BANDA DO MÊS: THE B-52'S

on

Os B-52s são uma banda de new wave formada em 1976 em Athens, uma cidade universitária no estado do Alabama, Estados Unidos. Sua formação original era:Kate Pierson (vocal), Fred Schneider (vocal), Cindy Wilson (vocal), Ricky Wilson, irmão de Cindy (guitarra) e Keith Strickland (bateria).


A razão para o nome da banda ser B-52 foi uma espécie de “homenagem” aos penteados muito usado nos anos 50 pelas mulheres, que lembravam um avião com esse nome que combateu na Segunda Guerra Mundial. As meninas do grupo usavam perucas com esse penteado e acabaram virando marca registrada da banda.


Os primeiros shows do grupo eram feitos com a ajuda de uma fita com gravações de guitarra e percussão, eles chegaram até a tocar no CBGB, casa de shows bastante freqüentada por Ramones, Iggy Pop, Blondie...ou seja, os pioneiros do punk, mas o som que eles faziam era bastante diferente do punk, era uma mistura de vários sons diferentes, algo meio bizarro e ainda os solos incomuns da guitarra de Ricky, que tinha cinco cordas. Essas apresentações do grupo aos poucos foram juntando uma legião de curiosos, para saber que grupo era aquele e que depois acabariam se tornando fãs.


Todo esse entusiasmo chamou a atenção da gravadora Warner Brothers, que os contratou para gravar o álbum com o mesmo nome do grupo, em 1979, e acabou lançando uma música de mais de 6 minutos de duração chamada “Rock Lobster”, seu primeiro sucesso.


Em 1980, sai o segundo álbum “Wild Planet”, que lançou o maior sucesso da banda:”Private Idaho”, esse segundo álbum seguiu a mesma linha do primeiro, com a irreverência e a mesma sonoridade diferente. Em 1983 é lançado o terceiro álbum, o “Whammy”, que teve arranjos mais eletrônicos e o bom humor dos integrantes foi mantido, lógico. O hit desse disco foi o “Legal Tender”.


Em 1985 eles vieram ao Brasil para tocar no festival “Rock In Rio”, tocaram para centenas de milhares de pessoas ao lado de bandas como The Go-Go’s, Kid Abelha, Queen.... Mas nem tudo foi alegria na banda, em 12 de outubro de 85, Ricky Wilson morreu aos 32 anos de idade, a princípio cogitava-se que sua morte fora causada por um câncer linfático, mas a verdade logo veio à tona:Ricky morreu vítima de AIDS. Sua morte foi enquanto o grupo se preparava para gravar seu quarto disco, o “Bouncing Off The Satelites”, que seria lançado em 1986. Esse disco foi um disco bastante triste, exatamente por ocasião da morte de Ricky, mas mesmo assim colocou um hit nas paradas, a música “Summer Of Love”.


Em 1989, depois de três anos, eles gravam o quinto álbum, o “Cosmic Thing”, o melhor trabalho do grupo, lançando dois sucessos:”Roam” e “Love Shack”, uma de suas marcas registradas, fazendo jus ao ditado que dizia:”Festa adolescente nos anos 80 sem B-52 não é festa”.


Em 1992, Cindy Wilson sai do grupo e o B-52s fica sendo um trio, no mesmo ano é lançado o sexto disco, o “Good Stuff”. Em 1998 Cindy volta ao grupo para a turnê da coletânea “Time Capsule”, que chegou a passar pelo Brasil novamente.


Depois de mais de 15 anos sem gravar nenhum material novo, eles estão de volta e em 2008 gravaram o álbum “Funplex”, que mantem a mesma animação dos bons e velhos anos 80, só que com novas sonoridades. Nesse mês de abril eles farão uma turnê pelo Brasil para a divulgação do novo álbum, passarão pelas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre. E o velho ditado dos anos 80 pode servir para o contexto atual:”Festa no século XXI sem B-52s não é festa.


3 comentários:

Jessica Corais disse...

Ótimo post, gostei das músicas... muitas bandas conheço por ti Leo.

Beijos

Uelton Gomes disse...

Legal a banda

Abraços!!

Blu disse...

Curti o som!