MANO, MURICY OU SURPRESA?

on

O presidente da CBF Ricardo Teixeira avisou que irá anunciar hoje o nome do novo técnico da Seleção Brasileira. Dois nomes são muito fortes: Mano Menezes, técnico do Corinthians e Muricy Ramalho, técnico do Fluminense.

Mano Menezes tem uma trajetória de pouco mais de cinco anos como treinador. ele surgiu no cenário nacional treinando o 15 de Novembro de Campo Bom em 2004, quando chegou às semifinais da Copa do Brasil eliminando o Vasco e também foi vice-campeão gaúcho em 2005, perdendo para o Internacional. Em 2005 ele comandou o Grêmio no título da Série B.

No ano seguinte, levou o tricolor gaúcho para a Taça Libertadores. Em 2007, foi vice-campeão da Libertadores, perdendo o título para o Boca Juniors. Ele está no Corinthians desde 2008, quando participou da campanha da Série B, conquistou o Campeonato Paulista de 2009 e a Copa do Brasil no mesmo ano. Agora o Timão está nas primeiras posições do Campeonato Brasileiro.

Muricy também tem um bom currículo: ele fora jogador do São Paulo nos anos 70, onde foi Campeão Brasileiro de 1977. Como treinador, passou por Náutico, onde foi Campeão Pernambucano em 2001. Mas ele se consagrou mesmo no Internacional onde foi vice-campeão brasileiro de 2005. Em 2006 foi contratado pelo São Paulo onde foi tri-campeão brasileiro entre 2006 e 2008. Em 2010, assinou contrato com o Fluminense e está neste momento na primeira posição da tabela.

Além desses dois nomes, correm por fora: Abel Braga, que está no Al-Jazeera, nos Emirados Árabes. O nome de Felipão, técnico do Palmeiras andou sendo especulado, mas em uma entrevista coletiva, ele desmentiu e pretende ficar no Palestra Itália até o fim do contrato. Ricardo Gomes, treinador do São Paulo, que treinou a Seleção Brasileira olímpica em 2004, mas não conseguiu levar o time a Atenas. Leonardo, ex-técnico do Milan, que é inexperiente. E um nome que me causou surpresa e espanto: Falcão, atualmente comentarista de televisão, o ex-jogador do Internacional e da Roma já comandou a seleção brasileira em 1991 e fracassou.

Agora é esperar e ver quem comandará a seleção pelos próximos quatro anos, pois o Brasil não disputará as Eliminatórias, pois é país sede da Copa de 2014. Mas disputará a Copa das Confederações, que será disputada aqui em território brasileiro em 2013 e a Copa América na Argentina, em 2011. A tarefa do novo treinador é fazer uma renovação no time brasileiro visando a Copa do Mundo que vem por aí. Boa sorte ao novo comandante.

Nenhum comentário: