Blogosfera na África 2010: Grupo F-Nova Zelândia

on

O Blogosfera na África vai passar pelo Meridiano de Data e contará a história da seleção neo-zelandesa em Copas do Mundo, um país onde as pessoas curtem esportes radicais e que tem sol e neve.

Pela segunda vez na história a seleção da Nova Zelândia irá participar de uma Copa do Mundo. O futebol não é o esporte número um do país. A paixão nacional é a seleção de rugby, conhecidos como os "all-blacks", detentores de vários títulos e que no encerramento eles fazem a típica dança maori, povo presente no país antes da chegada dos ingleses no século XVIII.

A seleção de futebol da Nova Zelândia é conhecida como "all-white" e participou da Copa do Mundo de 1982, na Espanha. A campanha nas Eliminatórias foi surpreendente. Na primeira fase, terminaram em primeiro lugar em um grupo que tinha a sua vizinha e rival esportiva Austrália. Na fase final, terminou em segundo lugar, atrás do Kuwait e acabou garantindo a sua vaga após uma suada vitória sobre a China por 2X1, em uma partida disutada em Cingapura no mês de janeiro de 82.

Desembarcaram na Espanha sob o status da "seleção mais fraca da Copa". Todos os jogadores não eram profissionais. Ficaram no Grupo F ao lado de Brasil, União Soviética e Escócia. A estreia foi bastante ruim: sofreram uma grande goleada dos escoceses por 5X2. Em seguida, enfrentaram a seleção brasileira, sempre favorita e o Brasil lhes aplicou uma vitória por 4X1, o ponto alto da partida foi um golaço de voleio marcado por Zico. Fechando a participação, perderam para a União Soivética por 3X0. Terminaram a primeira fase em último lugar da chave, com zero ponto, doze gols sofridos, três marcados, menos nove no saldo.

Com a saída da Austrália da Federação da Oceania, a Nova Zelândia passou a ser a grande força do continente nas eliminatórias. Conseguiram a vaga após jogarem a repescagem com o Bahrein.

Clique aqui e veja a campanha pré-Copa da Nova Zelândia pelo blog "Futebol Música Etc"

Confira agora os gols da derrota neozelandesa para o Brasil por 4X1 na Copa do Mundo de 1982


Nenhum comentário: