Blogosfera na África 2010:Grupo B-Nigéria

on


Mais um novo post no nosso quadro Blogosfera na África 2010. E falaremos de mais uma seleção do Grupó B, que não nos traz boas recordações. Agora é a vez da Nigéria, que disputará o seu quarto mundial.

A Nigéria até os anos 60 pertencia à Inglaterra foi logo após a independência que o país começou a se tornar uma das forças do continente africano. Em 1966 chegou a conseguir uma das vagas para a Copa do Mundo, mas assim como a Etiópia, desistiu de disputar o torneio, deixando a Copa da Inglaterra sem representantes da África.


Os nigerianos só conseguiriam a sua primeira oportunidade de disputar uma Copa em 1994, no mesmo ano em que conquistariam no mês de Janeiro a Copa Africana de Nações pela primeira vez. Nos Estados Unidos a Nigéria entrou para o Grupo D formado por Argentina, Bulgária e a frágil seleção da Grécia. Era forte a possibilidade dos africanos caírem fora logo no início, mas a campanha na primeira fase assombrou todo mundo.

Pra começo de conversa, a Nigéria saiu vencedora em cima da Bulgária: 3X0. Na partida seguinte, contra a Argentina, perderam por 2X1, com um verdadeiro show dos argentinos. Na terceira e última partida da primeira fase, precisavam derrotar a Grécia e torcer para uma derrota dos argentinos para ficar com o primeiro lugar do grupo. Os nigerianos derrotaram os pobres gregos por 2Xo e beneficiados pela derrota da Argentina para a Bulgária por 2X0, terminaram como campeões do Grupo D, surpreendendo a todos. Nas oitavas de final, perderam de virada para a Itália por 2X1, chegando a levar a partida para a prorrogação.


Depois dessa odisseia pelos EUA em 1994, a Nigéria deixou de ser uma simples supresa, estava confirmado que era uma grande seleção e que podia muito mais. Eles foram campeões olímpicos em Atlanta em 1996 após eliminarem o Brasil nas semi-finais e derrotar a Argentina na final olímpica, o time comandado por Kanu (foto) tornou-se a primeira seleção africana a conquistar o ouro olímpico no futebol.

Em 1998, na França, a zebra verde e branca aprontou de novo. Caíram novamente no Grupo D com Paraguai, Espanha e Bulgária. A Nigéria passeou sobre a Espanha e venceu por 3X2. Na partida posterior, derrotaram a Bulgária por 1X0, com gol de Ikpeba. Mas na terceira partida, perderam para o Paraguai por 3X1. Mesmo assim garantiram o primeiro lugar do grupo. Na segunda fase, foram goleados pela Dinamarca por 4X1 e se despediram da Copa do Mundo.

Na Copa do Mundo de 2002, a expectativa já era grande e todos esperavam o que os "Super Águias" iam aprontar. Eles ficaram no Grupo F, o chamado "Grupo da Morte" com Inglaterra, Argentina e Suécia. Mas não obtiveram o mesmo sucesso dos dois mundiais anteriores e acabaram ficando de fora ainda na fase de grupos, um último lugar em sua chave, com apenas um ponto.

Clique aqui e veja a campanha pré-Copa da Nigéria no blog "Futebol Música Etc"

Confira agora a vitória da Nigéria sobre a Espanha por 3X2 na Copa de 1998


Nenhum comentário: