Blogosfera na África 2010: Grupo E-Dinamarca

on

Agora, vamos pegar um voo até a Escandinávia, onde conheceremos a história da seleção da Dinamarca em Copas do Mundo. Os dinamarqueses estarão presentes em um Mundial pela quarta vez.

Apesar de ter sido fundada em 1889 e ser uma das criadoras da FIFA, em 1904, a Associação Dinamarquesa de Futebol era amadora até a década de 60. Foi a partir dessa época que os dinamarqueses começaram a se destacar no cenário europeu.

Sob o comando do técnico Morten Olsen, a Dinamarca se classificou pela primeira vez um Mundial em 1986, no México. Eles ficaram no Grupo E junto com Alemanha, Escócia e Uruguai. Era esperado que os dinamarqueses fossem eliminados na primeira fase, ledo engano.

A Dinamarca venceu a Escócia na estreia por 1X0. Contra o Uruguai, os dinamarqueses mostraram a sua verdadeira força após goleá-los por 6X1, um verdadeiro show de Michael Laudrup (foto) e o apelido de "Dinamáquina" acabou sendo dado a essa seleção. E não parou por aí, a Dinamáquina derrotou os alemães, futuros vice-campeões do mundo por 2X0 e terminaram em primeiro no grupo.

Nas oitavas de final, foram goleados pela Espanha por 5X1, mas mesmo sendo eliminados de goleada, deixaram o mundo impressionado com a campanha na primeira fase.

A Dinamarca ficou de fora da Copa do Mundo de 1990, mas em 1992 levantou o seu título mais importante: o da Eurocopa. Curiosamente os dinamarqueses conseguiram a vaga após a desistência de Iugoslávia, que estava passando por sérios problemas políticos.

A "Dinamáquina" voltou a dar o ar de sua graça em 1998, na França. Ficaram no Grupo C com França, África do Sul e Arábia Saudita. A estreia foi contra a fraca seleção árabe e os dinamarqueses sofreram um bocado, vencendo por apenas 1X0. Em seguida, ficaram só no empate em 1X1 com a África do Sul. No fim, perderam para a França por 2X1, mas mesmo assim garantiram a vaga para as oitavas de final como segunda colocada da chave.

Nas oitavas, eles passaram facilmente pela Nigéria por 4X1. Nas quartas, cehgaram a dar trabalho para o Brasil com os irmãos Laudrup: Michael e Brian. Mas acabaram perdendo a chance de ir às semifinais após serem derrotados por 3X2. De qualquer maneira, ficaram com o oitavo lugar na Copa de 98, sua melhor classificação.

Em 2002, na Coreia e Japão, a Dinamarca manteve a base da ótima campanha de quatro anos antes, ficaram no Grupo A com França, Senegal e Uruguai. Eles começaram os trabalhos derrotando os uruguaios novamente, desta vez por 2X1. Na segunda partida, ficaram no empate com o surpreendente Senegal em 1X1. E fechando a primeira fase, ajudaram a eliminar a França na primeira fase após vencerem os Le Bleus por 2X1. Terminaram de novo em primeiro lugar no grupo. Na segunda fase, a "Dinamáquina" emperrou diante dos ingleses por 3X0 e se despediram da Copa de 2002.


Confira agora o vídeo da goleada da Dinamarca sobre o Uruguai na Copa do Mundo de 1986 por 6X1.

Nenhum comentário: