100 ANOS DE LOUCURAS ALVINEGRAS

on

Há cem anos na capital paulista, dia primeiro de setembro de 1910, um grupo de operários da cidade de São Paulo decidiu fundar um clube de futebol, inspirados noclube inglês Corinthian, que havia feito uma excursão na cidade um tempo antes, dicidiram batizar o novo club de Sport Club Corinthians Paulista.

A estreia dos corintianos no Campeonato Paulista se deu em 1913 e logo o clube acabou recebendo o apelido de "o clube dos operários". No
ano seguinte os corintianos comemoraram o seu primeiro título, o de campeão paulista. Dois anos depois, em 1916, o Corinthians levantava o Campeonato Paulista pela segunda vez.

Na década de 20, o Timão finalmente entrou no grupo dos grandes do futebol paulista sendo tri-campeão paulista em 1922, 1923 e
1924...no final da década de 20 pro início dos anos 30 o clube alvinegro ainda levaria outros dois tri paulistas (1928, 1929, 1930) (1927,1938, 1939). Tal fato fez os corintianos disputassem palmo a palmo a preferência dos torcedores com o Palestra Itália (atual Palmeiras) e o Paulistano.

Os anos 50 foram marcados pelos grandes títulos do
time corintiano, diferente dos anos 40 onde o Corinthians ganhou apenas uma Taça Cidade de São Paulo em 1941. A primeira metade da década de 50 foi um grande marco de conquistas para os corintianos o time do Parque São Jorge tinha grandes craques como Gilmar, Baltazar (foto), Cabeção, Cláudio, entre outros. Entre 1950 e 1954 o Coringão conquistou dois Campeonatos Paulistas (1951 e 1954), três Torneios Rio-São Paulo (1950, 1952 e 1953) e a Pequena Taça do Mundo, torneio internacional disputado na Venezuela (1953). Entre essas conquistas a mais especial foi a do Campeonato Paulista de 1954, que ficou conhecido como o torneio do IV Centenário da Cidade de São Paulo.

Após a série de conquistas da primeira metade dos anos 50, o Corinthians passou por uma fase de um enorme jejum de títulos. No Campeonato Paulista de 1961 o Corinthians fez uma campanha ridícula e os rivais de brincadeira acabaram apelidando o time de "Faz Me Rir". No ano de 1966, o folclórico presidente Vicente Matheus (foto) tentou apostar em contratações de grandes jogadores como o explosivo Almir Pernambuquinho, ex-Vasco da Gama e o lendário Mané Garrincha, que já estava muito mal fisicamente. Apesar de ter um time de craques, o Timão (como ficou cohecido a partir daquela época) conquistou apenas um Rio-São Paulo em 66 junto com Vasco, Botafogo e Santos. O torneio haivia sido interrompido por causa da preparação dos jogadores da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo. No mesmo ano surgia Rivelino, jogador criado na base corintiana e que acabou tornando-se ídolo do clube em sua época.

Nessa época de jejuns os corintianos tiveram pelo menos um motivo para comemorar alguma coisa: quebraram um jejum de 11 anos sem vitórias sobre o Santos de Pelé. Pelo campeonato Paulista de 1968 o Corinthians
venceu o time santista por 2X0 no estádio do Pacaembu.

Chegam os anos 70 e o jejum está prestes a completar vinte anos e nessa época a torcida corintiana era chamada de "Fiel", pois não ganhava um título há muito tempo, mas não abandonava o clube por nada. Em 1974, quando tudo parecia que ia se resolver, o Corinthians perdeu o Campeonato Paulista na final contra o Palmeiras com um gol de Luizinho. No ano de 1976 pelas semifinais do Campeonato Brasileiro vários ônibus com torcedores corintianos cruzaram a Via Dutra com destino ao Rio de Janeiro para assistir à partida contra o Fluminense. As praias da Zona Sul carioca ficaram lotadas de torcedores corintianos, foi a chamada "Invasão Corintiana" (foto), um dos episódios mais emblemáticos do clube. O Corinthians passou pelo tricolor das Laranjeiras nas semifinais, mas infelizmente, perdeu para o Internacional na grande final, mais um ano de fila.

O ano: 1977. O dia: 9 de outubro. Juntando tudo: 9 de outubro de 1977, dia da salvação corintiana. O dia da quebra do jejum que já durava 23 anos. O dia que São Jorge cansado de tantas preces corintianas nesses longos vinte e três anos resolveu dar à massa alvinegra um título. Foram precisos três jogos para a confirmação do título. O primeiro jogo no Pacaembu foi vencido pelos corintianos por 1X0. Em Campinas a Ponte Preta venceu por 2X1. A tensão era grande da torcida corintiana. Era inaceitável ficar mais um ano sem títulos.

O terceiro jogo foi marcado para o Pacaem
bu. Num bate-rebate dentro da área da Ponte Preta, Basílio (foto) marcou o gol que deixou os torcedores em êxtase, com direito a invadirem o campo ajoelhados pelo fim do tormento de 23 anos. A festa corintiana rolou madrugada adentro, com todo merecimento.Dois anos depois, em 1979, o Corinthians voltou a enfrentar a Ponte Preta em uma final de Campeonato Paulista e novamente sagrou-se campeão paulista.

Começam os anos 80. E no ano de 1981, o presidente Vicente Matheus começa a montar um time cheio de estrelas como Zenon (ex-Guarani), Sócrates, Biro Biro....mas o resultado não foi imediato: o Corinthians fez uma pésima campanha no Campeonato Paulista daquele ano e teria que jogar a Taça de Prata de 1982 (na época os campeonatos estaduais eram qualificatórios para o Campeonato Brasileiro).

O ano de 82 foi marcante para a história corintiana. Foi o na
scimento da chamada "Democracia Corintiana" liderada por Sócrates (foto).Além dele tinham também Vladmir, Casagrande em início de carreira entre outros. Esse movimento abolia as concentrações e também incentivavam os torcedores a votar, pois em 82 houveram as primeiras eleições (para Governador de estado e deputados) após quase 20 anos, e alguns jogadores chegaram a concorrer a cargos públicos.

Esse grupo revolucionário também era muito bom de bola, sagrando-se campeão paulista de 1982 e também servindo de base para a seleção brasileira na
Copa do Mundo de 1982, na Espna. No ano seguinte, com praticamente o mesmo grupo a "Democracia Corintiana" conquistaria o bi-campeonato paulista. Em 1984, o Corinthians acabaria perdendo o título paulista para o Santos com um gol de Serginho Chulapa.

Entre 1985 e 1987 o Corinthians ficou sem conquistar
títulos, o time estava passando por uma entressafra de jogadores. Tanto que em 1988, comandado pelo garoto Viola, o Timão conquistou o Campeonato Paulista numa final com o Guarani.

Foi praticamente com esse mesmo grupo de jogadores que o Corinthians conquistou o seu primeiro Brasileirão. Entre seus principais jogadores estavam: o goleiro Ronaldo, Wilson Mano, Viola, Tupãzinho e o principal deles: Neto (foto), exímio batedor de faltas, mesmo sendo criado no Guaranim tornou-se ídolo da torcida e comandante do primeiro Brasileiro. A final foi contra o rival São Paulo e um gol salvador de Tupãzinho aos nove minutos do segundo tempo.

Após esse título brasileiro de 1990, novamente o Corinthians ficaria alguns anos sem ganhar algum título importante, mas em 1993 chegava do Parque São Jorge um jov
em jogador chamado de Marcelinho Carioca, ele havia jogado pelo Flamengo e sido campeão brasileiro em 1992 pelo clube d
a Gávea. Marcelinho acabaria se tornando no grande símbolo corintiano na década de 90. Em 1995 conquistou a sua primeira Copa do Brasil numa final contra o Grêmio os corintianos venceram pelo placar de 1X0 no estádio Olímpico de Porto Alegre com um gol de Marcelinho.

O Timão ainda conquistaria o Campeonato Paulista de 1997. No ano de 1998 o time começou sob o comando de Wanderley Luxemburgo, mas ele teve de deixar o comando do time para treinar a seleção brasileira. Para o lugar de Luxemburgo o presidente Alberto Dualib resolveuefetivar o auxiliar técnico Oswaldo de Oliveira. Oswaldo além de sorte, teve muita competência, revelando ser um dos maiores técnicos da nova geração. Foi Campeão Brasileiro de 1998 numa final com o Cruzeiro.Em 1999 o Corinthians conquistou o Campeonato Paulista numa final contra o Botafogo de Ribeirão Preto. Ainda em 99 conquistou o seu terceiro Brasileiro, desta vez a vítma foi o Atlético Mineiro.

No início de 2000 o Corinthians foi convidado pela FIFA para participar do primeiro Mundial de Clubes organizado pela entidade. O clube da Fazendinha entraria na competição como o Campeão Brasileiro de 99. O Timão ficou em um grupo com Raja Casablanca, Real Madrid e Al-Nassr.O Timão ficou em primeiro lugar na sua chave com sete pontos: duas vitórias e um empate. E foi ao Maracanã jogar a final com o Vasco da Gama. O jogo tanto no tempo normal quanto na prorrogação terminou sem gols. Na disputa de pen
alidades máximas, deu Corinthians, que venceu por 4X3 graças a um pênalti perdido por Edmundo. Os corintianos conquistavam o mundo pela primeira vez.

Em 2001 a boa fase continuava com o título paulista e em 2002, o Timão sob o comando de Carlos Alberto Parreira conquistou a sua segunda Copa do Brasil.No ano seguinte, mais um título paulista na sala de troféus corintiana.


Em 2005 o presidente Alberto Dualib firmou uma polêmica parceria com uma empresa chamada MSI, cujo dono chamava-se Kia Jorabichian, um empresário iraniano. A tal empresa contratou jogadores de peso como Carlitos Tevez (foto) Sebastian Dominguez, Roger, Javier Mascherano, enfim..o Corinthians estava formando um timaço, apesar das suspeitas de onde vinha tanto dinheiro. O Campeonato Brasileiro de 2005 foi bastante tumultuado, tendo uma denúncia de manipulação de resultados, a competição acabou sendo paralisada. Quando o torneio recomeçou, o Corinthians assumiu a ponta da tabela e não saiu mais, sagrando-se campeão brasileiro pela quarta vez.

A parceria com a MSI foi encerrada após a eliminação do Corinthians na Taça Libertadores de 2006 para o River Plate, qua
ndo a torcida corintiana enfurecida ameaçou invadir o gramado do Pacaembu para agredir os jogadores. No Campeonato Brasileiro, o time passou a maior parte do torneio na zona de rebaixamento e só escapou por um milagre. Era a crise corintiana pós-MSI. Em 2007 a crise atingiu o auge, denúncias de lavagem de dinheiro por parte do presidente Alberto Dualib, o time indo mal em todas as competições e o tiro de misericórdia: o rebaixamento para a Série B após um empate com o Grêmio em Porto Alegre.

O ano de 2008 marcou o renascimento corintiano. A "Fiel" abraçou o time de tal maneira que não abandonaria jamais. Para a disputa da Série B foi contratado o treinador Mano Manezes, que havia sido Campeão da Série B com o Grêmio em 2005 e vice-campeão da Taça Libertad
ores com o tricolor gaúcho. A campanha do Timão na Série B foi praticamente perfeita, digna de um clube grande que estava buscando o seu ressurgimento. O título da Série B veio com uma semana de antecipação.

Em 2009, o presidente Andres Sanches continuou com o excelente trabalho de marketing q levantou o clube em 2008 e contratou Ronaldo como seu novo atacante. Com o Fenômeno no time o Corinthi
ans conquistou o Campeonato Paulista de maneira invicta e a Copa do Brasil após uma final com o Internacional. É nesse dia primeiro de setembro que celebramos os 100 anos do gavião que virou fênix...parabéns, bando de loucos!!!!

HINO DO CORINTHIANS

Salve o Corinthians,
O campeão dos campeões,
Eternamente dentro dos nossos corações
Salve o Corinthians de tradições e glórias mil

Tu és orgulho
Dos esportistas do Brasil

Teu passado é uma bandeira,
Teu presente, uma lição
Figuras entre os primeiros
Do nosso esporte bretão

Corinthians grande,
Sempre Altaneiro,
És do Brasil
O clube mais brasileiro

DADOS DO CLUBE

Nome Completo: Sport Club Corinthians Paulista

Data de Fundação: 1 de setembro de 1910
Mascote: Mosqueteiro
Presidente: Andres Sanches
Endereço:Rua São Jorge, 777, São Paulo-SP (sede social)
Estádio: Paulo Machado de Carvalho (Pacaembu) (capacidade: 37.952 pessoas)

PRINCIPAIS TÍTULOS
Mundial de Clubes da FIFA
2000

Campeonato Brasileiro
1990, 1998, 1999, 2005

Campeonato Brasileiro-Série B
2008

Copa do Brasil
1995, 2002, 2009

Torneio Rio-São Paulo
1950, 1953, 1954, 1966, 2002

Campeonato Paulista
1914, 1916, 1922, 1923, 1924, 1928, 1929, 1930, 1937, 1938, 1939, 1941, 1951, 1952, 1954, 1977, 1979, 1982, 1983, 1988, 1995, 1997, 1999, 2001, 2003, 2009

Corinthians Campeão Mundial de Clubes de 2000
Em pé: Dida, Kléber, Fábio Luciano, Vampeta, Rincón e Adilson
Agachados: Luizão, Índio, Ricardinho, Marcelinho Carioca e Edílson
Técnico: Oswaldo de Oliveira

Nenhum comentário: