Blogosfera na África 2010: Grupo C-Inglaterra

on


O Blogosfera na África 2010 chegou ao Grupo C. Agora contaremos um pouco da história da seleção inglesa em Copas do Mundo, que estará em uma Copa pela décima terceira vez e, que na minha opinião é uma das favoritas ao título esse ano.

O "English Team" não dava muita importância para a Copa do Mundo até 1950, quando se classificou pela primeira vez. Os inventores do futebol no entanto foram alvo da primeira grande surpresa em Mundiais. Em Belo Horizonte, no Estádio Independência, os ingleses foram derrotados por 1X0 para os Estados Unidos. A surpresa foi tanta que quando o telegrama chegou para a imprensa inglesa, acharam que o telégrafo havia errado e que deveria estar escrito Estados Unidos 1X10 Inglaterra. Mas a aventura dos ingleses em terras brasileiras durou pouco, foram eliminados na primeira fase, ficando em oitavo lugar.

Na Copa seguinte, em 1954, na Suíça, a Inglaterra conseguiu ir um pouco mais longe, chegaram às quartas de final, sendo eliminados pelo Uruguai por 4X2. Em 1958, pegaram um grupo com Brasil, Áustria e União Soviética, ficaram pelo caminho ainda na primeira fase, ficando com a décima primeira posição. Quatro anos depois, no Chile, os ingleses outra vez passaram para as quartas de final, ficaram com o oitavo lugar.

As coisas mudariam em 1966, quando a Inglaterra abrigou a Copa do Mundo. Os anfitriões ficaram no Grupo 1 com Uruguai, México e França. A estreia inglesa não foi muito animadora, ficaram apenas num empate sem gols com os uruguaios. Na segunda partida, a seleção inglesa desencantou e venceu os fracos mexicanos por 2X0. Na última partida da primeira fase, um clássico entre Inglaterra e França, vencido pelo país do Big Ben por 2Xo e assegurando a liderança de sua chave.

Na segunda fase eles enfrentaram a Argentina, foi uma partida bastante polêmica inclusive com desentendimento entre o árbitro e o jogador argentino Rattin, que foi expulso por que não entendia o que o juiz alemão falava. Foi por causa desse episódio a FIFA resolveu cirar os cartões amarelo e vermelho. Apesar dos problemas os ingleses venceram por 1X0.

Nas semifinais a Inglaterra enfrentou a grande seleção portuguesa de Eusébio, considerado um dos maiores jogadores do mundo na época. Com dois gols de Bobby Charlton (foto) e um gol de honra de Eusébio, os ingleses passaram para a final da Copa do Mundo. Dia 30 de julho de 1966, estádio Wembley, cidade de Londres. O mundo estava atento à grande final entre ingleses e alemães. Foi uma partida muito disputada, chegando até a haver prorrogação e um gol polêmico de Hurst, que passou antes da linha, mas o árbitro validou. Hurst marcou três dos quatro gols da Inglaterra na final e os ingleses saíram com o título mundial após derrotarem a Alemanha por 4X2.

Em 1970, no México, eles chegaram ao país da América do Norte com o intuito de tentar o bi-campeonato. Pegaram o chamado "grupo da morte" com Brasil, Tchecoeslováquia e Romênia. O fato mais marcante da seleção inglesa na Copa de 70 foi a defesa do goleiro Gordon Banks (foto) de uma cabeçada certeira de Pelé, essa defesa ficou conhecida como a "defesa do século". Apesar da derrota para os brasileiros por 1X0, a Inglaterra passou para a segunda fase. Mas tiveram que enfrentar a Alemanha e sem Banks, que havia passado mal. Eles perderam por 3X2 de virada e saíram do Mundial.


Após ficarem de fora em 1974 e 1978, a Inglaterra retornaria em 1982, na Espanha e ficaram pelo caminho na segunda fase, ficando com a sexta colocação. Em 1986 no México o
utra vez, o time que disputou aquela Copa entrou para a história dos Mundiais. Numa partida contra a Argentina, eles viram o endiabrado Maradona driblar todo o time inglês e marcar um dos gols mais bonitos da história. No mesmo jogo, Maradona fez o polêmico gol da "mão de Deus". Após essa partida a Inglaterra arrumou as malas e ficou em sexto lugar. Apesar da eliminação, tiveram o artilheiro da Copa, Gary Lineker (foto), com seis gols. Em 1990, na Itália o "English Team" fez a melhor campanha desde 1966. Eles ficaram com o quarto lugar, perdendo a decisão do terceiro lugar para a Itála.

Novamente a Inglaterra fica fora de um Mundial, desta vez de 1994, nos Estados Unidos. Em 1998 na França eles retornam com uma geração toda renovada com jovens talentos como DAvid Beckham, Alan Shearer, e o "garoto de ouro" Michael Owen (foto). A seleção inglesa mostrou mesmo que o menino de 18 anos tinha talento, eles terminaram a primeira fase em segundo lugar do grupo que teve Colômbia, Romênia e Tunísia, mas foram eliminados nas oitavas de final pela Argentina nos pênaltis, ficando em nono.

Em 2002 no Japão e na Coreia, pegaram novamente a Argentina, desta vez na fase de grupos. Os ingleses ficaram com a segunda posição do grupo, atrás da Suécia e tendo os argentinos e a Nigéria eliminados. Nas oitavas, passaram pela Dinamarca por 3X0, mas nas quartas caíram diante do Brasil por 2X1 de virada e terminando em sexto lugar. Em 2006 na Alemanha, os ingleses foram eliminados nos pênaltis por Portugal nas quartas de final, ficando com o sétimo lugar.

Clique aqui e confira a campanha inglesa para a Copa do Mundo 2010 pelo blog Futebol Música Etc

Veja agora a decisão entre Inglaterra X Alemanha em 1966 quando os ingleses levaram seu primeiro mundial


Nenhum comentário: