Brasileirão de 2014 poderá ter 24 clubes

on


Na última sexta-feira (27/12) começou a circular uma conversa nos corredores do STJD sobre a possibilidade de se mudar a fórmula do Campeonato Brasileiro de 2014. A razão dessa mudança seria o possível acionamento da Portuguesa à Justiça Comum, caso perdesse seu caso no Supremo Tribunal de Justiça Desportiva.

A princípio, a ideia foi rechaçada por dirigentes de diversas federações estaduais, mas parece que mal começou o ano de 2014 e ela começou a ganhar mais força. Com a perda das causas da Portuguesa no STJD, o clube paulista já informou que vai tentar ir à Justiça Comum para disputar a Série A do Campeonato Brasileiro de 2014. Como na Justiça Comum poderão ocorrer chuvas de liminares, que poderão se estender por meses, a elaboração do Brasileirão ficaria comprometida.

A ideia inicial seria a criação de uma Série A contendo 24 clubes, ou seja, os rebaixamentos de 2013 (Portuguesa, Vasco, Ponte Preta e Náutico) não se confirmariam e a inclusão dos quatro clubes promovidos à Série A (Palmeiras, Chapecoense, Sport e Figueirense). Eles seriam divididos em dois grupos de  doze e se enfrentariam em jogos de ida e volta dentro de suas chaves. Os quatro primeiros colocados da fase de grupos avançariam para as quartas de final, depois as semifinais e as finais, sempre com jogos de ida e volta. O total de datas disponíveis seria 28, muito menos que as possíveis 46 datas, caso o Campeonato Brasileiro de 2014 fosse jogado em pontos corridos como é hoje. A redução para 28 partidas ajudaria também a ajustar o calendário devido à Copa do Mundo, que será disputada no Brasil e que ocuparia as datas de junho e julho.

A proposta ainda está em estudo pela CBF e ainda tem cunho político, pois no mês de abril haverão eleições para presidente da CBF, a disputa será entre a situação, Marco Polo del Nero, atual vice-presidente da entidade e ex-presidente da Federação Paulista de Futebol e Andrés Sanches, ex-presidente do Corinthians, candidato de oposição. Del Nero espera que com a ratificação dessa fórmula ele consiga os votos das equipes rebaixadas de 2013. Além dos clubes da Série A, as 27 Federações Estaduais têm direito a voto.


ENTENDA O CASO DA PORTUGUESA

A Portuguesa escalou o jogador Héverton de maneira irregular na partida contra o Grêmio pela última rodada, que terminou em 0X0. Tal jogador havia recebido dois jogos de suspensão após expulsão em partida contra o Bahia pela 36ª rodada do Brasileiro e cumpriu apenas um (a vitória da Lusa por 2X0 sobre a Ponte Preta). 

O clube lusitano foi autuado pelo artigo 241 do Código de Justiça Desportiva, que dá como punição a perda de três pontos e mais a perda do ponto ganho do jogo contra o Grêmio. Em 16 de dezembro o clube foi punido com a perda dos pontos no STJD, sendo rebaixado para a Série B e fazendo o Fluminense permanecer na Série A. Onze dias depois, a Lusa  recorreu no Pleno, porém, novamente perdeu a causa por oito votos a zero. 

A diretoria da Portuguesa avisou que vai à Justiça Comum para recorrer.

Nenhum comentário: