SESSÃO MEMÓRIA: CEM ANOS DO TÍTULO GLORIOSO

on


O ano de 1910 foi marcado por fatos importantes que marcaram a história do Brasil e da Humanidade. O presidente do Brasil era o Marechal Hermes da Fonseca. No Rio de Janeiro eclodia a Revolta da Chibata, liderada pelo marinheiro João Cândido. Nasceu no bairro de Vila Isabel, no Rio o compositor Noel Rosa. E o cometa Halley passava perto do planeta Terra.

Nesse ano o Campeonato Carioca chegava à sua quinta edição. E o grupo dos clubes grandes era formado apenas por Fluminense, campeão entre 1906 e 1909; o Botafogo e o América. Flamengo e Vasco ainda não tinham departamentos de futebol naquela época. O futebol no Flamengo seria formado em 1912 após uma dissidência de atletas do Fluminense e o futebol do Vasco seria criado em 1915 após uma fusão com o Luisitânia. Os outros participantes do certame foram: Riachuelo, Haddock Lobo e Rio Cricket.

A campanha botafoguense foi praticamente perfeita, com excessão de uma derrota sofrida para o América por 4X1. O time alvinegro aplicou goleadas históricas como um 15X1 sobre o Riachuelo, um 11X0 sobre o Haddock Lobo e um outro 7X0 em cima do Haddock Lobo.

O jogo que deu o título ao Botafogo fora disputado no dia 25 de setembro de 1910, um clássico contra o Fluminense. Vitória alvinegra por incontestáveis 6X1 com direito a três gols de Mimi Sodré, o craque da equipe. Após essa partida, Haddock Lobo e Riachuelo abandonaram o campeonato, o que acabou dando a eles derrotas por W.O. e colocando a taça nas mãos do Botafogo, que sagrava-se campeão carioca por antecipação.

As manchetes dos jornais do dia 26 de setembro de 1910 estampavam a seguinte frase: "Glorioso campeão de 1910". A expressão "Glorioso" surgiu quando sócios e torcedores do Botafogo escreviam telegramas ou cartas para as redações dos jornais da cidade e o texto começava:"Ao glorioso".

Essa expressão foi imortalizada anos mais tarde por Lamartine Babo, autor do hino do Botafogo e de outros clubes cariocas e torcedor do América: "Tu é o Glorioso/Não podes perder, perder pra ninguém". A princípio o primeiro verso do hino seria:"Botafogo/Botafogo/Campeão de 1910". Após protestos dos torcedores botafoguenses, ele mudou a frase para "Campeão desde 1910". Nos anos 90 a Federação Carioca reconheceu o título carioca de 1907 dividido entre Botafogo e Fluminense. Houve uma tentativa de mudar a letra para "Campeão desde 1907", mas não foi bem sucedida.

HINO DO BOTAFOGO

Botafogo, Botafogo,
campeão desde 1910
És herói em cada jogo,
Botafogo, por isso que tu és
e hás de ser nosso imenso prazer
Tradições aos milhões tens também
Tu és o glorioso,
não podes perder,
perder para ninguém!

Em outros esportes, tua fibra está presente,
honrando as cores do Brasil e da nossa gente
Na estrada dos louros, um facho de luz
Tua estrela solitária te conduz!

Nenhum comentário: