às vezes e o goleiro Marcos, que recuperou a boa forma. No banco tem o experiente Denilson. O Palmeiras é um dos favoritos ao título.

PORTUGUESA:A Lusa volta para a Série A depois de 6 anos, isso graças ao treinador Wagner Benazzi que reergueu a Portuguesa que estava no fundo do poço, disputando a Série A-2 do Campeonato Paulista. A Lusa tem bons nomes: o goleiro André Luiz, o meia Diogo e o atacante Christian. A Lusa no momento deve terminar na "zona da pasmaceira".

SANTOS:O Santos que tinha um time razoável no início da temporada, agora está nas quartas-de-final da Taça Libertadores, isso graças ao bom trabalho do treinador Leão. Um dos destaques do Santos é o lateral Kleber Pereira. O Peixe vai brigar por uma vaga na Sul-Americana.

SÃO PAULO:O primeiro penta-campeão brasileiro não fez um bom Campeonato Paulista, mas vai bem na Taça Libertadores. Nada mais justo, é melhor dar prioridade ao torneio continental. Mas a relação do treinador Muricy Ramalho com a diretoria anda meio desgastada, o clube conratou Carlos Alberto, acabou sendo um vexame, o jogador foi dispensado e acabou de assinar com o Botafogo.O Richarlyson depois que foi convocado para a Seleção desaprendeu a jogar e a quantidade de jogadores contundidos é grande. O Tricolor Paulista vai brigar por uma vaga na Libertadores.

SPORT RECIFE:O time de Pernambuco é uma das surpresas de 2008, conquistou o tri-campeonato Pernambucano. Nelsinho Baptista, que saiu execrado após o rebaixamento do Corinthians, agora está se redimindo e ainda ressuscitou Romerito, que tirou o Palmeiras da Copa do Brasil com 3 gols de cabeça. O Leão do Norte tem chances de brigar por Sul-Americana.

VASCO:O Vasco teve um péssimo início de ano, a diretoria contratou Alfredo Sampaio para treinador do time, e foi um fiasco. Mas o Vasco abriu o olho e apostou em um velho conhecido da torcida: Antônio Lopes. O Delegado vem fazendo um ótimo trabalho com o time do Vasco, com a volta de Leandro Amaral ao time, o ataque ficou mais forte, juntamente com Edmundo, e ainda tem Jean na reserva. O time de São Januário já está praticamente nas semi-finais da Copa do Brasil. O Vasco pode brigar por uma Sul-Americana, se reforçar a defesa, pode ir mais longe.

VITÓRIA:Campeão Baiano de 2008, o Leão da Barra volta para a Série A depois de 4 anos. Para fazer bonito, o Vitória contratou o treinador Vagner Mancini. O grande nome da equipe baiana é Ramon (ex-Vasco). O Vitória pode ficar na "zona da pasmaceira" da competição.

CAMPEÕES BRASILEIROS
1971 Atlético Mineiro
1972 Palmeiras
1973 Palmeiras
1974 Vasco
1975 Internacional
1976 Internacional
1977 São Paulo
1978 Guarani
1979 Internacional
1980 Flamengo
1981 Grêmio
1982 Flamengo
1983 Flamengo
1984 Fluminense
1985 Coritiba
1986 São Paulo
1987 Sport Recife
1988 Bahia
1989 Vasco
1990 Corinthians
1991 São Paulo
1992 Flamengo
1993 Palmeiras
1994 Palmeiras
1995 Botafogo
1996 Grêmio
1997 Vasco
1998 Corinthians
1999 Corinthians
2000 Vasco
2001 Atlético Paranaense
2002 Santos
2003 Cruzeiro
2004 Santos
2005 Corinthians
2006 São Paulo
2007 São Paulo



Um comentário:

Wilson Oliveira disse...

Eu acho que ficou interessante as suas análises, mas se um atleticano visse essa frase: O Galo esse ano comemora 100 anos, mas a equipe não é digna de um clube grande que celebra 100 anos de fundação. Com certeza iria xiar muito!

Abs.............