BANDA DO MÊS:THE RUNAWAYS

on

As Runaways podem ser consideradas as pioneiras no rock feminino. Foi uma banda criada na California em 1974 por garotas na faixa dos 16 anos. A primeira formação era: Joan Jett (guitarra e vocal), Michael Steele (baixo e vocal), Sandy West (bateria), Cherrie Currie (vocal) e Peggy Foster (baixo).

Em 1975 o grupo passa por duas mudanças de integrantes: saíram as baixistas Michael Steele e Peggy Foster (Michael Steele anos mais tarde faria parte do grupo feminino The Bangles, que fez sucesso nos anos 80) e em seus lugares entraram Lita Ford, para guitarra e Jackie Foxx para o baixo.

Em 1976 elas assinaram contrato com a gravadora Mercury, onde gravaram seu álbum de estreia chamado The Runaways. Elas abriram shows para os grupos Cheap Trick, Ramones e Van Hallen. No mesmo ano a banda foi tocar no CGGB, em Nova Iorque, onde elas tocaram com Sex Pistols, Blondie, The Damned e Generation X.

Em 1977 as garotas conheceram a fama de fato. Foi gravado o segundo álbum, o Queens Of Noise, onde emplacaram a faixa-título do disco e Cherry Bomb. Começou uma grande turnê mundial para divulgar o que seria para muitos, a primeira banda formada apenas por mulheres. No Japão elas alcançaram o status de deusas, semelhante à beatlemania.

Em 1978 houve mais uma mudança na banda: saíram Jackie Foxx e Cherrie Curie e entrou Vicki Blue para o baixo. As Runaways estavam agora com apenas quatro integrantes. Na mesma época, a banda estava passando por problemas e o empresário estava se dedicando a outros projetos.

Em 1979, Vicki Blue deixou o grupo e entrou Laurie MacAlister. Mas em abril de 1979 a banda já estava anunciando a separação.

Joan Jett teve uma bem sucedida carreira solo nos anos 80 ela estourou nas paradas de sucesso com as músicas "I Love Rock'n'Roll" e "My Bad Reputation", ambas de 1981. Lita Ford acabou indo tocar heavy metal e teve reconhecimento por parte dos fãs e da imprensa musical. Cherrie Currie entrou em carreira solo e continua fazendo seus shows por Los Angeles. Michael Steele entrou para The Bangles em 1982, onde obteve sucesso mundial, em 2005 abandonou a carreira musical e se dedica à literatura e à pintura. Jackie Foxx se tornou advogada e Sandy West faleceu em 2006 vítima de câncer de medula.

Nesse mês de março será lançado nos cinemas dos EUA um filme contando a história das Runaways o elenco conta com Dakota Fanning e Kirsten Stewart.


Um comentário:

Mestre Benicha disse...

Salve Leo!

Sempre apresentando excelentes bandas desconhecidas.

Ouvi o som do The Runaways e me amarrei. Muito bom, sem contar que as integrantes são muito bonitas.


Peço mil desculpas pelo sumiço. Estou enrolado até os cabelos e a falta de tempo me manteve afastado durante todo esse tempo da blogosfera. Prometo passar aqui mais vezes, mesmo que não atualize lá o meu blog, ok?

Aproveito que já estou aqui e peço pra que vc visite também o Rio Futebol, se puder! Demorei, mas consegui atualizar novamente, rs!

Grande abraço,

Leonardo Resende
Rio Futebol
http://riofutebol.blogspot.com
adm.riofutebol@gmail.com