BANDA DO MÊS: CARPENTERS

on

The Carpenters foi uma dupla pop formada pelos irmãos Richard (piano e backing vocal) e Karen Carpenter (vocal, guitarra e bateria) em 1969 em Los Angeles, na California.

A história musical dos irmãos começa em 1963 quando a família muda-se de Connecicut para a California. Nessa época Richard monta um trio musical com a irmã e um amigo, esse grupo era especializado em jazz e chamava-se Richard Carpenter Trio. O trio chegou a ter alguns contratos de gravação em 1966 gravando covers de músicas famosas.

No dia 22 de abril de 1969, Richard e Karen assinaram contrato com a gravadora A&M Records. O trio já não existia mais, então eles optaram por montar uma dupla musical usando os seus sobrenomes: Carpenters. O primeiro álbum foi gravado em seguida com o nome de "Offering" e fez sucesso com uma versão de um sucesso dos Beatles: "Ticket To Ride". Em 1970 o segundo disco saiu co o nome de "Close To You". Foi a senha para o grande sucesso dos irmãos no mundo inteiro. A faixa título e a música "We've Only Just Begun" tiveram sucesso imediato. Karen passou a ser considerada uma das mais belas vozes da história da música, com toda justiça.

Em 1971 foi gravado o terceiro disco, que recebeu o nome de "Carpenters". Esse álbum repetiu o sucesso dos anteriores, nele tem o maior sucesso da dupla:"Superstar". Esse disco acabou lhes dando o primeiro disco de ouro em suas carreiras. Em 1972 foi gravado o "A Song For You", que emplacou mais dois hits nas rádios:"Top Of The World" e "Hurting Each Other". Em 1973 eles gravaram o "Now And Them".

No ano de 74 eles entraram pela primeira vez em turnê mundial. A essa altura os Carpenters já eram um enorme sucesso. Mas por trás dessa alegria toda, Karen apresentava graves problemas. Num show no Japão ela desmaiou e foi levada ao hospital. O diagnóstico foi anorexia nervosa. Desde a adolescência ela lutava contra o peso, parava de comer, e absava de laxantes.

Em 1975 foi gravado o "Horizon", que foi mais um grande sucesso. Eles regravaram um antigo sucesso das Marvelettes e que também foi gravado pelos Beatles "Please Mr. Postman". A outra música que se saiu bem foi "Only Yesterday". Em 1976 foi gravado mais um álbum: "A Kind Of Hush", que emplacou "I Need To Be In Love". Em 1977 eles gravaram o "Passage".

Mas os problemas continuavam: Richard estava se viciando em medicamentos. A anorexia de Karen piorava cada vez mais. Ela chegou a ser internada durante um tempo. A dupla teve um breve hiato durante um tempo para o tratamento dos dois irmãos. Após quase dois anos de parada, eles voltaram ao estúdio para gravarem o "Made In America", o último álbum deles.

Apesar de Richard ter se reabilitado do vício, infelizmente a saúde de Karen piorava cada vez mais. Ela chegou a se casar em 1980, mas estava cada vez mais deprimida. No dia 4 de fevereiro de 1983, Karen faleceu vítima de insuficiência cardíaca causada pela anorexia, aos 32 anos de idade. Infelizmente uma das mais belas vozes da música internacional calava-se para sempre. Mas seu legado continua. Em 1988 foi lançado um filme contando a história de Karen:"The Karen Carpenter's History".




Nenhum comentário: