Blogosfera na África 2010:Grupo A-África do Sul

on


Começa a partir de hoje um quadro especial para a Copa do Mundo de 2010. Faltam pouco mais de 80 dias para o início do Mundial e o FutF-1 e o Futebol Música etc se uniram para criar o quadro Bologosfera na África. A cada semana falaremos de um grupo diferente da Copa abordando os fatos históricos nos Mundiais (FutF-1) e analisando as chances na Copa de 2010 (Futebol, Música, etc). Vamos começar falando dos fatos históricos da África do Sul em Copas.


Os sul-africanos vão disputar a sua terceira Copa do Mundo. Nos últimos quatro mundiais, a Áfirca do Sul esteve presente em três deles. Será o primeiro país africano a se tornar anfitrião de uma Copa.

O futebol sempre foi uma grande paixão para os sul-africanos, mas na época do regime do apartheid, era um esporte mais voltado para a população negra, que jogava em lugares em condições precárias. Os melhores campos eram destinados à minoria branca. Com a quada do governo segregacional, no início dos anos 90, o país entra com força no esporte e investe mais na sua seleção de futebol. Em 1996 eles sediaram a Copa Africana de Nações e sagraram-se campeões. Com a mesma base campeã africana no ano seguinte classificaram-se pela primeira vez a uma Copa do Mundo eliminando a seleção do Congo, com gol de Paul Masinga.

Na sua primeira participação numa Copa do Mundo, os Bafana-Bafana, como são conhecidos caíram no Grupo C com França, Dinamarca e Arábia Saudita. Eles estrearam contra o país sede, a França e perderam por 3X1, inclusive com um gol contra do zagueiro Issa. Contra a Dinamarca, os europeus saíram na frente, mas no primeiro minuto do segundo tempo, Benny McCarthy empatou o jogo em 1X1 garantindo o primeiro pontinho para a África do Sul. Na terceira rodada do Grupo C, os Bafana precisavam vencer a Arábia Saudita e torcer contra Dinamarca ou França para passar de fase. Mas a África do Sul se despediu da Copa na primeira fase após um empate em 2X2 pela seleção comandada por Carlos Alberto Parreira. Os sul-africanos terminaram em terceiro lugar do Grupo C com dois pontos.

Em 2002 eles voltam a disputar uma Copa, desta vez caíram no Grupo B com Espanha, Paraguai e a estreante Eslovênia e seu desempenho foi um pouco melhor. Eles estrearam contra o Paraguai e empataram em 2X2. No jogo seguinte pegaram a Eslovênia e venceram por 1Xo apenas. Na terceira partida eles estavam com boas chances de passar de fase, mas teriam a forte seleção da Espanha pela frente. A África do Sul perdeu por 3X2, terminando em terceiro lugar no Grupo B com quatro pontos. Os Bafana's só perderam a vaga para o Paraguai que tinha o mesmo saldo de gols que eles:zero, mas os paraguaios tinham um gol a mais que o time africano.

Para essa Copa de 2010, a África do Sul caiu no Grupo A com França, México e Uruguai, um grupo bastante duro, considerado o "grupo da morte" do Mundial. A missão dos Bafana-Bafana é manter a tradição da seleção anfitriã sempre passar da primeira fase, mas não será tarefa das mais fáceis.

Confira o vídeo da partida entre África do Sul 1X1 Dinamarca, na Copa de 1998


Um comentário:

Débora Bravo disse...

Excelente Leo! Muiito bom saber informações sobre as seleções. Eu sabia que a África tinha participado de poucas Copas, mas não sabia como tinha sido o desempenho da mesma. ;)