HÁ 40 ANOS O ROCK MUDAVA O MUNDO...

on


Há exatos 40 anos começava o maior festival de rock de toda a história: O Festival de Woodstock, que durante 3 dias jovens se confraternizaram num clima de paz, amor, música e outras coisas mais.

Na realidade o festival não foi realizado em Woodstock e sim na cidade vizinha de Bethel no estado de Nova Iorque, numa fazenda de propriedade de Max Yasgur. O show na verdade surgiu da ideia de quatro jovens que queriam montar um estúdio de gravação em Woodstock, mas isso acabou evoluindo para um grande festival de música ao ar livre.

O Woodstock começou dia 15 de agosto e inicialmente teve mais de 200000 pessoas assistindo aos shows, mas a divulgação foi tamanha, que causou engarrafamentos nas estradas a caminho de Barthel e a certa altura do festival, o evento teve que ser gratuito pois muitos jovens estavam derrubando a cerca e entrando. O número de espectadores passou para 500000 pessoas, segundo dados da época e os organizadores tiveram um prejuízo enorme.

As bandas que tocaram no Woodstock em sua maioria eram bandas quentes do momento. Nomes como The Who, Crosby, Stills, Nash and Young, Janis Joplin, Jefferson Airplane, Mountain, Joan Baez tocaram lado a lado com outros artistas que estavam em início de carreira como:Melanie, Richie Heavens, Sweetwater. E para encerrar os três dias de música ainda teve Jimi Hendrix no último dia do evento, dia 18, com uma apresentação memorável, tocando o hino nacional americano com a guitarra e imitando sons de bombas em protesto contra o conflito no Vietnã.

O festival foi marcante não apenas pelo magnitude, pelo número de espectadores ou pelos grupos e artistas participantes. Foi importante também para mostrar que a juventude da época estava unida, engajada na luta por um mundo melhor, de paz e amor, mesmo usando alucinógenos, o pensamento dessa galera era apenas curtir o som na paz. Mesmo o festival tendo enfrentado vários problemas como chuva, muita lama, falta de comida, higiene, foi um festival pioneiro. Serviu de inspiração para criação de outros mega festivais de rock que viriam posteriormente.

3 comentários:

Alessandra disse...

Ótimo post!
O festival de Wodstock foi marcante pra música mundial, com certeza foi única e nunca mais terá algo parecido.

Abraços!
http://ale-gremista.blogspot.com/

Mestre Benicha disse...

Woodstock, ta aí um evento que ficará pra sempre marcado na história da música mundial.

Nessas horas que você vê que o rock n'roll e os músicos de atitude "morreram".

Passe lá no Rio Futebol também se puder.

Grande abraço,

Leonardo Resende
http://riofutebol.blogspot.com
adm.riofutebol@gmail.com

Wilson Oliveira disse...

Beleza de post, Leo!

Esse festival foi um dos grandes marcos da história do rock mundial. Com certeza, acontecimentos que deixam saudades e que dificilmente voltaremos a ver.

No caso, como não era nascido nessa época, eu mesmo nunca vi e devo morrer sem ver...

Abraço!