Blogosfera na África 2010: Grupo C-Argélia

on


O Blogosfera na África 2010 volta ao continente africano e conta a história da seleção argelina de futebol, que disputará a sua terceira Copa do Mundo na história.

Até 1962 a Argélia era um território no norte da África que pertencia à França, tanto que um dos maiores jogadores da história da seleção francesa, Just Fontaine, é argelino de nascimento.

A primeira vez que a Argélia participou de uma Copa do Mundo foi em 1982, na Espanha. As "Raposas do Deserto" entraram para o Grupo B com Alemanha, Áustria e Chile. Na estreia os argelinos assombraram o mundo ao derrotarem a Alemanha por 2X1, proporcionando uma das maiores surpresas da história dos Mundiais.

Na segunda rodada, a Áustria os derrotou por 2X0. Mas na terceira partida da primeira fase, não dependiam apenas de si mesmos. Eles venceram o Chile por 3X2, mas precisavam de uma derrota a Alemanha para passar para as oitavas. Mas alemães e austríacos fizeram apenas um "jogo de compadres", a Alemanha venceu por 1X0, resultado que também beneficiou a Áustria e eliminou os argelinos.

Quatro anos depois, estavam de volta, desta vez a Copa do Mundo foi no México. Ficaram no Grupo D ao lado de Brasil, Espanha e Irlanda do Norte. Eles estrearam contra os norte irlandeses e arracaram um empate de 1X1. No segundo jogo, eles enfrentaram os brasileiros e perderam por 1X0, com um gol de Careca. Na terceira partida, foram goleados pelos espanhóis por 3X0. Não foi desta vez que a Argélia passou de fase em Mundiais.

Em 1990 eles sediaram a Copa Africana de Nações e foram campeões da competição continental. Apesar do título, a seleção não conseguia se classificar para a Copa do Mundo. Feito conseguido apenas nas Eliminatórias para a Copa de 2010, quando precisou de um jogo extra contra o Egito para conseguir a vaga.


Confira agora o vídeo da vitória da Argélia sobre a Alemanha por 2X1 na Copa do Mundo de 1982.

Nenhum comentário: