DIA MUNDIAL DO ROCK

on

Hoje, 13 de junho é dia do aniversário de um cara cinquentão, mas sempre se manteve jovem com o passar dos anos. O bom e velho rock´n´roll.

O senhor Rock, ou na intimidade, pode ser chamado de Rockão tem raízes negras, nascido nos guetos americanos e teve como grandes padrinhos Chuck Berry com o "passo do pato". Rapidamente o senhor Rock fez amizades com a juventude branca, pois era bastante avançado para a época e os pais dessa juventude branca dos anos 50 o considerava uma má-influência. Mas o Mr. Rock alcançou a popularidade com Elvis Presley, quebrando de vez o preconceito dos adultos.

Rapidamente, o sucesso do Rock´n´Roll atravessou o oceano e tomou de assalto a Inglaterra e encantou quatro rapazes da cidade portuária de Liverpool e estes acabaram criando o maior grupo de rock da história: The Beatles. Na mesma década, o rock acaba passando por uma fase de loucuras, fim dos anos 60, LSD, Guerra do Vietnã, movimento hippie, Woodstock e juntando tudo isso, surgem novos nomes como Janis Joplin, Jimi Hendrix, The Mamas And The Papas, The Who e outros.

Os anos 70 marcam a incrementação do rock com instrumentos de orquestra, o rock passa a ser tranformado em ópera, com músicas de duração de mais de oito minutos, solos de guitarra longuíssimos. Grupos como Yes, Allman Brothers, Supertramp. Nos anos 70 aliado à fase de contra-cultura surge o "Glam Rock", que teve como maior nome David Bowie. Na segunda metade dos anos 70, o rock passa a se rebelar contra o sistema e nasce o movimento punk em 1976, na Inglaterra.

Década de 80, o rock se torna mais divertido, nasce a new wave grupos como The B-52's e Blondie ajudam a popularizar a nova vertente surgida no fim dos anos 80. As mulheres tomam a frente e montam grupos inteiramente femininos ou apenas com mulheres no vocal:The Go-Go's, The Bangles, The Motels, Pretenders, The Flisrts, The Primitives, e outros.. o rock fica mais delicado e feminino, o rock fica mais atraente, não só musicalmente, mas pela beleza das integrantes desses grupos.

Anos 90, o rock fica mais sujo e um pouco melancólico, surge o grunge e seu profeta atende pelo nome de Kurt Cobain, líder do grupo Nirvana, que teve um fim de vida bastante trágico, aos 27 anos de idade, a famosa "idade maldita" dos roqueiros, pois Brian Jones, Jimi Hendrix, Jim Morrison e Janis Joplin morreram com 27 anos de idade.

Os anos 2000 mostram uma nova era no rock, surge o new-metal, uma variação do metal, vertente surgida nos anos 70, uma espécie de metal usando arranjos eletrônicos. Slipknot é o nome mais representativo no new metal. E também surge o famigerado emo, vertente de rock de estilo triste e melancólico, que conquistou rapidamente os adolescentes.

Nessas cinco décadas, o senhor Rock soube como sempre se manter jovem e atual para conquistar essa juventude sedenta de som e boa música. Parabéns aos roqueiros de todo o mundo e saudações aos roqueiros que já se foram. Feliz Dia do Rock para todos!!!!!!!

5 comentários:

Bruna disse...

Viva o ROCK !!!

Linkin Leo disse...

E viva o rock !!!
agora sobre o New Metal leo, bem q vc poderia trocar o nome do slipknot por Linkin Park hein???
falow...

Jessica Corais disse...

Muito bom texto Leonardo. Não sou muito fã de rock, agora é um ritmo q embala várias gerações...

Abraços
Jessica Corais

Wilson Oliveira disse...

Excelente texto, Leo.

E viva o rock!!!

Abraço.

Unknown disse...

Nota Dez para o Texto ! Bjinhos, Vv.