Blogosfera na África 2010: Grupo D-Sérvia

on




Agora desembarcaremos no continente europeu para conhecermos melhor a história da seleção sérvia através das Copas do Mundo. Ao contrário do que muita gente imagina, a Sérvia não é estreante em Mundiais, ela é a herdeira da antiga Iugoslávia.

A primeira vez que a Iugoslávia jogou um Mundial foi em 1930, no Uruguai. Eles ficaram no Grupo 2 junto com Brasil e Bolívia. Os iugoslavos venceram o Brasil por 2X1 e no outro jogo golearam a fraca seleção boliviana por 4X0. Nas semifinais, foram goelados pelo Uruguai por 6X1.

Na Copa do Mundo de 1950, no Brasil, a Iugoslávia não passou da primeira fase. Quatro anos depois, na Suíça, eles chegaram a passar para as quartas de final, mas foram eliminados pela Alemanha pelo placar de 2X0. Em 1958, na Suécia, novamente ficaram pelo caminho na segunda fase, e outra vez com os alemães no caminho. Perderam por 1X0.


O início dos anos 60 marcaram a melhor fase do futebol da Iugoslávia. Em 1960 eles conquistaram a medalha de ouro dos Jogos Olímpicos de Roma.No mesmo ano seriam vice-campeões da Eurocopa. E em 1962, com moral de campeões olímpicos, desembarcaram no Chile com vontade de ganhar a sua primeira Copa. Eles ficaram no Grupo 1 ai junto com a União Soviética, Uruguai e Colômbia. A estreia não foi das melhores, perderam para os soviéticos por 2X0. Mas depois se recuperaram ao vencer o Uruguai por 3X1. No último jogo da primeira fase, golearam os estreantes colombianos por 5X0, terminando em segundo lugar na chave, passando para a segunda fase.

Nas quartas de final, finalmente eliminaram a Alemanha, desta vez pelo placar de 1X0. Nas semis, perderam para a Tchecoeslováquia por 3X1 e tiveram que disputar o terceiro lugar. Na disputa pela medalha de bronze, foram derrotados pelos anfitriões chilenos por 1X0 e tiveram de se contentar com o quarto lugar.

Em 1974, na Alemanha, ficaram num grupo com Brasil, Zaire e Escócia. Se classificaram como primeiro lugar da chave, mas foram eliminados na segunda fase. Na Copa de 1982, na Espanha, foram elimnados na primeira fase ainda. Voltariam oito anos depois, na Itália em 1990, com uma boa geração de jogadores iugoslavos como Dragan Stojkovic (foto). Ficaram pelo caminho nas quartas de final, eliminados pela Argentina nos pênaltis.

No início dos anos 90, após a queda do comunismo, a Iugoslávia entrou em uma sangrenta guerra civil que dividiu o país em novas nações, tais como: Croácia, Bósnia-Herzegovina, Eslovênia, Macedônia. A Iugoslávia ficou reduzida a apenas duas regiões chamadas Sérvia e Montenegro.

Em 1998, na França -ainda sob o nome de Iugoslávia, mas a guerra já havia terminado, com um saldo altíssimo de mortos- os iugoslavos, comandados por Predrag Mijatovic (foto), que jogava no Real Madrid, ficaram no Grupo F com Alemanha, Estados Unidos e Irã. Eles passaram para as oitavas de final em segundo lugar na grupo, mas foram eliminados pela Holanda pelo placar de 2X1 na prorrogação.

Em 2006, na Alemanha, pela primeira e única vez, competiram sob o nome de Sérvia e Montenegro, aposentando o antigo nome Iugoslávia. dos 23 jogadores convocados, apenas um era montenegrino. Ficaram no Grupo C com Argentina, Holanda e Costa do Marfim. Fizeram a pior campanha de sua história, perdendo todos os seus três jogos e ainda sendo goleados pelos argentinos por sonoros 6X0, ficando em 32º lugar na classificação geral. O ambiente no time era de total descontentamento, tanto que quando o hino do país era tocado, ninguém cantava e os torcedores levavam a bandeira da Sérvia para as arquibancadas.

Em 2010 será a primeira vez que o país competirá sob nome de Sérvia em uma Copa do Mundo, a separação entre Sérvia e Montenegro se deu ainda em 2006, um pouco antes da Copa do Mundo da Alemanha.

Clique aqui e veja a campanha pré-Copa da Sérvia pelo blog "Futebol Música Etc"

Confira agora o vídeo da derrota da Iugoslávia para a Tchecoeslováquia por 3X1 nas semifinais da Copa de 1962.

Nenhum comentário: