SESSÃO MEMÓRIA: INTER DE LIMEIRA CAMPEÃ PAULISTA DE 86

on



Há vinte e cinco anos, um modesto clube do interior de São Paulo quebraria a sequência dos gigantes do estado e levaria pela primeira e única vez o Campeonato Paulista. A Inter de Limeira desde o ano anterior viva uma boa fase no futebol paulista. O prefeito da cidade de Limeira passou a investir forte no futebol da cidade e com a ajuda de produtores de laranja, a força motriz do município, resolveu montar um time para disputar o título paulista, coisa impossível até então.




Por quê impossível? Pois o Campeonato Paulista de 1986 tinha como grande favorito o São Paulo, dos "Menudos", que havia conquistado o título estadual no ano anterior. Além do tricolor paulista, o Palmeiras já vivia uma seca de dez anos sem título e tinha um bom time e era apontado como um dos favoritos.




A disputa do campeonato se iniciou em fevereiro e na estreia, a Inter perdeu para o Palmeiras pelo placar de 3X1. Na rodada seguinte, conseguiu um empate de um gol com a Ponte Preta. A primeira vitória só aconteceria na terceira partida contra a Ferroviária por 2X1. O campeonato foi passando e a evolução da Inter era evidente. Acabou terminando a primeira fase em sexto lugar. Na fase seguinte, o time terminou com a primeira colocação, classificando-se para as semi finais e com apenas duas derrotas.




Nas semis a Inter era o único clube fora do grupo dos grandes classificado, além dela passaram o Palmeiras, o Santos e o Corinthians. O adversário da Inter de Limeira nesta fase foi o Santos. O primeiro jogo, jogado na Vila Belmiro foi vencido pela Inter pelo placar de 2X0, deixando a torcida santista calada. Na volta, em Limeira, mais uma vitória do time da casa. Placar de 2X1 e passaporte carimbado para a grande decisão.




O adversário da final era o Palmeiras, que não ganhava um título há dez anos, era a oportunidade de ouro para os palmeirenses quebrarem o jejum. O jogo de ida, em Limeira terminou em um empate sem gols, dando esperanças para a torcida alviverde, que decidiria no Morumbi, na capital paulista. Dia 3 de setembro de 1986, estádio do Morumbi, São Paulo. Uma grande festa da torcida do Palmeiras foi feita para receber o time, como se já tivesse conquistado o título antes de começar o jogo. Mas durante o primeiro tempo, o time comandado por Pepe, segurou um empate sem gols, jogando duro com os palmeirenses.




No segundo tempo, a Inter abriu o placar com um gol de Kita aos cinco minutos. Quatro minutos depois, foi a vez de Tato, ex-jogador do Fluminense em 1984, se aproveitar da bobagem do zagueiro do Palmeiras e ampliar a vantagem. Amarildo descontou para os alviverdes, mas já não havia muito o que fazer. Kita ainda perdeu a chance de marcar o terceiro gol no fim da partida. Após o apito final, a cidade de Limeira fez uma grande festa, na volta para casa, os jogadores foram recebidos como heróis.




De fato, eles foram heróis. A Inter de Limeira foi o primeiro clube do interior paulista a conquistar um Campeonato Paulista. Quatro anos depois foi a vez do Bragantino repetir o feito conquistando o Paulistão numa "final caipira" contra o Novorizontino. Em 2002, no ano do centenário do estadual, o Ituano levou o troféu. Dois anos mais tarde o São Caetano, então treinado por Muricy Ramalho conquistou o Paulista numa final contra o Paulista de Jundiaí, chegando até a disputar pênaltis.




Durante a segunda metade dos anos oitenta, a Inter viveu uma excelente fase: além do Campeonato Paulista de 1986, ela foi campeã brasileira da Série B por duas vezes (em 1986 e 1988). Só que depois que a década de 80 acabou, a cidade acabou mudando de prefeito, que não investiu mais na equipe. Desde então, o clube passa por momentos difíceis. Hoje, ela disputa o Campeonato Paulista Série A-3, a terceira divisão do Paulistão.









Inter de Limeira Campeã Paulista de 1986





Em pé: Juarez, Bolívar, Pecos, Silas, Manguinha e João Luis




Agachados: Gilberto Costa, Tato, Kita, João Batista e Lê





Técnico: Pepe

Nenhum comentário: