Blogosfera na África 2010:Grupo D-Gana

on

Mais uma seleção africana aparece em nosso quadro, o Blogosfera na África 2010. Agora falaremos um pouco da história da seleção de Gana, uma das potências do continente negro.

O país tornou-se independente da Inglaterra em 1957 e logo começou a mostrar a sua força no futebol local, especialmente conquistando a Copa Africana de Nações por quatro vezes (1963, 1965, 1978 e 1982).

Durante os anos 80 e 90, a seleção ganesa, mesmo sem conseguir vagas para a Copa do Mundo, ela conseguia destaque nos Mundiais das cartegorias de base, sempre revelando bons jogadores, principalmente para os clubes europeus. Um exemplo foi Abedi Pelé (foto), o grande nome da seleção de Gana nos anos 80 e 90 e fazia muito sucesso na Europa. Gana foi vice-campeã mundial sub-20 duas vezes. Em 1993, quando perdeu para o Brasil e em 2001, derrotada pela Argentina.

Apesar de anos comprovando a sua força no continente africano e nos mundiais de base, Gana só conseguiu a vaga para a Copa do Mundo de 2006, na Alemanha. As "estrelas negras" ficaram no Grupo D ao lado de Itália, República Tcheca e Estados Unidos. Os ganeses foram derrotados pelos italianos por 2X0 na estreia. Eles se reagiram após vencerem os tchecos por 2X0. Para fechar a primeira fase, se classificaram em segundo lugar do grupo após derrotar os americanos por 2X1. Nas oitavas de final, enfrentaram o Brasil e foram eliminados por 3X0.


Confira agora os gols de Gana sobre a República Tcheca na vitória por 2X0 na Copa de 2006

2 comentários:

Impasse Livre disse...

fala Leó, beleza? Gana, vai dar trabalho , mas Costa do marfim é melhor...olho vivo com os africanos, dessa vez vem pra levar o caneco...abs, aparece por lá...Leandro

Carol Sakurá disse...

Olá,Leo!
Assim como o Leo do Impasse eu tambpém acredito mais na Coute d'ivoire.
srsrrs
Obrigada pela força nos momentos dificieis que passei.
Há um bálsamo em Gileade!
Bjs!