Blogosfera na África 2010: Grupo E-Camarões

on


Mais um post novo e mais uma história de seleção para ser contada no Blogosfera. Contaremos agora um pouco da história do último integrante do Grupo E, a seleção de Camarões.

Após a libertação da Inglaterra e da França em 1960, a nova nação, que havia pertencido incialmente à Alemanha, da metade do século XIX até o fim da Primeira Guerra Mundial, começou a mostrar que era uma das forças do futebol africano, tendo chegado à fase final das eliminatórias africanas diversas vezes, mas não se classificava para a Copa.

Em 1982, finalmente Camarões se classificou para uma Copa do Mundo. Os estreantes desembarcaram na Espanha sem muita emplgação e acabaram ficando no Grupo A ao lado da Itália, Polônia e Peru. Era um grupo realmente complicado e se imaginava q os camaroneses seriam derrotados por todos os adversários. Exibindo um futebol empolgante e alegre, Conseguiu empatar com todos os três oponentes: 0X0 com a Polônia, o mesmo placar contra os peruanos e contra a Itália ficaram num surpreendente 1X1. A seleção africana a fase de grupos em terceiro lugar com três pontos e por pouco não passou para a segunda fase.

Em 1984, a seleção camaronesa conquistaria pela primeira vez a Copa Africana de Nações, tornando-se a sensação do continente. Mas o melhor da estava por vir, era só esperar por mais seis anos.

Em 1990, os "Leões Indomáveis" desembarcaram na Itália ainda sob alguma desconfiança dos torcedores e jornalistas, mesmo tendo conquistado a Copa Africana de Nações pela segunda vez dois anos antes, em 1988. Os camaroneses ficaram no Grupo B junto com Argentina, Romênia e União Soviética. A estreia não podia ter sido mais surpreendente. Eles derrotaram os argentinos, campeões mundiais de 1986, por 1X0 com gol de Omam-Biyik. Na partida contra a Romênia, eles passaram por cima com uma vitória por 2X0, com gols de Roger Milla (foto). Mas na partida final da fase de grupos, foram goleados pelos soviéticos, que estavam quase eliminados por 4X0. O resultado mesmo assim manteve Camarões na primeira colocação do Grupo B e os classificou para as oitavas.

Na segunda fase, eles enfrentaram a Colômbia, outra surpresa daquele Mundial. Foi uma partida bastante dura, que precisou ser definida na prorrogação após empate em 0X0 no tempo normal. Com mais dois gols de Milla, Camarões tornou-se a primeira seleção africana a passar para as quartas de final da história das Copas. Nas quartas, enfrentaram a Inglaterra. Outra vez eles levaram o jogo para a prorrogação, mas no tempo extra David Platt marcou o gol da classificação inglesa por 3X2. De qualquer jeito Camarões havia impressionado o mundo inteiro com o seu estilo de jogo dinâmico.

Em 1994, nos Estados Unidos entraram como a grande sensação, diferente das duas participações anteriores, quando foram vistos com descofiança. Ficaram no Grupo B com Brasil, Suécia e Rússia. A estreia foi com um empate meio sem sal contra a Suécia: 2X2. O segundo jogo foi contra a seleção brasileira. A seleção canarinho não tomou conhecimento e os derrotou por 3X0. A última partida foi contra os russos. A seleção russa lhes aplicou uma sonora goleada por 6X1, assim se despedia uma das seleções mais carismáticas daquela Copa.

Na França em 1998 os "Leões" estavam passando por uma entressafra de jogadores. Ficaram no Grupo B junto com Áustria, Itália e Chile. Eles começaram empatando com a Áustria em 1X1. Em seguida foram derrotados pela Itália por 3X0.Finalizando a fase de grupos, ficaram num empate com os chilenos de 1X1 , mas não foi o suficiente para a classificação.

No ano de 2000 uma nova safra de bons jogadores estava chegando à seleção de Camarões. No início daquele ano os camaroneses conquistaram pela terceira vez a Copa Africana de Nações e no mês de agosto conquistaram a medalha de ouro dos Jogos Olímpicos de Sidney, revelando o craque Samuel Eto'o (foto).

Em 2002 eles conquistaram pela quarta vez a Copa Africana e no mesmo ano desembarcaram na Ásia com uma seleção renovada. Eles ficaram no Grupo E que tinha Alemanha, Irlanda e Arábia Saudita. Eles iniciaram sua participação no Mundial ocm um empate por 1X1 com os irlandeses. No jogo posterior, passaram pela fraquissima seleção saudita com um magro 1X0. Fechando a participação, foram derrotados pela Alemanha pelo placar de 2X0. Outra vez os "Leões Indomáveis" foram domados ainda na primeira fase.

Clique aqui e confira a campanha pré-Copa de Camarões pelo blog "Futebol, Música, Etc"

Confira agora o vídeo da vitória de Camarões sobre a Colômbia por 2X1 na Copa de 1990

Nenhum comentário: