Blogosfera na África 2010:Grupo B- Coreia do Sul

on


Continuamos no Grupo B e agora falaremos de um representante asiático da Copa de 2010: a Coreia do Sul, cuja seleção também é conhecida como os "Tigres Asiáticos."

A Coreia não foi o primeiro país da Ásia a disputar a Copa do Mundo, esta honra caba às Índias Holandesas, atual Indonésia, que disputou a Copa do Mundo de 1938. Os coreanos despontaram no cenário mundial após fazerem uma boa campanha nos Jogos Olímpicos de Londres em 1948. Mas a sua primeira participação em Copas foi em 1954, na Suíça. Em seu primeiro mundial, eles foram eliminados na primeira fase e terminaram na 16º e última posição.

Os asiáticos teriam que esperar mais um pouco para jogar mais uma Copa, embora eles tenham se classificado para a Copa da Inglaterra em 1966 e desistiram, dando de bandeja a vaga para a rival Coreia do Norte.

A Coreia do Sul só voltaria a jogar um Mundial em 1986, no México e acabaram repetindo o feito de serem eliminados na Primeira Fase, mas pelo menos arrancaram o seu primeiro ponto após empatarem com a Bulgária em 1X1. Em 1990, na Itália, o fracasso continuou, caindo na fase de grupos e terminando a Copa sem nenhum ponto em penúltimo lugar.

Em 1994, nos Estados Unidos, a Coreia teve um desempenho um pouco melhor, saíram na primeira fase, mas terminaram em terceiro no grupo, com dois pontos ganhos empatando com a Espanha em 2X2 e com a frágil Bolívia em 0X0. Em 1998 ficaram com apenas um ponto, outra vez a sina se ficar de fora na fase inicial da Copa.

A Coreia conseguiu junto com o Japão a oportunidade de sediar a Copa do Mundo de 2002. A torcida coreana (foto) fez uma enorme festa nos estádios. Um mar vermelho e gritos de De-Hay-Ni-Go, que siginifica "República da Coreia do Sul" em coreano ecoaram pela Coreia. O país co-anfitrião entrou no Grupo D com Estados Unidos, Portugal e Polônia. A seleção da Coreia estava sendo treinada pelo holandês Gus Hiddink, que foi terceiro lugar com a Holanda na Copa de 1998.

A campanha coreana na primeira fase foi irrepreensível. Estrearam com vitória sobre os poloneses por 2X0. Na segunda rodada, ficaram apenas no empate com os norte-americanos em 1X1. Para sacramentar a classificação para a segunda fase pela primeira vez, derrotaram Portugal por 1X0.

Nas oitavas de final eles enfrentaram a Itália, e com alguma ajuda muito suspeita, venceram de virada por 2X1. Nas quartas foi a vez da Espanha. Jogo complicado e novamente com a arbitragem cometendo erros um tanto bobos, a favor dos coreanos. No tempo normal, o jogo terminou em 0X0. Nos pênaltis, deu Coreia do Sul por 5X3. Nas semis, perderam para a Alemanha por 1X0, tendo que se contentar com a disputa pelo terceiro lugar. Acabaram ficando em quarto lugar após perderem para a Turquia por 3X2.

Em 2006,na Alemanha, eles tentaram repetir a boa campanha de 2002, mas acabaram ficando pelo caminho de novo na primeira fase, com uma vitória e um empate, ficando com o 17º lugar.


Confira agora a vitória da Coreia sobre a Itália por 2X1 na Copa do Mundo de 2002


Nenhum comentário: