O MARTELO FOI BATIDO

on

Dois dias após a eleição no Clube dos 13 e ter seu candidato derrotado nas urnas, o Kleber Leite, Ricardo Teixeira, presidente da CBF resolveu dar um fim a um imbróglio que já dura quase 18 anos. O São Paulo irá receber a Taça das Bolinhas em reconhecimento por ter sido o primeiro penta-campeão brasileiro. Mas o que é essa tal Taça das Bolinhas?

A Taça das Bolinhas é um troféu que deveria ser entregue ao clube que conquistasse três vezes seguidas ou cinco vezes alternadas o título de campeão brasileiro.Após o título brasileiro do Flamengo de 1992, eles se entitularam penta campeões, mas segundo a entidade máxima do futebol, o rubro-negro havia conquistado apenas o seu quarto título nacional. Desde então se iniciou uma grande briga envolvendo o time da Gávea por causa da polêmica Copa União, torneio disputado em 1987 e conquistado pelo Flamengo, mas organizado pelo Clube dos 13, assim não teria o reconhecimento da CBF, que teve também o seu campeonato e o título ficou com o Sport. Bom essa história já estou cansado de contar.

Só que quinze anos depois do tetra ou penta do Flamengo, em 2007, o São Paulo conquistou o seu quinto título brasileiro e passou a exigir o direito de ter o famigerado troféu sob a condição de primeiro penta campeão brasileiro. Confusão armada. O Flamengo bradava aos quatro ventos que merecia a taça, que estava num cofre da agência da Caixa Econômica Federal, no Centro do Rio, enquanto os são paulinos por outro lado argumentavam que o Flamengo sequer foi à Libertadores em 1988, quanto mais ser campeão brasileiro de 1987.

Agora a tarde foi decidido que o São Paulo levará a Taça, que deve precisar de um lustro pra enfeitar a sala de troféus do clube do Morumbi. Nada mais justo, me perdoem os flamenguistas.

O argumento dado pelos torcedores do Flamengo e parte da imprensa é que a Copa União foi um campeonato que teve os clubes com as maiores torcidas do Brasil. Sim, é verdade, foi um campeonato formado com os fundadores do clube dos 13 e mais três clubes convidados, todos eles de torcidas grandes. Mas isso não quer dizer nada. Pra ser válido, tem que ter o aval da CBF.

O Campeonato Brasileiro verdadeiro daquele ano teve times mais fracos, diga-se de passagem, mas isso não tira a sua legitimidade. Independente que fosse o campeão da Copa União, seja o Flamengo, Internacional, Cruzeiro, Altético, Vasco ou Palmeiras, eles não teriam o reconhecimento da CBF como campeões. Pra que ficar dando murro em ponta de faca?

Agora, demorar quase vinte anos pra decidir que é o verdadeiro penta...dona CBF....brincadeira.

3 comentários:

Carol Sakurá disse...

O meu Tricolor é mara!srrsrssr
A casa caiu para os ururbus!
Bjs!

Michel Farias disse...

Para falar a verdade Léo, naquele ano de 87 não tinha que ter aval de CBF coisa nenhuma, ou vc eskeceu que ela não organizou nada? E os argumentos do Flamengo não foram esses que vc disse sobre times de maiores torcidas do Brasil, o Argumento foi é que está tudo assinado de papel timbrado por todos os presidentes dos clubes dos trezes que o FLamengo é o campeão inclusive do São Paulo e Sport que aceitaria se dividisse a taça. O que realmente aconteceu foi uma retaliação, isso pq a Patrícia e o Flamengo não apoiaram Kleber Leite e seu Ricardo Teixeira na votação para o clube dos 13.Vc não acha muito estranho depois de mais de 20 anos isso ser decidido de uma hora para outra, logo depois da eleição no clube dos 13?

Administração Leitura Esportiva disse...

Eu concordo que a taça deva pertencer ao São Paulo. Afinal, foram eles que conquistaram primeiro 5 campeonatos organizados pela CBF.

Só acho que a CBF (e seus cordeirinhos) não podem ser colocados acima do bem e do mau, como donos da verdade. Não podemos ignorar tudo o que aconteceu em 1987. Sendo assim, o bom senso diz que:

São Paulo, 6 conquistas. 6 torneios organizados pela CBF.

Flamengo, 6 conquistas. 5 organizados pela CBF e 1 pelo C13.

Sport, 1 conquista. Organizada pela CBF.

E fim de papo.