Blogosfera na África 2010: Grupo A-Uruguai

on

Mais uma edição do Blogosfera na África e desta vez é a história da seleção uruguaia em Copas que será contada. A Celeste como é conhecida foi considerada durante os anos 20 a melhor seleção do mundo, sendo chamada de Celeste Olímpica após ter ganho duas medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de 1924, em Paris e em 1928, em Amsterdã.

Para a primeira Copa do Mundo, em 1930, a sede escolhida foi o Uruguai, graças aos dois títulos olímpicos conquistados anos antes. A seleção que disputou a Copa foi basicamente a mesma que jogou as Olimpíadas de 1924 e 1928. Foram apenas 13 países disputando, sendo a maior parte deles sul-americanos.

A Celeste estreou contra o Peru e venceu por apenas 1X0, depois enfrentaram a Romênia e golearam por 4X0. Nas semifinais, eles eliminaram a Iugoslávia pelo placar de 6X1. Na grande final, no Estádio Centenário, eles venceram a Argentina, o mesmo adversário das Olimpíadas de 1928, por 4X2, a curiosidade foi que em cada tempo seria usada a bola de um país, no primeiro tempo foi usada a bola argentina e no segundo, foi usada a bola uruguaia.

Em 1934, mesmo sendo atuais campeões do mundo, ficaram de fora, pois não passaram das Eliminatórias. O fato se repetiu em 1938. Mas durante esse período de ausência os uruguaios eram a grande força da América do Sul conquistando o Campeonato Sul-Americano várias vezes e rivalizando com a Argentina.

Em 1950, o Uruguai volta a uma Copa do Mundo, desta vez no Brasil. Foi um Mundial jogado quase nos mesmos moldes de 1930, com 13 seleções também e o predomínio de sul-americanos. O Uruguai pegou um grupo com apenas a Bolívia como adversária. Os urugaios venceram por 8X0 e já passaram automaticamente para a fase final. Eles empataram com a Espanha em 2X2, venceram a Suécia por 3X2 e precisando da vitória para levar o bi-campeonato, venceram o Brasil de virada por 2X1 no Maracanã lotado com mais de 200.000 pessoas, quase todas a favor da seleção brasileira. Mas foi a geração de Obdúlio Varela (foto), Gighia, Máspoli e outros de comemorar, a nós brasileiros, só restaram as lágrimas.

Em 1954, eles tentaram repetir a campanha do título de 1950, mas acabaram caindo nas semi-finais, ficando apenas na quarta colocação. Em 1958, ficaram de fora outra vez da Copa do Mundo. Em 1962, no Chile, caíram na primeira fase, a Celeste não era mais a mesma, ficaram apenas em 13º lugar num Mundial com 16 seleções. Em 1966, na Inglaterra, caíram nas quartas-de-final diante da Alemanha, sendo goleados por 4X0 e ainda tendo dois jogadores expulsos.

Em 1970, tentaram retomar os bons tempos, a seleção tinha bons jogadores como Mazzukievisch, Cubilla, Fuentes.Mas sucumbiram nas semis diante da mair seleção brasileira de todos os tempos e tiveram que se contentar outra vez com o quarto lugar, foi a última vez que o Uruguai ficou entre os quatro primeiros colocados. Em 1974, na Alemanha, mais um fracasso, eliminados na primeira fase, repetiram o 13º lugar de 62.

A Celeste ficou de fora em 1978, na Argentina e em 1982, na Espanha. Em 1986, no México, conseguiram passar para as oitavas de final, mas acabaram sendo eliminados pela Argentina pelo placar de 1X0, ficando com o 16º lugar. Em 1990, na Itália, ficaram pelas oitavas de novo, desta vez caindo perante os italianos por 2X0, na 15º posição.

O Uruguai de novo ficou fora de duas Copas seguidas, em 1994, nos Estados Unidos e em 1998, na França. Mas em 2002, após garantirem a vaga eliminando a Austrália na repescagem, eles caíram no Grupo C com França, Senegal e Dinamarca. Caíram na primeira fase, com apenas um ponto e em 26º lugar, sua pior participação.

Clique aqui e veja o post do "Futebol, Música, Etc" com a campanha pré-Copa e as últimas informações da Seleção Uruguaia.

Confira a final da Copa de 1950, onde o Uruguai venceu o Brasil por 2X1 em pleno Maracanã e conquistou o bi-mundial


Nenhum comentário: