BANDA DO MÊS:THE CULT

on

The Cult é um grupo de hard-rock formado em 1983 na Inglaterra que tem como integrantes originais: Ian Astbury (vocais), Billy Duffy (guitarra), Jamie Stewart (baixo) e Ray Mondo (bateria).

Em 1985 foi lançado o primeiro disco, o “Love”, que teve como sucessos com as músicas “She Sells Sactuary” e“Rain”. Dois anos depois foi lançado o segundo disco deles batizado de “Electric”, que emplacou “Love Removal Machine”.A essa altura, o Cult já era um grupo bastante famoso e fazia turnês pelo mundo todo com outros grandes nomes do rock.

Em 1989 saiu mais um álbum deles: o “Sonic Temple”, que teve como música mais tocada a “Sweet Soul Sister”. O disco foi premiado em diversos lugares do mundo com o “disco de platina”, inclusive aqui no Brasil. Em 1991 foi lançado o quarto álbum deles, o “Ceremony”, que fio bem recebido pela crítica, que emplacou a música “Sweet Salvation” na Argentina em 1992.

Em 1994 foi lançado o “Black Sheep”, álbum auto-biográfico do vocalista Ian Astbury, que em algumas músicas conta sobre os abusos que ele sofreu na adolescência. Eles chegaram a passar pelo Brasil, mais precisamente no Rio de Janeiro para fazerem um show para a divulgação do álbum no início de 1995. Mas àquela altura a banda não estava bem. Abusos de álcool causados por Ian acabaram contribuindo para a ruptura do grupo no mesmo ano.

Em 1999, eles se reuniram, mas com uma formação diferente. Ficaram Astbury e Duffy e entraram Matt Sorum para o baixo e Martin LeNoble para a bateria. Em 2000, eles fizeram uma turnê pela América do Sul e ainda colocaram uma música deles em um filme de Hollywood “Painted On My Heart”, para o filme “Going In 60 Seconds”, que aqui no Brasil ganhou o nome de “60 segundos”. Em 2001 eles lançaram um novo álbum, o “Beyond Good And Evil”, que vendeu 500.000 cópias pelo mundo e emplacou a música “Rise” em várias rádios.

Em 2002 o grupo novamente dá uma parada e eles passam a se dedicar a outras atividades por uns três anos. Em 2005 eles retornaram e desta vez com um projeto para um turnê mundial que recebeu o nome de “Return To Wild” para 2006. A formação do grupo foi novamente modificada. Ian Astbury e Billy Duffy permaneceram entraram John Tempesta (bateria), Dimkitch (guitarra de ritmo) e Wise (baixo). Essa turnê de 2006 passou pela América do Sul no final do ano.

Em 2007 foi lançado o oitavo trabalho deles, o “Born Into This”. Em outubro de 2008 outra vez eles passaram por aqui, mas em curtíssima temporada e muito pouco divulgado o show.

Eles estão em estúdio se preparando para gravar um novo material, que está previsto para ser lançado ainda esse ano. O nome do CD ainda não foi divulgado.

3 comentários:

Linkin Leo disse...

Pela descrição acho q vale a pena conhecer essa banda , vou conferir leo!!

Gremista Fanático disse...

Ai garoto, maneiro o som dos caras, e a postagen ficou massa, valeu.
abraço.
Saudações do Gremista Fanático

Anônimo disse...

Conocia algunos de los temas, pero no sabia que era de esta banda. Un grupo para descubrir!
Osvaldo