Blogosfera na África 2010: Grupo B-Grécia

on


O quadro Blogosfera na África irá contar a história da seleção da Grécia, que disputará a Copa do Mundo pela segunda vez em toda a sua história.

A Grécia não tem muita tradição futebolística, o futebol embora seja um esporte bastante popular no país com as equipes locais de vez em quando fazendo bons papéis nos campeonatos europeus de clubes, como AEK Atenas, Panathianikos e Olimpiakos. A seleção nacional só mostrou algum crescimento a partir dos anos noventa, quando se classificaram pela primeira vez a uma Copa do Mundo. Ficaram em primeiro lugar de seu grupo com oito jogos disputados, seis vitórias de dois empates, ficando a frente da Rússia.

Nos Estados Unidos em 1994, a seleção helênica caiu no Grupo D com Argentina, Nigéria e Bulgária. Acreditava-se que os gregos seriam uma das surpresas do Mundial, mas o que se viu foi um futebol pequeno e com a Grécia se despedindo da Copa na primeira fase em último lugar na chave, sem marcar um ponto e sem fazer gols. A Grécia estreou contra a Argentina e foi engolida por sonoros 4X0, com direito a show de Maradona. Contra a Bulgária, mais um 4X0 na conta da seleção helênica. E pra fechar o caixão, perderam para a Nigéria por 2X0.

A participação grega na Copa de 94 deixou uma péssima impressão até que o tempo se encarregaria de mudar isso. A Grécia disputou a Eurocopa de 2004, realizada em Portugal. Ninguém dava nada por eles até a chegada à final, onde enfrentaram os anfitriões. Com um gol de Agnelos Charisteas (foto), a Grécia surpreendeu o mundo e conquistou o seu título mais importante de sua história.

Clique aqui e veja a campanha pré-Copa da Grécia pelo blog "Futebol Música Etc"

Confira a estreia da Grécia na Copa do Mundo de 1994, quando foram goleados pela Argentina por 4X0.


Nenhum comentário: