BANDA DO MÊS: THE PRETENDERS

on


The Pretenders é uma banda de rock formada em Londres em 1978. A sua formação clássica era: Chrissie Hynde (vocal), James Honneyman-Scott (guitarra e teclado), Peter Farndon (baixo) e Martin Chambers (bateria). Curiosamente, Chissie é americana, no início dos anos 70 ela mudou-se para a Inglaterra para começar a carreira como cantora


Em 1980 foi gravado o primeiro álbum do grupo, chamado de "The Pretenders". Este disco contou com a música "Brass In The Pocket", que estourou nas paradas de sucesso e colocou os Pretenders como a banda revelação do ano. O grupo também alcançou a fama graças à belíssima voz de Hynde. No ano de 81, eles lançaram mais um grande sucesso: "Message Of Love".

No ano seguinte, em 1982 começaram os trabalhos de gravação do segundo disco, o "Pretenders II". O álbum foi novamente um grande sucesso com as músicas "The Adultress" e "Day After Day" sendo executadas nas rádios do mundo inteiro. Mas o grupo estava passando por problemas. Em junho de 82, Chrissie demitiu Peter Farndon por problemas com drogas. Dois dias depois ele foi encontrado morto, sua morte foi causada por uma overdose de cocaína.


Quase um ano depois, em abril de 1983 as drogas fazem mais uma vitima na banda, desta vez foi o guitarrista James Honneyman-Scott. Ele morreu de overdose de heroína e remédios.O grupo ficou devsatado, tendo apenas Chrissie e Chambers como componentes originais.


Para a gravação de "Back On The Chain Gang" em 1983, foram chamados o guitarrista Billy Bernmer e o baixista Tony Butler. Ainda em 83, outros dois sucessos foram gravados: "My City Was Gone", que foi uma crítica à poluição ambiental e "Middle Of The Road".


Em 1985 The Pretenders viriam para o Brasil para tocar na primeira edição do festival Rock In Rio. Mas Chrissie Hynde estava de licença maternidade e recusou o convite. Eles foram subatituídos pela banda The Go-Go's.No ano de 1986 foi gravado "Get Close", onde emplacou "Don't Get Me Wrong", um dos maiores sucessos da banda.


No final dos anos 80, finalmente os Pretenders vieram à terra-brasilis, tocaram no Hollywood Rock de 1988 e ainda voltariam em 1990. A vocalista Chrissie gostou tanto do país que comprou uma casa em São Paulo. Em 1993 foi gravado o álbum "Last Of Independents", onde teve enorme repercussão com a regravação de "I'm Not in Love", gravado originalmente pelo grupo 10cc em 1976 e a balada "I'll Stand By You", uma das mais belas baladas do rock.


Em 2005 eles entraram para o Hall da Fama do Rock e em 2008 foi gravado seu mais recente álbum de estúdio, o "Break Up The Concrete", onde investiram forte no rockabilly.



Nenhum comentário: