Blogosfera na África 2010: Grupo E-Japão

on


Agora o nosso quadro vai ao outro lado do mundo, à terra dos samurais, dos animes, da tecnologia. Contaremos a história da seleção japonesa em Copas do Mundo.

O futebol é um esporte bastante popular no Japão, adorado por sua população, principalmente após a chegada de jogadores brasileiros à terra do sol nascente no início dos anos 90 como: Zico, Alcindo, Bismarck... A invasão brasileira ajudou bastante no crescimento do futebol do país e ainda ajudou na criação da J-League, o campeonato nacional de futebol e seus clubes como nomes exóticos como: Kashima Antlers, Verdy Kawazaki, Cerezo Osaka, Yokohama Marinos...entre outros. Com o crescimento do campeonato local, a seleção nacional também passou a ficar mais forte, ganhando a Copa da Ásia de 1992.

A primeira participação japonesa em Copas se deu apenas em 1998, na França. Eles ficaram no Grupo H com Argentina, Jamaica e Croácia. A campanha dos "samurais azuis" foi um fracasso, perderam todas as três partidas da fase de grupos. Eles foram derrotados pelos argentinos por 1X0, pelos croatas tb pelo placas mínimo e ainda pela Jamaica por 2X1.Terminando a primeira fase em último lugar do grupo com zero ponto.

Em 2002 o Japão sediou a Copa do Mundo em conjunto com a Coreia do Sul. A promessa era fazer uma boa campanha para esquecer o vexame de 98. Novamente ficaram no Grupo H e enfrentariam a Bélgica, a Rússia e a Tunísia. O grupo era quase o mesmo do Mundial da França. Mas o treinador era o francês Philip Troussier. Comandados pelo excelente batedor de faltas Nakamura (foto), os japoneses empataram com os belgas na estreia por 2X2. No segundo jogo, venceram os russos por 1X0. E no último jogo da fase de grupos, derrotaram os tunisianos por 2X0. O Japão terminou em primeiro lugar do grupo, passando para as oitavas de final. Na segunda fase, foram derrotados por apenas 1X0 pela Turquia e foram eliminados.

No Mundial de 2006, na Alemanha, ficaram no Grupo F com Brasil, Croácia e Austrália. Eles estrearam perdendo para a Austrália por 3X1.No jogo posterior, ficaram em um empate sem gols com a Croácia. Fechando a fase de grupos, foram goleados pela seleção brasileira por 4X1 e saíram da Copa na primeira fase.

Clique aqui e confira a campanha pré-Copa do Japão pelo blog "Futebol Música Etc"

Confira agora o vídeo da derrota do Japão para a Turquia por 1X0 na Copa de 2002

Um comentário:

Carol Sakurá disse...

Desejo que o Japão faça uma ótima campanha.
Sabe como é...rs
Tenho uma quedinha!
Abs!