Blogosfera na África 2010: Grupo F-Paraguai

on


O nosso quadro agora falará da seleção do Paraguai, uma das mais tradicionais da América do Sul, que ultimamente tem crescido muito nos últimos anos, graças às últimas participações em Mundiais. Em 2010 marcará a sua presença pela oitava vez.

A primeira participação dos paraguaios em Copas foi em 1930, no Uruguai, quando foram convidados pelo país anfitrião. A campanha não foi das mais animadoras e os alvi-rubros ficaram de fora na primeira fase, apenas com a nona colocação.

A seleção guarani só voltaria a disputar uma edição da Copa do Mundo vinte anos depois, em 1950, no Brasil. Eliminados novamente na fase de grupos, terminaram em décimo primeiro lugar. O Paraguai chegou a empatar com a Suécia em 2X2 e perder para a Itália por 2X0. Em 1958, na Suécia, caíram na fase inicial, ficando em nono lugar e ainda por cima foram goleados pela fortíssima seleção francesa por 7X3.

Após vinte e oito anos fora de uma edição de um Mundial (durante esse período seriam campeões da Copa América de 1979), eles voltariam em 1986 no México. O Paraguai ficou no Grupo B junto com México, Bélgica e Iraque. Com um gol de Romerito, venceram os iraquianos por 1X0 na estreia. Na partida seguinte, empataram com o país sede em 1X1. Fechando a primeira fase, mais um empate, desta vez com os belgas por 2X2. Os sul americanos terminaram em segundo lugar na chave, com quatro pontos. Nas oitavas de final, foram eliminados pela Inglaterra por 3X0. Terminaram em décimo terceiro lugar, sua melhor colocação.

Doze anos depois os paraguaios voltaram a figurar uma Copa, desta vez na França. Fizeram uma boa campanha após empates sem gols com Bulgária e Espanha e uma vitória por 3X1 sobre a Nigéria, a seleção paraguaia passou para as oitavas. Na segunda fase, enfrentaram a França, a defesa paraguaia era muito forte com o goleiro José Luis Chilavert (foto) e o zagueiro Carlos Gamarra. O gol francês saiu apenas no tempo extra, eliminando os paraguaios.

Na Copa do Mundo de 2002, na Coreia e no Japão, marcou a estreia do artilheiro Roque Santa Cruz (foto). A campanha não foi tão boa quanto a de 1998, ficaram num empate com a África do Sul em 2X2, uma derrota para a Espanha e uma vitória sobre a Eslovênia. Passaram para as oitavas de final, mas perderam para a Alemanha por 1X0. Em 2006, na Alemanha, ficaram apenas na décima oitava colocação e caíram na primeira fase num grupo que tinha Inglaterra, Suécia e Trindad & Tobago.

Clique aqui e confira a campanha pré-Copa do Paraguai pelo blog "Futebol Música Etc"

Confira agora a derrota do Paraguai para a Inglaterra por 3X0 pelas oitavas de final da Copa de 1986

Nenhum comentário: