PREVISÕES PARA O BRASILEIRO SÉRIE A 2009

on

A Série A do Brasileiro de 2009 contará com 20 clubes e será disputada no sistema de pontos corridos, o que vem ocorrendo desde 2003. As novidades da Série A de 2009 ficam por conta do retorno do Avaí para a primeira divisão depois de 30 anos, a volta do Santo André depois de 25 anos e a estréia do Barueri entre os grandes do futebol brasileiro. Os quatro primeiros colocados irão disputar a Taça Libertadores, os times que terminarem entre o quinto e o décimo segundo lugar, irão para a Copa Sul-Americana e os quatro últimos colocados serão rebaixados para a Série B.

ATLÉTICO MINEIRO: O Galo passa por um período de transição política e continua mantendo a sua política de contratação de jogadores veteranos, em sua maioria. O time no ano passado revelou bons valores vindos da base como Renan Oliveira...mas o Galo Mineiro voltou a ser goleado na final para o rival Cruzeiro por 5X0, o que praticamente causou a demissão do técnico Leão e colocou Celso Roth no seu lugar, que não evitou a eliminação para o Vitória na Copa do Brasil. O Galo tem como destaque o atacante Diego Tardelli, que é famoso por jogar bem apenas com Emerson Leão como técnico. Tardelli foi um dos destaques do Campeonato Mineiro, mas isso é pouco. O Galo tem no máximo terminará com uma vaga na Sul-Americana.

ATLÉTICO PARANAENSE: O Furacão conquistou o título paranaense e chegou a dar trabalho para o Corinthians na Copa do Brasil. O destaque do time treinado por Geninho é o atacante Rafael Moura, o goleiro Galatto também vem fazendo um bom trabalho no clube. O rubro-negro do Paraná quer esquecer a campanha de 2008, onde quase foi rebaixado e alçar vôos mais altos. E o Atlético tem condições disso, se reforçar um pouco mais seu time.

AVAÍ: O Leão da Ilha retorna à Série A depois de 30 anos e vem com um time sem estrelas, mas disposto a permanecer na primeira divisão o maior tempo possível, como o seu rival Figueirense, que caiu em 2008, mas ficou seis anos na Série A. O destaque do time é o treinador Silas, que foi vice-campeão da Série B e que acabou de conquistar o Campeonato Catarinense. O Avaí pode terminar rebaixado, mas pela competência de seu treinador, também pode terminar na chamada “zona da pasmaceira”.

BARUERI: O Barueri vai fazer a sua estréia na Série A. E a inovação do clube é a presença de três treinadores, o que vem dando bons resultados. O Barueri chegou ao vice-campeonato do interior, perdendo a final para a Ponte Preta e foi quarto lugar na Série B de 2008. O destaque do time é o artilheiro Pedrão. O Barueri pela pouca experiência na elite do Brasileiro pode brigar para não cair, assim como também pode ser uma grata surpresa.

BOTAFOGO: O Botafogo de uns três anos pra cá vem colecionando bons resultados no Campeonato Carioca, onde participou de quatro finais e perdeu três, todas elas para o Flamengo. Mas enquanto o time alvinegro foi bem no Carioca, na Copa do Brasil fez um papelão ao ser eliminado pelo Americano na segunda fase, nos pênaltis, no Engenhão. O time tem bons jogadores, como o goleiro Renan, o meia Maicosuel (o grande nome do time), o atacante Reinaldo....mas o clube ainda sofre com esse choque psicológico de nadar, nadar e morrer na praia, nem o atual técnico Ney Franco deu jeito nisso. O time de 2009 é um pouco inferior às equipes dos últimos dois anos, mas o Botafogo pode beliscar uma vaga na Sul_Americana.

CORINTHIANS: Taí o clube que renasceu após passar um tormento na Série B de 2008, na verdade, a Série B de 2008 foi como um passeio pelo parque para os corintianos. E essa ótima fase -capitaneada pelo competente treinador Mano Menezes, continuou após a conquista do título paulista diante do Santos. O Corinthians investiu também na contratação de Ronaldo, que antes para muitos era uma jogada de marketing, acabou se tornando uma realidade, o Fenômeno já fez gols pelo Campeonato Paulista, inclusive dois na vitória contra o Atlético Paranaense, pela Copa do Brasil.É por essa e outras coisas que acredito que o Timão é um dos favoritos ao título.

CORITIBA: Esse é um ano muito importante para o torcedor Coxa Branca: o Coritiba completa em 2009 cem anos de fundação. Mas, infelizmente o Coxa fez não fez um bom Campeonato Paranaense, acabou vendo o título ir para o rival Atlético Paranaense. Por conta disso, o treinador Ivo Wortman foi demitido e em seu lugar entrou René Simões, que fez um belo trabalho no Coxa quando foi campeão da Série B em 2007. O Coxa via bem na Copa do Brasil e vai disputar as quartas-de-final, o destaque do alvivierde do Paraná é o atacante Marcelinho Paraíba (ex-Flamengo). Chances de título pro Coritiba são praticamente nulas, mas tem boas chances de ficar com uma das vagas para a Copa Sul-Americana.

CRUZEIRO: A Raposa tem uma das melhores equipes do Brasil, em Minas Gerais a soberania azul é absoluta. Outra vez garantiu o título estadual no primeiro jogo da final ao vencer o Atlético Mineiro por 5X0. É a continuidade do excelente trabalho que o técnico Adilson Batista vem fazendo desde 2008. Na Liberadores, o Cruzeiro vai bem, está nas oitavas-de-final. Os destaques do time celeste são o meia Ramires, o goleiro Fábio e o atacante Kleber, que mesmo desleal às vezes, ele marca belos gols. O Cruzeiro é um dos favoritos ao título brasileiro.

FLAMENGO: O Flamengo, a exemplo do Cruzeiro tem a hegemonia no seu estado, o Rio de Janeiro, acabou de conquistar o eu “penta tri-campeonato Carioca”. Mas o time do Flamengo ainda precisa de cuidados. Os alicerces da equipe são os dois laterais: Léo Moura e Juan, são esses dois que municiam o ataque rubro-negro. E por falar em ataque, o Fla ainda não tem “ataque”, a maioria dos gols do Flamengo marcados no Carioca e na Copa do Brasil é de autoria de não-atacantes. O Emerson até vem dando uma melhorada no ataque rubro-negro, mas para o torcedor, a esperança pode ser Adriano para esse Brasileiro. O Flamengo não tem um time que é lá essas maravihas, mas tem boas chances de brigar por vaga na Libertadores ou uma Sul-Americana.

FLUMINENSE: O Flu já está com um patrocinador há mais de 10 anos, que ajuda a contratar jogadores. Nesse tempo de patrocínio, o Fluminense ganhou apenas a Série C em 1999 e dois Cariocas, em 2002 e 2005, sendo que o Fluminense só foi campeão com poucas estrelas nesses 11 anos de patrocínio. Agora, o tricolor das Laranjeiras aposta em Fred, que vem dando certo e Carlos Alberto Parreira como treinador. O time não foi bem no Carioca, mesmo tendo Fred no ataque e fazendo gols no Estadual. Mas na Copa do Brasil, o time tem chances de avançar para as quartas-de-final da competição. O Fluminense tem boas chances de terminar numa Sul-Americana.

GOIÁS: Os esmeraldinos são os campeões goianos de 2009 e contam com uma equipe de jogadores experientes, sendo comandados por Hélio dos Anjos. O destaque do Goiás é o atacante Iarley, que fez muito sucesso no Internacional e vem se saindo muito bem desde o ano passado no time do Centro-Oeste. Embora os goianos tenham sido campeões estaduais e estejam fazendo uma boa campanha na Copa do Brasil, eu não levo muita fé neles, eles não vão cair, mas não conseguirão vaga para qualquer competição continental.

GRÊMIO: O torcedor gremista pode sentir uma grande raiva dele, mas foi por causa de Celso Roth, o ex-treinador, que o Grêmio tem uma boa equipe, que foi vice-campeão brasileiro de 2008. O Grêmio sucumbiu no Campeonato Gaúcho diante seu grande rival, o Inter, mas faz um belo papel na Taça Libertadores da América. Os destaques do tricolor são o goleiro Vítor,o lateral Ruy, o meia Souza e o atacante Máxi Lopez. No momento o Grêmio é comandado pelo treinador interino, mas ainda nesse mês o time será comandado por Paulo Autuori, que pode ser uma boa coisa para os tricolores. O Grêmio poderá entrar na briga pelo título Brasileiro também.

INTERNACIONAL: O Internacional, a exemplo do Coritiba completa 100 anos de fundação. Mas diferente de seu co-irmão paranaense, o Inter tem uma equipe bem mais forte e mais bem estruturada. Os colorados conquistaram o bi-campeonato gaúcho após golear por 8X1 o Caxias. Como o time colorado completa 100 anos, a obrigação é conquistar o título brasileiro, que não conquista há 30 anos. O maior destaque do Internacional é o atacante Nilmar e também conta com o jovem atacante Taison. O colorado vem fazendo uma ótima Copa do Brasil e tem grandes chances de conquistar o título brasileiro desse ano.

NÁUTICO: O Timbu, comandado por Waldemar Lemos, vem sendo ofuscado pelo rival Sport, que foi tetra-campeão. O destaque do time é o meia Felipe. Mas o alvirubro de Recife tem chances de cair para a Série B do Brasileiro. Em dois anos que disputa a Série A, o Timbu escapou do rebaixamento nas últimas rodadas do Campeonato.

PALMEIRAS: O Verdão de Vanderlei Luxemburgo, tem uma equipe jovem, que quer mostrar o seu valor, por isso vem fazendo uma campanha razoável na Libertadores da América, quase ficando de fora na primeira fase. O time tem bons jogadores como o veterano goleiro Marcos, o zagueiro Marcão, os meias Cleiton Xavier e Diego Souza e a principal estrela do time:o atacante Keirrison. O Palmeiras ainda assim fica um patamar abaixo dos favoritos ao título, pode conseguir uma vaga na Libertadores.

SANTO ANDRÉ: O Ramalhão foi terceiro lugar na Série B de 2008 e depois de 25 anos está de volta à Série A do Brasileiro. O time tem como grande estrela o meia Marcelinho Carioca, além de contar com Fernando, que tem 42 anos de idade. Mesmo com tantos jogadores experientes em seu elenco, acredito que o Santo André acabará rebaixado para a Série B outra vez.

SANTOS: O Santos surpreendeu no Campeonato Paulista e acabou com o vice-campeonato. O Peixe conta com um treinador jovem e competente, que é o Vagner Mancini, que foi campeão da Copa do Brasil em 2005 pelo Paulista. O time do Santos conta em seu elenco jovens valores como Neymar e jogadores mais experientes como Kleber Pereira, lembrando um pouco o Santos de Diego e Robinho, campeão Brasileiro de 2002. O Santos tem chances de ficar com uma das vagas para a Sul-Americana.

SÃO PAULO: O hexa-campeão brasileiro perdeu Rogério Ceni ainda no meio do Campeonato Paulista, com isso, o time perdeu o cérebro. No início do ano, o clube investiu em várias contratações, mas poucas vingaram. Os destaques da equipe são o meia Hernanes, o atacante Dagoberto e o zagueiro André Dias. O tricolor paulista vem mais enfraquecido para esse Brasileiro, pode brigar por vaga na Libertadores da América. Mas do São Paulo espera-se tudo.

SPORT RECIFE: É a grande sensação do futebol brasileiro desde que foi campeão da Copa do Brasil 2008. O Leão do Norte consolidou a sua soberania em Pernambuco após conquistar o tetra pernambucano. O time foi uma grande surpresa na Taça Libertadores, em sua segunda participação no torneio continental, avançou pela primeira vez para as oitavas-de-final da competição. Se o técnico Nelsinho Baptista conseguir segurar seus jogadores, o Sport pode até conseguir ir para a Libertadores pela terceira vez na história.

VITÓRIA: O Leão da Barra manda na Bahia, todo mundo sabe. Mas no Brasileiro tenho minhas dúvidas, mesmo fazendo boa campanha na Copa do Brasil. O Vitória treinado por Carpegiani, técnico experiente, pode dar um gás nesse time. Mas não acredito que eles farão uma boa campanha nesse Brasileiro. Podem até ficar na chamada “zona da pasmaceira”.


CAMPEÕES BRASILEIROS
1971 Atlético Mineiro
1972 Palmeiras
1973 Palmeiras
1974 Vasco
1975 Internacional
1976 Internacional
1977 São Paulo
1978 Guarani
1979 Internacional
1980 Flamengo
1981 Grêmio
1982 Flamengo
1983 Flamengo
1984 Fluminense
1985 Coritiba
1986 São Paulo
1987 Sport Recife
1988 Bahia
1989 Vasco
1990 Corinthians
1991 São Paulo
1992 Flamengo
1993 Palmeiras
1994 Palmeiras
1995 Botafogo
1996 Grêmio
1997 Vasco
1998 Corinthians
1999 Corinthians
2000 Vasco
2001 Atlético Paranaense
2002 Santos
2003 Cruzeiro
2004 Santos
2005 Corinthians
2006 São Paulo
2007 São Paulo
2008 São Paulo

6 comentários:

Linkin Leo disse...

De fato sua analise está em coerencia com a maioria feita pelos comentaristas, especialistas da bola e tal. e realmente o botafogo não tem um time pra pensar em voos mais altos, mas eu arrisco ainda em dizer que pode tentar sim brigar por uma vaga na libertadores.

Blu disse...

Acho qualquer previsão futebolística uma total piada. De fato tem times que podemos considerar como mais fortes ou arrumados, mas nem de longe futebol é algo lógico e exato.

Todos tem a mesma chance de ser campeão e de cair, já que cada um disputará 38 jogos.

Abraço!

.Macarenna disse...

é é vamos esperar pelo jogos neeh!
mais aposto no meu fogãoo !

beeijos

Jessica Corais disse...

Sem o Vasco, a Serie A perde 90% do seu brilho.kkkkkkk. Brincadeira. Esse ano as coisas estão muito niveladas, nesse momento apostaria no Inter.

Abraços

Uelton Gomes disse...

Será um campeonato muito equilibrado

Abraços

Anônimo disse...

este ano a série A promete, uma vez que temos times bem qualificados.



abraço.