SESSÃO MEMÓRIA: OS 50 ANOS DO TÍTULO DO BAHIA NA TAÇA BRASIL

on




Hoje a maior torcida de Salvador festeja o cinquentenário do que pode ser o seu primeiro título brasileiro. O Bahia sagrou-se campeão da Taça Brasil de 1959 derrotando o Santos com Pelé & cia. na final.

A Taça Brasil foi criada naquele ano para definir o representante brasileiro na Taça Libertadores, principal interclubes da América do Sul, que começaria em 1960. Esse torneio foi disuputado até 1968 e contava apenas com os campeões estaduais.

Os clubes que disputaram a primeira edição deste campeonato foram: ABC de Natal, Atlético Mineiro, Atlético Paranaense, Auto Esporte-PB, Bahia, Ceará, CSA, Ferroviário-MA, Grêmio, Hercílio Luz-SC, Manutafora, Rio Branco-ES, Santos, Sport Recife, Vasco e Tuna Luso.

A fórmula de disputa era a seguinte:os clubes na primeira fase eram divididos regionalmente: em Sul e Norte, cada região tinha duas chaves. O Bahia entrou na chave do Norte e seus adversários foram: ABC, CSA e Ceará. A campanha do tricolor baiano foi muito boa, goleando o CSA por 5X0 no jogo e ida e vencendo no jogo de volta por 2X0. Depois empatou duas vezes com o Ceará em 2X2 e 0X0, forçando um jogo extra, vencido pelos baianos por 2X1 em Salvador.

Classificado para a decisão da chave do Norte, o Tricolor da Boa Terra foi pegar o Sport Recife, vencedor do ouro grupo regional. O jogo de ida foi vencido pelo Bahia por 3X2, mas no jogo de volta na capital pernambucana, eles foram goleados por 6X0. Outra vez foi marcado um jogo de volta e em Recife de novo. O Bahia venceu fora de casa por 2X0.

A vitória sobre o Sport garantiu o Bahia nas semifinais e acabariam enfrentando o Vasco, campeão carioca de 1958 e já garantido nas semifinais conforme o regulamento, jutamente com o Santos, o campeão Paulista de 58. O jogo de ida foi vencido pelos baianos por 1X0 no Maracanã. Na volta, em Salvador, os vascaínos deram o troco, mostrando que tinham um grande time e que três deles haviam servido à Seleção Brasileira campeã de 58:Belinni, Vavá e Orlando Peçanha. O Vasco derrotou o Bahia por 2X1. Novamente foi marcado um jogo extra. A partida foi jogada na Fonte Nova e deu Bahia 1X0, surpreendendo a todos.

A final seria disputada contra o Santos com Pelé, Pepe, Mengálvio, Gilmar & cia. ou seja, só craque. Todos acreditavam numa vitória santista pela qualidade do time. O primeiro jogo foi marcado no Pacaembu e o Bahia derrotou por 3X2. A volta foi na Bahia e o Santos venceu por 2X0. O jogo extra acabou marcado para o dia 6 de março de 1960, no Maracanã. Para a euforia da torcida do tricolor, o Bahia surpreendeu e ganhou por 3X1 e conquistou a primeira edição da Taça Brasil, que na época era o campeonato brasileiro.

As manchetes da época noticiaram o Bahia como campeão brasileiro de 1959 e também como o representante do país da Taça Libertadores de 1960. O Bahia foi o primeiro clube do Nordeste a conquistar um torneio nacional. Mas alguns especialistas afirmam que a Taça Brasil na realidade é uma espécie de "pai" da atual Copa do Brasil, pois era um torneio jogado com partidas eliminatórias e apenas os campeões estaduais participavam. Mesmo com a CBF não considerando a Taça Brasil como Campeonato Brasileiro, a torcida baiana festeja esse título como o primeiro dos dois campeonatos brasileiros conquistados.


HINO DO BAHIA

Somos da turma tricolor

Somos do time campeão
Somos do povo o clamor
Ninguém nos vence em vibração
Vamos, avante esquadrão

Vamos, serás o vencedor!


Vamos conquistar mais um tento

Bahia! Bahia! Bahia!

Ouça esta voz é teu alento
Bahia! Bahia! Bahia!


Mais um, mais um, Bahia!
Mais um, mais um título de glórias
Mais um, mais um, Bahia!

É assim que se resume a tua história!

O Bahia Campeão da Taça Brasil de 1959

Em pé:Nadinho, Leone, Henrique, Flávio, Vicente e Beto

Agachados:Marito, Alencar, Leo, Bombeiro e Biriba

Técnico: Lula

2 comentários:

Carol Sakurá disse...

Belo Histórico!
Bjão,Leo!

Blu disse...

Postzaço!

Aos que duvidam, está aí a prova de como o Bahia é/foi grande. Incrível a história do tricolor das multidões!

Um abraço, Leo!