Blogosfera na África 2010: Grupo C-Estados Unidos

on


Todo mundo sabe que o futebol não é o esporte que figura entre os mais populares entre os norte-americanos. Mas a história dos Estados Unidos em Copas do Mundo é muito rica, sobretudo nos últimos anos, quando o futebol começou a crescer.


A primeira participação do país da Estátua da Liberdade em Copas do Mundo foi em 1930, no Uruguai. Os Estados Unidos ficaram no Grupo 4 com Paraguai e Bélgica. Na estreia, os americanos venceram os belgas por 3X0. No jogo seguinte, mais um 3X0, desta vez em cima do Paraguai e a garantia do primeiro lugar da chave e a classificação para a fase seguinte.Nas semifinais, foram goleados pela Argentina por 6X1. Terminaram a primeira Copa do Mundo com a terceira colocação, a frente da Iugoslávia, foi a melhor campanha do time do Tio Sam em Mundiais.


Na Copa seguinte em 1934, na Itália, o sistema desde o início era eliminatório. Os EUA jogaram contra a Itália e acabaram sendo derrotados por 7X1 e voltaram para casa apenas com o 16º lugar. A seleção americana não participou da Copa de 1938, na França.

Em 1950 a Copa do Mundo foi disputada aqui no Brasil e os Estados Unidos estiveram presentes e escreveram mais uma página na história dos Mundiais. Eles ficaram no Grupo 2 com Espanha, Inglaterra e Chile. Na estreia, perderam para os espanhóis por 3X1. Mas foi na segunda partida da primeira fase que eles fariam história. Os americanos enfrentaram a Inglaterra no Estádio Independência, em Belo Horizonte, no dia 29 de junho. Para o espanto de todos, a seleção norte-americana derotou os inventores do futebol pelo placar de 1X0, com um gol marcado pelo haitiano Joe Gaetjens (foto). Foi considerada a primeira grande zebra da história das Copas do Mundo. Apesar do grande resultado, a seleção americana perdeu para o Chile por 5X2 e foram eliminados ainda na fase de grupos.

Após a Copa de 50, os Estados Unidos ficaram por muito tempo sem ir à Copa do Mundo, precisamente 40 anos, entre 1950 e 1990. Eles sempre eram eliminados nas preliminares das eliminatórias da CONCACAF.

Em 1990, o time as estrelas e listras voltaram a figurar entre as seleções classificadas para a Copa. Ficaram no Grupo A junto com a anfitriã Itália, Tchecoeslováquia, além da Áustria. Eles perderam todos os três jogos e ficaram com o 22º lugar. O futebol na época ainda era um esporte bastante amador, para se ter uma ideia, os jogadores da seleção não tinham clubes, alguns jogavam nas universidades.

Chegou a Copa do Mundo de 1994 e os Estados Unidos foram escolhidos como sede. Para não fazerem feio como nas edições anteriores, foi feito um programa todo especial para o desenvolvimento do esporte e também para o aumento da popularidade, já que boa parte da população não tinha a menor ideia de como o futebol é jogado. A seleção norte americana levou para o Mundial um grupo de jovens jogadores talentosos como Alexis Lalas (foto), Marcelo Balboa, Tony Meola, Eric Wynalda, entre outros. Os Estados Unidos ficaram no Grupo A com Colômbia, Suíça e Romênia. Na estreia eles enfrentaram a Suíça e ficaram no empate em 1X1. No segundo jogo, venceram a Colômbia por 2X1, eliminando os colombianos ainda na primeira fase. E na terceira partida, perderam para a Romênia por 1X0. Mesmo assim, se classificaram para as oitavas de final como melhor terceira colocada. Na segunda fase, no dia 4 de julho, dia da Independência dos EUA, eles foram eliminados pelo Brasil pelo placar de 1X0.


Após a Copa de 94, de fato o futebol se desenvolveu bastante no país. Em 1995 foi criada a MLS (Major League Soccer), a liga americana de futebol. Craques eram contratados a peso de ouro pelas equipes, repetindo o fenômeno causado por Pelé e New York Cosmos nos anos 70. Com o desenvolvimento do futebol local, obviamente a seleção crescia e conquistava títulos continentais.

Em 1998, na França, eles estavam de volta, pegaram um grupo formado por Alemanha, Iugoslávia e Irã, seu inimigo político. Parece que o futebol dos yankees e repetiu os fracassos de edições anteriores, perdendo todos os três jogos da primeira fase. A derrota mais marcante foi para o Irã por 2X1.Os americanos terminaram a Copa de 98 em 32º lugar, sua pior campanha. Em 2002 na Coreia e no Japão, ficaram no grupo com Portugal, Polônia e Coreia. De fato os gringos foram uma das surpresas daquela Copa, passaram de fase em segundo lugar no grupo e conseguiram chegar até as quartas de final, perdendo para a Alemanha e ficando em quinto lugar. Em 2006 ficaram no grupo E com Itália, República Tcheca e Gana. Conseguiam apenas um ponto e saíram na primeira fase.


Confira agora um trecho com o gol da seleção dos Estados Unidos sobre a Inglaterra na Copa do Mundo de 1950

Um comentário:

Impasse Livre disse...

torcerei pelos Euia, depois do Brasil, safinal a camisa lembra oa do Vasco! tava sumido , mas novo blog, layout e url e rádio...apareça por lá, não suma! abs, Leandro