SESSÃO MEMÓRIA:20 ANOS DO BI-CAMPEONATO BRASILEIRO DO VASCO

on


Dia 16 de dezembro de 1989. Há 20 anos o Vasco levantava o seu segundo título brasileiro. A geração campeã de 89 já era muito diferente do grupo que fora bi-campeão carioca em 1987 e 1988, pois vários jogadores daquele time foram negociados com outros clubes. Geovanni saiu para a Itália, Romário foi para o PSV, Roberto Dinamite foi para a Portuguesa. Restaram poucos remanescentes desta conquista e alguns jovens jogadores que eram reservas na época.

O campeonato brasileiro de 89 já era mais organizado, contava com 22 clubes na primeira divisão, diferente dos exagerados 40 clubes nas edições anteriores até 1987, na época da Copa União. As disputas ainda eram divididas em grupos, eram dois grupos de 11, onde os oito primeiros colocados se clasificavam para a segunda fase.

O Vasco caiu num grupo com Palmeiras, Portuguesa, Grêmio, Goiás, Fluminense, Cruzeiro, Santos, Sport Recife, Bahia e Coritiba. O time da cruz de malta terminou a primeira fase em segundo lugar, dividindo em número de pontos com o Palmeiras, mas perdeu a liderança por gols sofridos, 7 pelos vascaínos contra cinco dos palmeirenses. A campanha vascaína nesta segunda fase foi de 10 partidas, cinco vitórias, quatro empates e uma derrota.

Na segunda fase, o Vasco caiu no Grupo B, com Cruzeiro, Palmeiras, Portuguesa, Goiás, Grêmio, Santos e Fluminense. Mas em vez dos clubes se enfrentarem dentro de suas próprias chaves, eles jogavam contra os clubes de outro grupo. Os primeiros colocados das duas chaves se clasificavam para a decisão. O Vasco terminou em primeiro lugar no seu grupo com 18 jogos disputados, oito vitórias, oito empates e duas derrotas, somando 24 pontos. O São Paulo se classificou em primeiro no seu grupo com 18 jogos, sete vitórias, nove empates e duas derrotas, tendo 23 pontos no total.

A decisão foi marcada para o dia 16 e como o Vasco teve melhor campanha que o São Paulo, coube ao clube carioca decidir onde gostaria de jogar. Em votação entre jogadores, os vascaínos decidiram jogar no Morumbi. Caso o Vasco vecesse essa partida, seria campeão. Em caso de empate ou vitória do São Paulo, seria jogada uma partida extra no Rio de Janeiro.

Chegou o dia da decisão e a torcida vascaína compareceu em peso no Morumbi, uma verdadeira invasão vascaína em São Paulo. Foi uma partida bastante amarrada no primeiro tempo. Mas no começo do segundo tempo, após falta mal batida pelo São Paulo. O Vasco se aproveitou disso e puxou um contra-ataque. O lateral Luis Carlos Winck recebeu de Boiadeiro pelo meio, foi pela direita e cruzou para a cabeçada de Sorato, que aos cinco minutos do segundo tempo marcava o gol do bi-campeonato do Vasco.

Acabou a partida e foi só a torcida vascaína celebrar o título e ter um novo herói em sua galeria: Sorato, jogador de 20 anos de idade, que tinha acabado de subir para os profissionais.

HINO DO VASCO
Vamos todos cantar de coração
A cruz de malta é o meu pendão
Tu tens o nome do heroico português
Vasco da Gama tua fama assim se fez
Tua imensa torcida bem feliz
Norte-Sul, Norte-Sul deste país
Tua estrela na terra a brilhar
Ilumina o mar

No atletismo és um braço
No remo és imortal
No futebol és um traço
De união Brasil-Portugal
Vasco Bi-Campeão Brasileiro de 1989
Em pé:Mazinho, Luis Carlos Winck, Zé do Carmo, Quiñonez, Marco Aurélio e Acácio
Agachados:William, Sorato, Boiadeiro, Bebeto e Bismarck
Técnico:Nelsinho Rosa


3 comentários:

Carol Sakurá disse...

Linda homenagem ao Vasco da Gama!

Desejo toda sorte em 2010 para a Nau cruzmaltense.

P.s: O amigo Jeferson do blog do Vascão vai se deliciar nesse post.

Abs!

Linkin Leo disse...

O vasco tá correndo atras de reforços pra o brasileirão , e é o certo, porq se jogasse com o mesmo time da série B correria sérios riscos...
homenagem legal.
Falow

Michel Farias disse...

Boa Leonardo, um título importante para a instituição VAsco da Gama...espero que no ano de 2010
o time da colina consiga o brasileiro como nesse ano.





Abraços, feliz natal e um próspero ano novo!!!

ofuteboleoscariocas.blogspot.com