VASCO DE LUTO: MORREU PAI SANTANA

on

Faleceu na manhã desta terça-feira (1), Eduardo Santana, de 77 anos de idade, mas para a torcida vascaína e para o mundo do futebol ele era apenas conhecido como Pai Santana.


Ex-massagista do Vasco da Gama durante muitos anos, sempre antes do time cruzmaltino entrar em campo ele ia até o centro do campo, estendia a bandeira no centro do gramado e a beijava, deixando a torcida delirante. Além também de ser conhecidos por seus "trabalhos" para dar força ao time como na final do Campeonato Brasileiro de 1974 contra o Cruzeiro em que ele acendeu velas em volta do círculo central do campo do Maracanã para o Vasco ser campeão brasileiro. E foi o que acabou acontecendo.


Em 2006, foi vítima de um AVC, que o obrigou a viver sobre uma cadeira de rodas e acabou afastando-se de suas atividades para cuidar de sua saúde, mas jamais se afastou de seu clube de coração, sempre acompanhando de perto. Em 2008 foi entrevistado pelo Esporte Espetacular, naquele fatídico dia 7 de dezembro, dia em que o Vasco foi rebaixado para a Série B.


Esse ano foi convidado a registrar a marca de suas mãos nos muros do estádio de São Januário em homenagem à luta dos vascaínos pela igualdade racial e social. Foi a última vez que ele foi visto no clube.


Perde-se uma das figuras mais folclóricas do futebol brasileiro e a nação vascaína, um de seus maiores símbolos.


O velório será realizado na capela Nossa Senhora das Vitórias em São Januário hoje, às 11h.

Nenhum comentário: