Blogosfera na África 2010: Grupo E-Holanda

on


O Blogosfera na África passou da metade das seleções participantes e hoje contará a história de uma das seleções mais queridas em tempos de Copa: a seleção da Holanda.

Os holandeses partiparam pela primeira vez em Copas do Mundo em 1934, na Itália. Eles não foram muito bem, sendo eliminados na primeira fase e terminando em décimo primeiro lugar. Em 1938 participaram novamente do Mundial, mas fizeram uma campanha ainda pior que a anterior, terminando na décima quarta posição.

A Holanda ficou durante mais de 20 anos sem participar de uma Copa do Mundo, entre 1950 e 1970. Mas foi na primeira metade dos anos 70 que a história do futebol holandês começou a mudar.

A seleção holandesa voltou a jogar uma Copa em 1974, na Alemanha e estava uulizando um esquema que estaca modificando a forma de se jogar futebol: era o chamado "Futebol Total", um esquema onde todos os jogadores atacavam e defendiam em bloco. Essa tática foi criada pelo treinador Rinnus Michels, que havia sido campeão europeu com o Ajax por três anos seguidos: 1971, 1972 e 1973.

A seleção de 74 teve como grande líder Johan Cuyff (foto), jogador muito
habilidoso e homem de confiança de Michells. Além dele a Holanda tinha Jongbloed, Rep, Nanninga e outros. A maneira como os holandeses jogavam lhes rendeu o apelido de "Laranja Mecânica".

A Holanda ficou no grupo C junto com Suécia, Bulgária e Uruguai. Os holandeses estrearam vencendo o Uruguai por 2X0. Contra os suecos eles não saíram de um empate sem gols. No último jogo da primeira fase, a Laranja Mecânica goleou a fraca seleção búlgara por 4X1 e se garantiu na primeira colocação da chave.

Os holandeses ficaram no Grupo 1 da Segunda Fase com Brasil, Argentina e Alemanha Oriental. Os argentinos foram as primeiras vítimas na segunda fase: foram goleados por 4X1, com dois gols de Cruyff. No jogo seguinte, foi a vez dos alemães orientais serem derrotado: 2X0 pros holandeses. E no último jogo da segunda fase, contra o Brasil, a Holanda passou pelos tri-campeões mundiais por 2X0 e se garantiram na final.

A final foi no Estádio Olimpico de Munique e o adversário era a Alemanha. Aos dois minutos, Cruyff foi derrubado na área e o árbitro marca pênalti. Neeskens cobrou a penalidade e abriu o placar para os holandeses. Aos 25, Breitner marcou o gol de empate para os alemães, também de penalidade máxima. Aos 45 da primeira etapa, Gerd Müller acabou com o sonho da Holanda de ser campeã mundial. Placar final: Alemanha 2X1 Holanda.

Quatro anos depois, a seleção era praticamente a mesma, só que sem Rinus Michels no comando técnico e sem a liderança de Cruyff. Na Argentina os holandeses ficaram no Grupo D junto com Peru, Escócia e Irã. A estreia não podia ter sido melhor, a Laranja Mecânica pegou os estreantes iranianos e os derrotou por 3X0, com três gols de Rensenbrink. No segundo jogo, empataram em 0X0 com o Peru. E na partida seguinte, foram derrotados pela Escócia. Mesmo assim, pasaram para a segunda fase em segundo lugar, com três pontos.

Na segunda fase ficaram no Grupo 1 com Itália, Alemanha e Áustria. Novamente os holandeses tiveram uma estreia fantástica. Golearam a fraca seleção austríaca por 5X1. Em seguida, ficaram no empate com a Alemanha por 2X2. No último jogo da segunda fase, derrotaram os italianos por 2X1 e se garantiram na segunda final em Copas.

Na grande final eles enfrentaram os anfitriões argentinos no Estádio Monumental de Nuñez em Buenos Aires. Mario Kempes abriu o placar para os sul americanos aos 38 do primeiro tempo. Porrtvielt empatou o jogo apenas aos 37 do segundo tempo, forçando uma prorrogação. No empo extra Kempes marcou no primeiro minuto do segundo tempo e no último minuto, Bertoni fechou a partida e a Holanda ficou com mais um vice.

Após ficarem ausentes das Copas de 1982 e 1986, a Holanda selou seu retorno aos Mundiais em 1990, na Itália. Obviamente com uma nova geração, que havia sido campeã da Eurocopa de 1988. Esse grupo de jogadores tinha craques como: Marco Van Basten (foto), Ruud Gullit, Frank Rijkaard, Ed de Goej, Overmars e outros. Na Copa da Itália em 90, os holandeses não passaram das oitavas de final. Já na Copa dos Estados Unidos em 1994, caíram nas quartas de final diante do Brasil por 3X2, ficando em sétimo lugar. Em 1998, na França, com alguns jogadores novos como Patrick Kluivert, os holandeses ficaram na quarta posição.

A Holanda ficou de fora da Copa do Mundo de 2002, mas em 2006, na Alemanha novamente entraram com uma geração formada por novos jogadores como Heitinga. A Laranja Mecânica foi eliminada nas oitavas de final numa partida bastante tumultuada com os portugueses onde tiveram mais de 15 cartões anotados, um recorde e ainda foram derrotados por 1X0.


Confira agora o vídeo da final da Copa de 1974 entre Alemanha X Holanda



Um comentário:

Impasse Livre disse...

corrida sem graça essa de monaco...quem faz pole em 80% das vezes ganha. e o campeonato, pra mim, já tem dono, alguém da red bulll.abs, apareça por lá tb....leandro